Dos grafitos à grande sala do risco do Mosteiro da Batalha
Abstract
Com este artigo pretendo dar a conhecer, de forma mais extensa, o vasto património disperso pelas paredes do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha, vulgarmente chamado de grafitos históricos. É examinada uma variedade de tipologias gravadas, incidindo nas que estão claramente associadas às traçarias, desenhos relacionados com a arquitectura. Esta análise permite uma nova reinterpretação dos espaços, usos e respectivas evoluções.
References (4)
- Capelas Imperfeitas, numa parede referente a uma sacristia, entre as capelas n.º 5 e 6. temáticas sacras apenas a Anunciação e o Calvário têm uma representatividade equiparável à dos santos mencionados."
- Saul António Gomes, "No limiar do templo: os imaginários do sagrado", In Lugares de oração no Mosteiro da Batalha, coord. Pedro Redol e Saul António Gomes, Lisboa, Direção-Geral do Património Cultural, 2015, p.34.
- Créditos da imagem: site Masterart.com, http://www.masterart.com/Follower-Martin-Schongauer- Breisach-1430-Colmar-1491-The-Crucifixion- PortalDefault.aspx?tabid=53&dealerID=5086&objectID=148319 , visitado em 10-12-2017.
- Créditos da imagem: Blogue Livro quadrado, no site http://livroquadrado.blogspot.pt/2014/10/os- olhos-abertos-de-cristo-crucificado.html , visitado em 10-12-2017.