In this article, it is stated that both in traditional clinical practice and as a methodological ... more In this article, it is stated that both in traditional clinical practice and as a methodological strategy in social research, the ultimate ambition of Lacanian psychoanalysis is to listen to the subject, suspending any ontological presuppositions prior to the very diction in which they are enunciated. The subject is strictly specified as supposed and coextensive with the utterance. Conceiving him as attached to a psychic duo modeled on anthropomorphic anatomical-physiological projections is a particular case and an ethnocentric and historically dated reduction of a more general structure, thus not restricted to such specifications.
Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, 2024
Resumo: O presente artigo visa explorar possíveis interlocuções entre a psicanálise de Jacques La... more Resumo: O presente artigo visa explorar possíveis interlocuções entre a psicanálise de Jacques Lacan e o denominado perspectivismo ameríndio, tal como proposto pela literatura etnológica. A argumentação se desdobra em três eixos: os fundamentos epistêmicos-metodológicos constituintes da noção ontológica de realidade/mundo; a concepção de corpo enquanto matriz perceptiva e identitária; as práticas em torno do relato do sonho. A discussão proporciona reflexões potencialmente profícuas para a reformulação dos fundamentos antropocêntricos da psicanálise e a ampliação do escopo de noções psicanalíticas referentes ao corpo e aos sonhos.
Resumo: O presente artigo visa evidenciar as influências epistemológicas e os problemas teóricos ... more Resumo: O presente artigo visa evidenciar as influências epistemológicas e os problemas teóricos que se articulam em torno da concepção do registro do real no ensino de Jacques Lacan, a qual é constantemente referida em relação à questão da transmissão da psicanálise. Argumenta-se que as influências de Hegel e de Koyré se mostram determinantes para uma concepção do real enquanto racional, e enquanto impossível, respectivamente, sendo amplamente empregadas pelo psicanalista para situar os impasses da transmissão da psicanálise, em estreita relação com um debate com a filosofia da ciência e com a epistemologia. Ressalta-se também o papel crucial atribuído à lógica e seu emprego por parte do psicanalista na busca por uma formalização do impasse constituinte do sujeito do inconsciente.
Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS, Jul 15, 2021
Resumo: O presente artigo perfaz a trajetória da noção de estrutura que atravessa o ensino de Jac... more Resumo: O presente artigo perfaz a trajetória da noção de estrutura que atravessa o ensino de Jacques Lacan, no intuito de ressaltar a especificidade de suas ocorrências, situar as problemáticas que permeiam suas variações, evidenciar suas implicações e indicar o horizonte derradeiro para o qual apontam. Propõe-se uma abordagem intrinsecamente coerente com a problemática a que se dedica, tomando a noção de estrutura como termo cuja consistência está atrelada à enunciação de um sujeito e articulada estruturalmente por um discurso, portanto, submetido à covariância e à retroação, permitindo especular sobre o sentido desta noção, mas também do ensino de que é tributária, a partir das hiâncias abertas por suas reformulações. Encontra-se que, para além de uma concepção formalista, a estrutura, no ápice de sua articulação topológica, ultrapassa o patamar ontológico e se enraíza na especificidade de uma abordagem da significância, explicitando a inextricabilidade entre ética e topologia subsumida no ato analítico.
Este artigo visa apresentar sucintamente os resultados de uma extensa investigação acerca do nó b... more Este artigo visa apresentar sucintamente os resultados de uma extensa investigação acerca do nó borromeano. Na contramão da ortodoxia lacaniana, apresenta uma articulação entre topologia das superfícies e dos nós, resgatando a noção de estrutura. Desta forma, opõe-se às leituras que cogitam: uma suposta clínica borromeana ou nodal como superação do paradigma estrutural; a declinação da investigação lógico-topológica em poesia; o sinthoma entendido como invenção singular, noção vaga e individualista, empregada como panaceia universal; a mostração topológica como espetáculo do manejo de cordas substancializadas. À diferença deste movimento hegemônico, caracterizado pelo emprego imaginário ou metapsicológico da topologia, o que se propõe é uma investigação das propriedades dos mergulhos do nó borromeano no toro triplo. Os resultados obtidos indicam que se trata de uma via profícua, até então inexplorada, a qual possibilita uma rearticulação de diversas problemáticas suscitadas por Lacan, fazendo surgir conjunções lógicas onde se encontravam somente disjunções exclusivas, tais como: topologia das superfícies e dos nós; o nó como escrita e como consistência tórica; estrutura trinitária e quaternária; relação simétrica e dissimétrica.
Resumo: O ensino de Lacan é caracterizado pelo recurso a diversos campos do saber, tais como a fi... more Resumo: O ensino de Lacan é caracterizado pelo recurso a diversos campos do saber, tais como a filosofia, a linguística e a lógica, em sua tentativa de estabelecer os fundamentos que poderiam sustentar a psicanálise como uma práxis e permitir sua constituição como um saber transmissível. A opção metodológica pelo recurso à formalização e, posteriormente, à topologia, configura um importante fator epistemológico que delimita o campo de investigação próprio da psicanálise lacaniana. A discussão acerca do estatuto da formalização e do emprego da topologia na psicanálise remete às questões da concepção de modelo e da metalinguagem em oposição à noção de estrutura, da suposta incompatibilidade entre formalismo e corporeidade, da temporalidade do ato analítico e da relação entre topologia e ética na direção do tratamento.
Jacques Lacan resgata o conceito de identificação desenvolvido por Sigmund Freud, reelaborando-o ... more Jacques Lacan resgata o conceito de identificação desenvolvido por Sigmund Freud, reelaborando-o exaustivamente ao longo de seu ensino a partir de referências aos campos da lógica e da matemática, de modo que a opção metodológica pelo recurso à topologia, como via eleita para perscrutar a estrutura do sujeito do inconsciente, delimita o campo de investigação próprio à psicanálise lacaniana. A presente pesquisa visa, em um primeiro momento, compreender o conceito de identificação desenvolvido por Lacan e seu substrato topológico, analisando seus desdobramentos ao longo de seu percurso teórico, para então, partindo de desenvolvimentos topológicos ulteriores no campo psicanalítico, apresentar novas hipóteses acerca da identificação através do exame das propriedades topológicas do mergulho do nó borromeano em um toro triplo imerso no espaço tridimensional. Para tanto, são abordadas as problemáticas acerca da formalização, da estrutura, da ética, do tempo, do corpo e do gozo em psicanálise, evidenciando suas articulações. Os resultados obtidos indicam que o mergulho do nó borromeano constitui uma estrutura topológica capaz de vincular certas problemáticas cruciais para a psicanálise lacaniana, acerca da identificação e das relações entre as dimensões do Real, Simbólico e Imaginário, bem como de suas propriedades operantes, referidas à ex-sistência, furo e consistência, respectivamente. Em última instância, trata-se de uma abordagem do problema da identificação como operação lógico-temporal constituinte de uma estrutura refratária à sua apreensão estática.
Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a vivência de profissiona... more Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a vivência de profissionais na atividade de acolhimento em unidades básicas de saúde. O pressuposto foi o de que a lógica neoliberal está cada vez mais presente em diversos âmbitos sociais, incluindo os serviços públicos de saúde, influenciando as relações de trabalho e sua organização e, consequentemente, podendo dificultar a prática do acolhimento tal qual preconizado pelo Ministério da Saúde. Foram realizadas cinco entrevistas reflexivas com profissionais que praticam o acolhimento em unidades básicas de saúde, submetidas à análise de conteúdo. Os resultados indicam que a contratação formal, a exigência de flexibilidade e a falta de recursos são aspectos indicativos da precarização das condições de trabalho. Somadas à prevalência da concepção de atendimento médico-centrada e à medicalização excessiva, prejudicam a prática do acolhimento de acordo com o Ministério da Saúde. As entrevistadas demonstraram ter consciência dessas contradições presentes no cotidiano de trabalho, mas mostraram-se impotentes para mudar a situação. Tais aspectos configuram a situação de precariedade subjetiva a que esses profissionais estão submetidos e geram desgaste mental que pode resultar em sofrimento e adoecimento. Palavras-chave saúde do trabalhador; SUS; humanização; acolhimento; desgaste mental.
Uploads
Papers by Pedro Affonso