Espectros do espetaculo
Sign up for access to the world's latest research
Abstract
Omne enim spectacvlum sine concvssione spiritvs non est Tertuliano, De Spectacvlis 1. O primeiro capítulo de A sociedade do espetáculo tem como epígrafe um trecho do Prefácio à segunda edição de A essência do cristianismo, onde Feuerbach escreveu que "sem dúvida o nosso tempo... prefere a imagem à coisa, a cópia ao original, a representação à realidade, a aparência ao ser" e recebeu o nome de "A separação acabada" ("La séparation achevée"). A separação à qual Debord parece se referir é, primeiramente, aquela existente entre imagem e realidade, como fica claro no §7: A separação faz, ela mesma, parte da unidade do mundo, da práxis social global que está cindida entre realidade e imagem. A prática social, diante da qual se põe o espetáculo autônomo, é também a totalidade real que contém o espetáculo. Mas a cisão nesta totalidade a mutila a ponto de fazer aparecer o espetáculo como sua finalidade. A cisão entre realidade e imagem levada a cabo no mundo da "práxis social global" repete-se no interior dos indivíduos, como se lê no §20: "O espetáculo é a realização técnica do exílio dos poderes humanos para um além; a cisão acabada no interior do homem". No §167, a idéia é reforçada: "Esta sociedade, que suprime a distância geográfica, reproduz exata distância, internamente, como separação espetacular". O espetáculo é o poder separado (SE §25).
Related papers
Natureza do livro: O livro é dividido em seis capítulos mais uma introdução e uma conclusão, sendo estas o lugar onde ela explica sua tese central. Os dois primeiros capítulos por sua vez servem para a descrição do panorama histórico dentro do recorte temporal escolhido pela autora. Sendo o primeiro capítulo sobre os homens de ciência, e o segundo com maior ênfase nas idéias que estão influenciando estes homens. Os próximos quatro capítulos são análises das cidades letradas consideradas de maior importância pela autora: museus etnográficos, o Instituto Histórico Geográfico Brasileiro e as faculdades de medicina e direito. Desta maneira Lilia consegue completar o objetivo de analisar a construção das teorias raciais brasileiras no âmbito acadêmico do Brasil no poeríodo demarcado. Autoria: Lilia Moritz Schwarcz é professora livre-docente no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP). É autora de As barbas do Imperador-D. Pedro II, um monarca nos trópicos (1998); O espetáculo das raças-cientistas, instituições e questão racial no Brasil do século XIX (1993) e Retrato em branco e negro-jornais, escravos e cidadãos em São Paulo de finais do século XIX (1987). Em 1997 organizou os livros Raça e diversidade, com Renato Queiroz, e Negras Imagens, com Letícia Vidor Reis (Edusp). É organizadora do volume 4 da História da Vida Privada no Brasil (Cia. das Letras). Tese Central: A autora procura demonstrar como se deu, após a abolição, a construção das teorias raciais européias no contexto histórico brasileiro, que era, e continua sendo, bastante singular. Como uma sociedade com grande população negra passa a se enxergar frente à idéias européias? O fortalecimento das cidades letradas e a ânsia de um projeto nacional foram fundamentais neste período histórico para que estas idéias
Solar and stellar prodigies or peculiar signs that occur in the sky were recorded since ancient antiquity. One of Senhora do Cabo Espichel’s etiological legends mentions stellar phenomena sighted on the promontory by two elders from both banks of the Tagus River. This legend has its remote origin in the sighting, on the same promontory, of three Suns on the day of Christ’s birth.
Genética na Escola
O objetivo deste artigo é sintetizar conceitos-chave sobre especiação e servir de auxílio para professores e alunos de ciências biológicas. Adotou-se uma abordagem que estimula o questionamento como forma de interligar diferentes temas. Partindo-se dos conceitos de espécie, são tratados: a especiação alopátrica, o isolamento reprodutivo como um subproduto da divergência, o papel da seleção natural, reforço, hibridização, o papel da seleção sexual, especiação simpátrica, especiação parapátrica e mecanismos de isolamento.
Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, 2012
Canal de Ciências Criminais, 2020
Lattes | ORCID "Os animais do mundo existem para seus próprios propósitos. Não foram feitos para os seres humanos, do mesmo modo que os negros não foram feitos para os brancos, nem as mulheres para os homens. " WALKER, Alice. "The animals of the world exist for their own reasons", Vegetarian Times. jul, v. 143, p. 68, 1989.
2023
Apresenta-se neste artigo a tradução da Carta sobre o uso de antigos locais de espetáculo, que consiste num conjunto de recomendações para a proteção destes sítios, como sejam teatros, anfiteatros ou circos. Muitos destes monumentos mantêm ainda a sua função ancestral, pelo que a sua utilização contemporânea, com novas exigências, requer normas que esta carta se propõe estabelecer, para a compatibilização entre estas e a salvaguarda de um património que a todos pertence. A presente tradução resulta da comparação dos documentos, redigidos por membros da "Rede Europeia dos Antigos Locais de Atuação", na sua versão em língua francesa e inglesa, tendo a divulgação da Carta sido recomendada em 1998 pelo Conselho da Europa. Muito se agradece a Miguel Brito Correia que alertou para a existência deste documento e que fez a revisão da presente tradução.
Novos Debates
Resenha da obra COSTA, Denise da. 2019. “Que leveza busca Vanda?” Ensaio sobre a lida do cabelo crespo no Brasil e em Moçambique. Belo Horizonte: Editora Letramento.
2017
In this work, we will study Spectral Theory in Hilbert spaces for compact and compact self-adjoint operators. This study ensures solution for a linear equation in (Hilbert) space with infinite dimension which the associate operator is compact and self-adjoint. Furthermore, we will show some motivational examples to promote this study with one, of the most importants, being the feature that the Laplace operator in “Fourier transform’s world” is a multiplication operator, and in this way, is possible find a solution for Poisson’s equation (∆u = f).Neste trabalho, faremos um estudo da Teoria Espectral em espaços de Hilbert para operadores compactos e operadores compactos autoadjuntos. Este estudo garante solução de equações lineares num espaço (de Hilbert) de dimensão infinita cujo operador associado seja compacto e autoadjunto. Além disso, mostraremos vários exemplos motivacionais para a realização deste estudo com um, dos mais importantes, sendo a propriedade de que o Laplaciano no “...
Neste trabalho foi desenvolvido um novo método de síntese espectral para modelar o disco de acresção de variáveis cataclísmicas (VC's) não magnéticas. O principal objetivo deste trabalho é analisar a emissão do contínuo e das linhas em uma ampla faixa espectral no ultravioleta (UV). O disco é separado em anéis concêntricos e, para cada anel uma atmosfera de disco com vento é calculada. Na base, as atmosferas são calculadas consistemente com o vento, tendo a distribuição de densidade dos modelos de atmosferas de disco de Wade e Hubeny. A estrutura é calculada no sistema co-móvel com um perfil de velocidade vertical obtido da solução da equação de Euler para um disco de acresção. O comportamento das linhas e do contínuo como função da inclinação orbital é consistente com as observações. Também foi verificado que a taxa de acresção influi sobre a temperatura do vento levando às mudanças correspondentes nas intensidades relativas das linhas. Foi encontrado que a massa da primária tem uma forte influência na profundidade dos perfis de absorção. Também, encontramos que a os perfis de linha são fortemente sensíveis ao incremento da taxa de perda de massa, aumentado a intensidade das linhas de emissão. Foram escolhidos dados espectroscópicos no UV de duas VC's "Nova-like" (NL) de baixa inclinação, RW Sex e V3885 Sgr e dois sistemas de alta inclinação, RW Tri e V347 Pup. Uma concordância dos perfis em emissão dos modelos foi encontrada quando confrontados com os dados no caso de sistemas de alta inclinação. Uma falta de fluxo nas linhas de alta ionização C iv λλ1548,1551 and N v λλ1238,1242, pode ser o sinal da influência da boundary layer (BL) ou da influência da irradiação das regiões externas do vento pelo disco interno. Estas influências seriam cruciais no caso de sistemas baixa inclinação, mas são menores no caso de sistemas de alta inclinação.
Revista Anpoll, 2015
Várias são as formas com que se articularam as mitologias da modernidade provocadas pela experiência do Orpheu. No entanto, há uma dimensão menos evidente que é a espetralidade de Orpheu que se conjugou ao longo do século XX como uma sombra intermitente condicionando momentos estéticos e críticos de diferente natureza, às vezes até em contradição recíproca. Talvez se possa pensar numa teoria do espetro sustentada pela própria dinâmica do Orpheu, onde a natureza anfibológica do espetro -ao mesmo tempo presente e ausente, vivo e morto- atua a partir de uma resistência ou uma força que marcam sinais e sobrevivências, apesar de um fim nunca assumido e sempre adiado. Orpheu inscreve-se assim plenamente naquela “hantologie” pensada por Derrida a partir do célebre começo do Manifesto do Partido comunista de Marx. Porque, também no Orpheu, o que está em jogo é a ontologia do espetro: a repetição e a primeira vez. Como é inegável, a espetralidade do Orpheu 3, retorno fracassado do mito moderno de Orpheu, anúncio recorrente e impossível de um reaparição fantasmática que se realiza só na dimensão crítica e conceptual do póstumo (como resto sobrevivente).

Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.