Papers by Thiago Biazotto
Religião, conectividades e conflitos no Mediterrâneo antigo, 2024
Este capítulo explora a produção de imagens de caça ao leão de Alexandre Magno, tendo como person... more Este capítulo explora a produção de imagens de caça ao leão de Alexandre Magno, tendo como personagens principais dois de seus sucessores: Crátero e Lisímaco. Argumenta-se que as imagens cinegéticas do conquistador tinham grande importância como ferramenta de legitimação de poder no cenário de múltiplos conflitos que se instalou após sua morte.
ARCHAI - AS ORIGENS DO PENSAMENTO OCIDENTAL, 2023
Partindo do tratado de caça Cinegético, de autoria atribuída a Xenofonte, este artigo busca refle... more Partindo do tratado de caça Cinegético, de autoria atribuída a Xenofonte, este artigo busca refletir sobre a maneira como se dá a construção do caçador ideal da pólis descrito pelo autor ático. Este objetivo se dará tanto em termos práticos – equipamentos, presas, métodos de condução da cinegética etc – quanto em termos morais, em vista dos inúmeros ataques desferidos contra os sofistas ao longo do opúsculo. Para cumpri-lo, o presente texto comporta uma breve recapitulação da vida de Xenofonte, as interpretações historiográficas mais importantes relativas ao Cinegético e à sua datação, e, por fim, a forma como o autor ático descreve seu caçador grego ideal.
Revista do MAE, 2023
O objetivo deste artigo é investigar a iconografia do assim chamado Lécito de Xenophantos, com pa... more O objetivo deste artigo é investigar a iconografia do assim chamado Lécito de Xenophantos, com particular atenção à forma como a caçada entre os aquemênidas é representada no artefato. Será argumentado que Xenophantos demonstra conhecimento a respeito das práticas venatórias persas, ao mesmo tempo que, como um artista ateniense, cria um discurso de alteridade sobre essas práticas. Por fim, o lécito será cotejado com diversos sarcófagos persas, de forma a demonstrar como a materialidade do artefato possui relação umbilical com sua iconografia.
Diálogos Mediterrânicos , 2023
O objetivo deste artigo é investigar a iconografia do assim chamado Vaso Chigi, com particular at... more O objetivo deste artigo é investigar a iconografia do assim chamado Vaso Chigi, com particular atenção à cena de caça ao leão presente no artefato. Será argumentado que a cinegética leonina foi figurada no vaso a partir de modelos orientais, sobretudo assírios. O artigo, por fim, traz um balanço historiográfico a respeito do Vaso Chigi, mostrando como, ao longo dos últimos 20 anos, as interpretações sobre a olpé têm buscado cada vez mais conectar as imagens do artefato em um todo coeso.

História da Historiografia , 2022
Este artigo investiga a relação entre animais humanos e não-humanos no pensamento de Aristóteles,... more Este artigo investiga a relação entre animais humanos e não-humanos no pensamento de Aristóteles, tomando como fonte principal seus tratados de zoologia e, dentre eles, a História dos animais. O objetivo central é discutir em que medida é possível identificar traços incontornáveis de antropocentrismo em Aristóteles, e, em caso positivo, em quais termos esse antropocentrismo é expresso. A partir da leitura de passagens diversas, e da análise filológica de determinados verbos empregados pelo filósofo, argumento que o dado antropocêntrico dos escritos de Aristóteles, embora presente, pode ser nuançado, em especial quando algumas espécies – como a esponja do mar – são abordadas pelo estagirita. Assim, concluo que a retórica antropocêntrica de Aristóteles aparece com mais frequência quando os animais são abordados em conjunto do que como espécies isoladas.
Potestas. Estudios del Mundo Clásico e Historia del Arte , 2021
Este artigo analisa o assim chamado Relevo de Messene, buscando conectar sua iconografia à descri... more Este artigo analisa o assim chamado Relevo de Messene, buscando conectar sua iconografia à descrição de uma caçada entre Alexandre Magno e Crátero registrada por Plutarco. Será argumentado que o relevo pode ter sido comissionado pelo filho de Crátero durante as primeiras décadas do século III a.C., de forma a legitimar sua posição como regente na Grécia.
Palavras-chave: Relevo de Messene; Arte helenística; Alexandre Magno; Caça ao leão; Iconografia cinegética
Figura: Studies on the Classical Tradition, 2020
Este artigo advoga em favor de uma conexão entre o ex-voto de Crátero em Delfos e o Mosaico de Pe... more Este artigo advoga em favor de uma conexão entre o ex-voto de Crátero em Delfos e o Mosaico de Pela, que mostra uma cena de caça com dois caçadores. Também busca demonstrar que o mosaico é uma cópia das esculturas originais, feitas por Lísipo e Leocares, e, ademais, que a Casa de Dioniso pode ter pertencido à família de Crátero. Palavras-chave: Alexandre Magno; Caça ao leão; Arte helenística; Mosaico de Pela; Crátero. Abstract This article argues in favor of a connection between the Craterus' ex-voto at Delphi and the Pella Mosaic, that shows a lion hunting scene with two hunters. It seeks to demonstrate that the mosaic is a copy of the original sculptures, made by Lysippos and Leochares, and, moreover, that the House of Dionysus may have belonged to Craterus' family.
Figura: Studies on the Classical Tradition, 2020

Este texto introdutório versa sobre as imagens de caça, particularmente do leão, na Pérsia aquemê... more Este texto introdutório versa sobre as imagens de caça, particularmente do leão, na Pérsia aquemênida (c. 550-330 a.C.). Partindo de cinegéticas registradas em diversos suportes, cotejadas à tradição textual de matriz grega, Xenofonte em particular, o objetivo central será aventar os motivos pelos quais os reis persas, sobretudo Ciro (c. 600-530 a.C.) e Dario I (550 a.C.-486 a.C.), se fizeram representar engajados nas caçadas ao leão. Entre hipóteses que terão lugar nesta exposição, ganha destaque o papel de 'mestre dos animais e da natureza' atribuído ao Grande Rei, na esteira de P. Briant 2 , a ideia do caráter apotropaico da iconografia venatória em Persépolis 3 , e a importância do registro iconográfico do abate dos leões como possível alego-ria às conquistas militares empreendidas pelos soberanos persas. Também serão feitos comentários a respeito da possível influência das imagens cinegéticas assírias na iconografia aquemênida, uma vez que monarcas como Assurnasirpal II (c. 883-859 a.C.) e Assurbanípal (c. 668-631 a.C.) foram alguns dos pioneiros em se fazer figurar no ato predatório dos felinos. Duas serão as conclusões deste texto: o descompasso entre o que informam a tradição textual grega e a iconografia persa, e o papel relevante das imagens de caça no período aquemênida.
Este artigo tem por objeto a chamada Tumba II de Vergina, descoberta pelo arqueólogo grego Manoli... more Este artigo tem por objeto a chamada Tumba II de Vergina, descoberta pelo arqueólogo grego Manolis Andronikos em 1977. Será abordada, em especial, a iconografia de sua fachada-que retrata uma cena de caça coletiva, com destaque ao leão-e os problemas de atribuição dela decorrentes.
Resumo: Tomando como fonte a Vida de Alexandre, do biógrafo e historiador grego Plutarco (c. 45-1... more Resumo: Tomando como fonte a Vida de Alexandre, do biógrafo e historiador grego Plutarco (c. 45-125), este texto buscará analisar as relações de alteridade e poder envolvidas na adoção de trajes estrangeiros por Alexandre, bem como relacioná-las ao cenário romano no qual Plutarco pode ter atuado. Abstract: Taking the work Life of Alexander, by the Greek biographer and historian Plutarch (c. 45-125 AD), as main source, this article seeks to analyze the otherness and power relations involved in the adoption of foreign dresses by Alexander, as well as to report them to the Roman scenario in with Plutarch may have written. *
This article deals with the so-called Alexander Mosaic. Will be argued that the iconography used ... more This article deals with the so-called Alexander Mosaic. Will be argued that the iconography used to depict the persian front, and Darius III above all, tries to emphasize the cowardice and the weakness atributed to the Persian Empire, specially after the Greco-Persian Wars.
Professor titular Universidade Estadual de Campinas Rua Cora Coralina, s/n -Cidade Universitária ... more Professor titular Universidade Estadual de Campinas Rua Cora Coralina, s/n -Cidade Universitária Zeferino Vaz 13083-970 -Campinas -SP Brasil
Este texto tem objetivo de analisar o filme Alexander (2004), do diretor norteamericano Oliver St... more Este texto tem objetivo de analisar o filme Alexander (2004), do diretor norteamericano Oliver Stone, em particular no que concerne às tessituras entre seu enredo e o período político específico em que ele foi levado às telas. Para tal, será dada especial atenção à representação dos persas na película, além da imagem de Alexandre como, nos próprios termos de Stone, "o primeiro, o protótipo do ocidental que foi para o Oriente".
Twentieth Century. La muerte galopa un caballo negro: algunas apropriaciones de Alejandro Magno y... more Twentieth Century. La muerte galopa un caballo negro: algunas apropriaciones de Alejandro Magno y Filipo II en el siglo XX. Thiago do Amaral Biazotto 1 Resumo: Este texto discute algumas apropriações de Filipe da Macedônia e Alexandre Magno realizadas pelos governos macedônio e grego a partir da segunda metade do século XX. Em particular, debate como estes governos, cada qual a seu modo, se serviram das figuras dos dois soberanos com propósitos nacionalistas. Palavras-chave: Alexandre Magno (356-323 a.C), Filipe da Macedônia (382-336 a.C.), Arqueologia, Nacionalismo, Tumbas de Vergina.
Uploads
Papers by Thiago Biazotto
Palavras-chave: Relevo de Messene; Arte helenística; Alexandre Magno; Caça ao leão; Iconografia cinegética