Papers by Giselle Soares
Journal of Science Communication – América Latina, 2025
Neste estudo, analisamos as coberturas da Folha de S. Paulo e da Gazeta do Povo referentes à cond... more Neste estudo, analisamos as coberturas da Folha de S. Paulo e da Gazeta do Povo referentes à conduta do Conselho Federal de Medicina (CFM) ao longo da pandemia de Covid-19. Usando análise de conteúdo, buscamos compreender como os jornais abordaram a atuação do CFM diante de temas como o tratamento e a vacinação contra a doença. O "tratamento precoce" foi o tema central (40%) e "Políticos" (28%) foram os atores mais citados pelos jornais. Considerando o posicionamento dos textos, 96% daqueles publicados pela Gazeta defenderam o CFM, enquanto 98% daqueles veiculados pela Folha foram contrários ao órgão. Palavras-chave Comunicação de saúde; Ciência e sociedade; Estudos sociais da ciência e da tecnologia

Revista Educação Pública, 2024
Teorias da conspiração podem causar danos reais à sociedade e seus impactos podem ser ainda mais ... more Teorias da conspiração podem causar danos reais à sociedade e seus impactos podem ser ainda mais drásticos em circunstâncias de crise, como a pandemia de Covid-19. O trabalho investiga uma amostra de 198 vídeos produzidos por 21 canais brasileiros do YouTube previamente identificados como disseminadores de teorias da conspiração sobre a pandemia. A análise de conteúdo foi adotada como metodologia, utilizando os elementos do lead jornalístico como categorias. As principais teorias encontradas foram “Nova Ordem Mundial”, “Plandemia”, “Big Pharma”, “Perseguição a Bolsonaro” e “Marxismo Cultural”. Denominações ocultas, como “sistema” e “elite”, personalidades, mídia, governo e cientistas destacaram-se como atores. Entre os mecanismos citados nos vídeos sobressaem-se tecnologias como inteligência artificial e 5G e as vacinas contra a Covid-19. A maioria dos canais da amostra permanece ativa, apesar de as políticas de combate à desinformação sobre a Covid-19 terem sido implementadas há três anos pela plataforma. É preciso compreender a dinâmica das teorias da conspiração que circulam em plataformas amplamente utilizadas pela população brasileira para a identificação e o desenvolvimento de abordagens adequadas. Desse modo, o estudo demonstra estratégias consideradas efetivas para a mitigação desse problema e sugere possíveis recortes para futuras pesquisas.

Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación , 2014
É crescente o corpo de pesquisas que trata de percepções de crianças e adolescentes sobre a ciênc... more É crescente o corpo de pesquisas que trata de percepções de crianças e adolescentes sobre a ciência e os cientistas nos últimos anos. E, ainda hoje, apesar das diferenças culturais e educacionais, as imagens mais comuns que têm sido retratadas em estudos em diferentes partes do globo evidenciam, em sua maioria, um cientista estereotipado, como relatado por Chambers em 1983. A mídia contribui para a disseminação dessas imagens estereotipadas através de exibições de personagens populares que acabam se consolidando no imaginário da sociedade. Porém, Finson (2002) relata uma mudança sutil em um dos elementos clássicos estereotipados nos desenhos dos alunos nos últimos cinco anos. O elemento “mítico” tornou-se cada vez menos frequente. No Brasil, os estudos que tratam do tema ainda são insipientes. Lannes et al. (1998) apontam que as crianças brasileiras têm praticamente a mesma percepção do cientista que crianças de diferentes regiões do mundo
Proceedings of PCST 2014, 2014
In 1999 Seara da Ciência, the science museum of Federal University of Ceará (UFC) was founded. Cr... more In 1999 Seara da Ciência, the science museum of Federal University of Ceará (UFC) was founded. Created by a group of teachers from UFC, Seara aims to stimulate curiosity for science, culture and technology by making connections with everyday life and by promoting interdisciplinarity. The institution, which has as its motto the phrase "It‗s forbidden not to touch", brings together several projects aiming to popularize Science.
Este artigo versa sobre as acoes de divulgacao cientifica desenvolvidas pela Seara da Ciencia, en... more Este artigo versa sobre as acoes de divulgacao cientifica desenvolvidas pela Seara da Ciencia, entidade vinculada a Universidade Federal do Ceara, apresenta argumentos sobre a necessidade de disseminacao do conhecimento cientifico para a populacao e estabelece um panorama sobre os centros e museus de ciencia existentes no Brasil.
Artigo produzido como trabalho final da disciplina "História da Ciência e da Tecnologia", ministr... more Artigo produzido como trabalho final da disciplina "História da Ciência e da Tecnologia", ministrada pelos professores Germana Barata e Márcio Barreto no Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp. O texto versa sobre os centros e museus de ciência existentes no Brasil, debate a necessidade de disseminação do conhecimento científico para a população e traz dados estatísticos sobre as visitas a esses espaços.
Resenha do livro Por dentro da caixa preta: tecnologia e economia (Inside the black box: Technolo... more Resenha do livro Por dentro da caixa preta: tecnologia e economia (Inside the black box: Technology and Economics)
Autor: Nathan Rosenberg
Coleção Clássicos da Inovação, Editora Unicamp, 2006, 432 páginas
Texto produzido para a disciplina "Ciência, Tecnologia e Sociedade", ministrada pela professora Beatriz Bonacelli no Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp.
Books by Giselle Soares
Divulgação científica e cultural: 16 anos de um programa de pós-graduação, 2023
Neste capítulo, que deriva da dissertação “É proibido não mexer: divulgação científica e a Seara ... more Neste capítulo, que deriva da dissertação “É proibido não mexer: divulgação científica e a Seara da Ciência” (Silva, 2015), defendida no Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC) do Labjor, estabelecemos uma discussão histórica, considerando museus como instituições de comunicação, ou mídia, não apenas como transmissores de mensagens, mas como espaços capazes de articular experiências vividas. Partimos do pressuposto de que essas instituições são concebidas como espaços e meios de comunicação, que servem ao estabelecimento da interação da comunidade com processos e produtos culturais.
Conference Presentations by Giselle Soares
The HEPPsinki working papers on emotions, populism and polarisation, 2024
In January 2021, Brazil had a critical moment in its battle against the COVID-19 pandemic, marked... more In January 2021, Brazil had a critical moment in its battle against the COVID-19 pandemic, marked by the beginning of the vaccination campaign. The country, facing a high number of deaths and transmission, was a battleground for polarised discussions, misinformation, and disinformation surrounding the vaccination effort. Much of this controversy was fuelled by the rhetoric of President Jair
Uploads
Papers by Giselle Soares
Autor: Nathan Rosenberg
Coleção Clássicos da Inovação, Editora Unicamp, 2006, 432 páginas
Texto produzido para a disciplina "Ciência, Tecnologia e Sociedade", ministrada pela professora Beatriz Bonacelli no Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp.
Books by Giselle Soares
Conference Presentations by Giselle Soares