Published papers by Luana Viana

Observatorio (OBS*) Journal , 2024
O Brasil é um dos maiores consumidores de podcasts do mundo segundo diversas pesquis... more O Brasil é um dos maiores consumidores de podcasts do mundo segundo diversas pesquisas de consumo de mídia incluindo o Digital News Report do Instituto Reuters. Esse crescimento do consumo nos últimos anos demanda estudos sobre as especificidades do fenômeno do podcasting para entender as caracterizações e especificidades que tangem essa mídia. O objetivo desse trabalho é analisar as características e estruturas de linguagem mais utilizadas pelos 50 podcasts mais ouvidos em plataformas como Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts. Para tanto, realizamos uma observação sistemática com base em propostas de classificações anteriores, de estudos radiofônicos e de podcasts, para buscar predominâncias que nos permitam discutir sobre o que vem se tornando próprio da gramática do podcast brasileiro. Os resultados apresentam uma proposta preliminar de categorização de oito eixos estruturais mais utilizados que podem ser replicados em outros mercados de consumo de podcast no mundo: I) Relato; II) Debate; III) Narrativas da realidade; IV) Entrevista; V) Instrutivo; VI) Narrativas Ficcionais; VII) Noticiosos; VIII) Remediados
Novos Olhares, 2023
Com base na revisão bibliográfica, este artigo objetiva sistematizar e retratar reflexões sobre a... more Com base na revisão bibliográfica, este artigo objetiva sistematizar e retratar reflexões sobre as abordagens metodológicas, evidenciando a perspectiva da narrativa, no âmbito da pesquisa qualitativa relacionada à comunicação radiofônica. Para isso, a mídia sonora é discutida a partir de sua complexidade contemporânea. Como contribuição, apresenta-se uma proposta de aplicação da análise crítica da narrativa em produções de jornalismo narrativo em podcasts.
Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, 2023
O artigo tem como objetivo analisar os impactos da plataformização na formação de redes de divulg... more O artigo tem como objetivo analisar os impactos da plataformização na formação de redes de divulgação coletiva de podcasts criadas no Brasil. A partir de entrevista semiestruturada com representantes de grupos sociais tradicionalmente marginalizados e subalternizados no Brasil, como mulheres, comunidades LBTQIAP+, população negra, entre outros, os dados demonstram que a luta contra a invisibilidade nas plataformas digitais de áudio permitiu o encontro e a troca de experiências entre os participantes, um enfrentamento à desigualdade e a colaboração mútua dos grupos na defesa de direitos de grupos subalternizados.
Insólita, 2022
Este trabalho analisa dois podcasts sobre crimes reais que se propõem expressamente a discutir a ... more Este trabalho analisa dois podcasts sobre crimes reais que se propõem expressamente a discutir a atuação e a mente de criminosos. A partir da Teoria do True Crime, desenhada por Ian Punnett (2018) em torno do estudo desses textos por meio de códigos narrativos específicos desse gênero, sustentamos a existência de um código voltado para a análise psicológica de personagens desses relatos. Observamos também a emergência de um tipo específico de narrador que toma para si o papel de compreender o funcionamento e a formação das mentes criminosas.
Revista E-Compós, 2022
É objetivo deste artigo investigar como se configura o podcast In the Dark no cenár... more É objetivo deste artigo investigar como se configura o podcast In the Dark no cenário de convergência. O aparato teórico é fundamentado nas produções de Kischinhevsky (2016), Lopez (2009; 2017) e Martínez-Costa (2015). A metodologia descritiva (TRIVIÑOS, 2008) conta com a multiplicidade de fontes, ampliando a dimensão da amostra. Os resultados apontam um novo desenho midiático avançando na complexificação narrativa que investe no caráter imersivo da produção e considera a audiência como sujeitos ativos.
Revista Eco-Pós, 2022
O presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento do material complementar ao áudio ut... more O presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento do material complementar ao áudio utilizado por podcasts para compreender em que medida ocorre a associação entre o formato de radiojornalismo narrativo em podcasting (Kischinhevsky, 2018) e a adoção de tais complementos. Partindo de um estudo exploratório que conta com um corpus de 77 produções, os dados quantitativos contribuem para a delimitação de um perfil inicial de podcasts nacionais e internacionais que se enquadram na categoria True Crime. Além disso, este trabalho apresenta novas perspectivas a serem investigadas sobre elementos parassonoros que compõem as narrativas sobre crimes reais.
Revista Famecos, 2022
Este trabalho analisa a quarta temporada do podcast Projeto Humanos, tendo como horizonte o uso d... more Este trabalho analisa a quarta temporada do podcast Projeto Humanos, tendo como horizonte o uso da categoria de True Crime para a compreensão de produções sonoras brasileiras sobre crimes reais. A abordagem desenvolvida coloca em diálogo a metodologia proposta por Punnett (2018) para a análise textual de produções desse gênero com a noção de radiojornalismo narrativo (KISCHINHEVSKY, 2018). Como resultado, identificamos aspectos enunciativos e narrativos que permitem classificar esse podcast como um exemplar de True Crime e propomos reflexões acerca de particularidades da linguagem radiofônica para a construção desse tipo de narrativa

ANAIS DO XIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2021
Os estudos em podcasting no Brasil demandam aprofundamento, caracterizações e especificidades que... more Os estudos em podcasting no Brasil demandam aprofundamento, caracterizações e especificidades que tangem essa mídia, e isso vem sendo feito ao longo de sua história. Com base nisso, o objetivo desse trabalho foi analisar as características e estruturas mais utilizadas pelos 50 podcasts mais ouvidos em plataformas como Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts para que pudéssemos refletir sobre as formas com que são organizadas. Para tanto, realizamos uma observação sistemática com base em propostas de classificações anteriores para buscar predominâncias que nos permitam discutir sobre o que vem se tornando próprio da gramática do podcast brasileiro. A partir disso, o trabalho apresenta uma proposta preliminar de categorização de oito eixos estruturais mais utilizados: I) Relato; II) Debate; III) Narrativas da realidade; IV) Entrevista; V) Instrutivo; VI) Narrativas Ficcionais; VII) Noticiosos; VIII) Remediados.
Revista Contracampo, 2021
This article intends to describe how radio and sound media studies cover issues related to the po... more This article intends to describe how radio and sound media studies cover issues related to the podcast, highlighting some theoretical and methodological contributions of researchers in the area. Then, there was a bibliographic survey of articles published in the annals of the main communication events in the country that have the word podcast in the title. In total, 34 works were found distributed among the following national events: Alcar, Compós, Intercom e SBPJor. As main results, we found a consolidation process within the radio and sound media studies about the topics related to the podcast, besides, we fi nd that this format reworks several sound expression previous ways of in a variety of confi gurations that defy a single definition.
Comunicação Pública, 2021
Este artigo busca olhar para os podcasts que têm o radiojornalismo narrativo (Kischinhev... more Este artigo busca olhar para os podcasts que têm o radiojornalismo narrativo (Kischinhevsky, 2018) como conteúdo, tendo como objetivo discorrer sobre estratégias sonoras que potencializam uma experiência imersiva nessas produções. Dessa forma, nosso problema de pesquisa consiste em compreender algumas estratégias presentes no áudio para envolver o ouvinte na narrativa. Realizámos, então, uma revisão bibliográfica para embasar uma análise exploratória e descritiva (Triviños, 1987). Como resultado, propomos sete perspectivas que acionam estratégias imersivas fundamentadas na estrutura narrativa do áudio: 1) Humanização do relato; 2) Narrativa em primeira pessoa; 3) Condução emocional; 4) Uso de sonoras; 5) Descrição de cenas e dos locais do acontecimento; 6) Ambientação do local; 7) Metajornalismo.
Revista Radiofonias, 2021
A resenha apresenta o livro A seleção das fontes no rádio expandido, de Luãn José Vaz Chagas, ... more A resenha apresenta o livro A seleção das fontes no rádio expandido, de Luãn José Vaz Chagas, publicado em 2020 pela Editora da Universidade Federal do Mato Grosso (Edufmt), e que se constitui numa importante indicação de leitura para esses tempos de propagação de fake news e disparos irresponsáveis de mensagens que estremecem nossa democracia.
Razón Y Palabra, 2021
O objetivo deste artigo é pensar a relação histórica entre as mulheres e o rádio, além de apresen... more O objetivo deste artigo é pensar a relação histórica entre as mulheres e o rádio, além de apresentar um panorama sobre podcasts produzidos por mulheres no Brasil. Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica associada a uma pesquisa de campo que traz dados empíricos sobre o cenário ao qual estão inseridas as mulheres podcasters. Identificamos 172 podcasts apresentados exclusivamente por mulheres e elegemos subcategorias a serem observadas nessas produções. Como principal resultado encontramos que, de maneira geral, podcasts apresentados por mulheres possuem o seguinte perfil: tratam sobre assuntos de temas variados, permeando o universo feminino; possuem o formato de debate, mas apenas com uma apresentadora convidando outras pessoas; possuem uma frequência semanal de lançamento de episódios; e têm caráter independente.
Revista Temática, 2021
Este artigo tem como objetivo observar as características e a configuração da interação entre aq... more Este artigo tem como objetivo observar as características e a configuração da interação entre aqueles que produzem o podcast “Um Milkshake Chamado Wanda” e seus ouvintes. Para tanto, opta-se por uma análise de conteúdo como ferramenta metodológica para observar três episódios produzidos em2019. Como principal resultado, identificamos que, ainda que o podcast seja produzido e veiculado em plataformas digitais –fato que potencializa a horizontalização da comunicação entre emissores e audiência –, as estratégias de diálogo com o ouvinte se configuram como facilitadores da participação, e não da interação.
Revista Alterjor, 2021
O consumo de vídeo tem crescido exponencialmente nos meios digitais e, em paralelo a isso, o rádi... more O consumo de vídeo tem crescido exponencialmente nos meios digitais e, em paralelo a isso, o rádio tem se expandido para outras plataformas buscando diversidade de audiência e maior circulação de seu conteúdo. Em relação a essa ocupação de novos espaços, esse artigo traz uma discussão sobre o uso do vídeo pelo rádio e, mais especificamente, sua disponibilização no YouTube. Com o objetivo de observar como a Rádio CBN faz uso de seu canal para disponibilizar vídeos, discutimos sobre as estratégias de apropriação do formato audiovisual utilizadas por essa emissora em plataforma digital. Como principal resultado, identificamos que existem duas principais finalidades de seu uso: 1) banco de dados e 2) potencializador de circulação. Ao final da análise, apresentamos uma atualização da categorização de Lopez (2012) sobre o uso de vídeo por emissoras de rádio.
Revista Radiofonias, 2020
Este artigo apresenta um mapeamento da produção de podcasts universitários que abordam a pandemia... more Este artigo apresenta um mapeamento da produção de podcasts universitários que abordam a pandemia do novo coronavírus. Atacadas sistematicamente pelo Governo Federal, as universidades públicas mostraram à sociedade alguns dos seus compromissos, já que cursos
da área da Saúde se dedicaram à pesquisa científica enquanto os da Comunicação a informar os cidadãos com clareza sobre a Covid-19, ocupando rapidamente os vazios noticiosos existentes em várias regiões. A cartografia identificou 63 podcasts gerados de forma remota pelas instituições de ensino. O formato democratizou as diferentes produções de informações em áudio e foram distribuídas para além das ondas sonoras hertzianas, sendo publicadas em agregadores e compartilhadas em redes sociais digitais.
Revista Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC), 2020
O presente artigo traz uma discussão sobre o uso do áudio binaural, popular-mente co... more O presente artigo traz uma discussão sobre o uso do áudio binaural, popular-mente conhecido como áudio 3D, na composição de narrativas em podcastsficcionais, potencializando uma experiência imersiva ao ouvinte. Dessa forma, apresentamos como o podcast se enquadra na formatação radiofônica e recorre-mos ao DarkestNight, produção que utiliza o recurso binaural em suas histórias para colocar o ouvinte no centro de uma memória recuperada que soa como se estivesse acontecendo em tempo real. O principal objetivo desta pesquisa é inves-tigar como esse recurso potencializa a capacidade imersiva da produção. Como principal contribuição dessa análise, propomos a categorização em três vertentes para o uso do áudio binaural na construção de narrativas ficcionais: na voz do personagem, na ação sonora e na composição do cenário acústico.
Revistra Contracampo (UFF), 2020
Este artigo pretende delinear como os estudos de rádio e mídia sonora abarcam questõ... more Este artigo pretende delinear como os estudos de rádio e mídia sonora abarcam questões relacionadas ao podcast, destacando algumas contribuições teórico-metodológicas dos pesquisadores da área. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos publicados nos anais dos principais eventos de comunicação do país que trazem a palavra podcast no título. No total, foram encontrados 34 trabalhos distribuídos entre os seguintes eventos nacionais: Alcar, Compós, Intercom e SBPJor. Como principais resultados, encontramos um processo de consolidação dentro dos estudos de rádio e mídia sonora acerca dos temas relacionados ao podcast, além de verificarmos que esse formato retrabalha diversas maneiras anteriores de expressão sonora em uma variedade de configurações que desafia uma definição única.
Revista Rumores, 2020
Essa pesquisa pretende iniciar um debate acerca do uso da técnica storytelling para podcasts que ... more Essa pesquisa pretende iniciar um debate acerca do uso da técnica storytelling para podcasts que se enquadram na categoria de radiojornalismo narrativo. Recorremos à revisão bibliográfica para refletir sobre o uso de tal estratégia na composição de narrativas e aplicamos a análise de conteúdo no primeiro episódio da quarta temporada do Projeto Humanos, “O Caso Evandro”, para aprofundar as discussões. Como principal resultado, observamos que, com base nas características do rádio e da mídia sonora, há um terreno propulsor para o desenvolvimento do storytelling.
Revista Extraprensa, 2019
Este trabalho traz uma reconstituição histórica sobre o rádio educativo no Brasil, que ganha visi... more Este trabalho traz uma reconstituição histórica sobre o rádio educativo no Brasil, que ganha visibilidade a partir de ações de Roquette-Pinto, e como suas produções transpassaram anos até serem encontradas em novos formatos sonoros, como nos podcasts. Com o objetivo de verificar se essas produções têm usos sociais atrelados aos do rádio massivo, realizamos um estudo de caso e uma análise de conteúdo com a proposta de categorizar os podcasts enquadrados na área educativa. Essa cartografia permite verificar os diferentes temas na área de educação do Castbox, relacionando com as ideias propagadas na fase de implantação do meio no Brasil.
Revista Passagens, 2019
Este artigo pretende, em primeiro lugar, traçar um panorama do estado da arte das pesquisas radio... more Este artigo pretende, em primeiro lugar, traçar um panorama do estado da arte das pesquisas radiofônicas no Brasil. Para isso, partimos de uma revisão de literatura considerando o ponto de vista de pesquisadores brasileiros para apresentar as alterações sofridas pelo rádio e como esses estudiosos as observam. Nosso problema de pesquisa constitui em debater a relação entre esses pensamentos e o contexto histórico radiofônico. Como resultado, observamos duas vertentes que regem os estudos de rádio no Brasil: 1) aqueles voltados para o passado, contribuindo para um memorial sobre o assunto; 2) os que acompanham as mudanças tecnológicas apontando, inclusive, tendências para o uso do meio.
Uploads
Published papers by Luana Viana
da área da Saúde se dedicaram à pesquisa científica enquanto os da Comunicação a informar os cidadãos com clareza sobre a Covid-19, ocupando rapidamente os vazios noticiosos existentes em várias regiões. A cartografia identificou 63 podcasts gerados de forma remota pelas instituições de ensino. O formato democratizou as diferentes produções de informações em áudio e foram distribuídas para além das ondas sonoras hertzianas, sendo publicadas em agregadores e compartilhadas em redes sociais digitais.