Papers by Nayara Nascimento de Sousa
E- compós, May 22, 2024
Resumo: Este artigo analisa assimetrias de gênero e raça no mercado do jornalismo do Maranhão. A ... more Resumo: Este artigo analisa assimetrias de gênero e raça no mercado do jornalismo do Maranhão. A pesquisa está ancorada em duas técnicas de coleta dos dados: questionários, com perguntas abertas e fechadas; e entrevistas com jornalistas dos dois maiores municípios maranhenses, a capital São Luís e Imperatriz. O levantamento alcançou 22 profissionais, sendo que nove participaram das entrevistas que buscaram entender sobre como as profissionais percebem o mercado de trabalho local. Os resultados apontam para a juvenilização e a precarização do trabalho. A raça, acionada ao gênero, situa as jornalistas negras em posições de menor prestígio e com carreiras menos longevas no jornalismo. Palavras-chave: Gênero e Raça. Jornalistas negras. Maranhão.
E- compós, May 22, 2024
Resumo: Este artigo analisa assimetrias de gênero e raça no mercado do jornalismo do Maranhão. A ... more Resumo: Este artigo analisa assimetrias de gênero e raça no mercado do jornalismo do Maranhão. A pesquisa está ancorada em duas técnicas de coleta dos dados: questionários, com perguntas abertas e fechadas; e entrevistas com jornalistas dos dois maiores municípios maranhenses, a capital São Luís e Imperatriz. O levantamento alcançou 22 profissionais, sendo que nove participaram das entrevistas que buscaram entender sobre como as profissionais percebem o mercado de trabalho local. Os resultados apontam para a juvenilização e a precarização do trabalho. A raça, acionada ao gênero, situa as jornalistas negras em posições de menor prestígio e com carreiras menos longevas no jornalismo. Palavras-chave: Gênero e Raça. Jornalistas negras. Maranhão.
E-Compós, 2024
Este artigo analisa assimetrias de gênero e raça no mercado do jornalismo do Maranhão. A pesquisa... more Este artigo analisa assimetrias de gênero e raça no mercado do jornalismo do Maranhão. A pesquisa está ancorada em duas técnicas de coleta dos dados: questionários com perguntas abertas e fechadas; e entrevistas com jornalistas dos dois maiores municípios maranhenses, a capital São Luís e Imperatriz. O levantamento alcançou 22 profissionais, sendo que nove participaram das entrevistas que buscaram entender sobre como as profissionais percebem o mercado de trabalho local. Os resultados apontam para a juvenilização e a precarização do trabalho. A raça, acionada ao gênero, situa as jornalistas negras em posições de menor prestígio e com carreiras menos longevas no jornalismo.
Revista Investigación & Desarrollo, Aug 31, 2023
ALAIC). Agradecemos, ainda, pelos comentários valorosos das professoras Thaisa Bueno e Tamires Co... more ALAIC). Agradecemos, ainda, pelos comentários valorosos das professoras Thaisa Bueno e Tamires Coêlho, e das pesquisadoras no V Encontro de Jovens Investigadores da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM).
Anais do VI Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia, 2024
A pesquisa identifica como o discurso de gênero progressista e/ou conservador aparece na campanha... more A pesquisa identifica como o discurso de gênero progressista e/ou conservador aparece na campanha realizada no Instagram de mulheres candidatas à Prefeitura de Imperatriz-Ma, nas Eleições Municipais de 2020. A Análise de Conteúdo foi utilizada para categorizar 229 publicações coletadas do feed dos perfis da referida rede social, no período da campanha, de Mariana Carvalho (PSC), Rosi Vicentini (PSB) e Pastora Vanessa (PMN). Como resultado, verificamos que as candidatas pouco apresentaram uma abordagem de gênero nas postagens, mas quando a fizeram, demonstraram muito mais um discurso progressista do que conservador. Por outro lado, foi observada uma superficialidade no tocante dessas questões.
Journal of Latin American Communication Research, Sep 15, 2022
In this paper we verify if gender aspects are included in women's journalism courses in Brazil. W... more In this paper we verify if gender aspects are included in women's journalism courses in Brazil. We did quantitative research, using the survey method, with 211 informants who have an undergraduate degree or are graduating in the area. The results indicate that the respondents had little incentive to produce gender-focused content, but this gap is greater for graduates from private universities. Public universities tend to provide more contact with such discussions, but it is still insufficient. However, we have identified possible recent changes in the way courses have been dealing with gender issues.

Investigación & Desarrollo, 2023
The objective of the article is to relate intersectional aspects of race in the phenomenon of the... more The objective of the article is to relate intersectional aspects of race in the phenomenon of the feminization of journalism, as well as to contribute to the production of data on female profiles in Brazilian journalism. The literature points out that women are the majority in journalism, therefore, we propose to advance the discussions to observe their profile and the racial asymmetries in counterpoint to homogenization. The methodology used for the construction of this work is quantitative, with the survey as a method. The research corpus is made up of 217 women who work, or have worked, in journalism in Brazil, 135 self-declared as white, 75 as black, 3 as indigenous, and 2 as “yellow” (meaning East Asians) - 2 informants chose not to identify their color/race. From the descriptive analysis, we verified that the profile of the respondents corroborates research on professionals in Brazilian journalism: cisgender women, white, and with a high level of education. The results indicate that the self-declared black female respondents have the lowest level of education, which may impact their position in the job market. Regarding work situations, most of the women in the survey work outside the media, mainly in consulting firms. Considering the racial groups, white women are distributed in all the delimited categories (media, outside the media, teaching, etc.), while black women are the ones who most accumulate different work spaces, and the ones who are currently outside journalism. The intersectional data points to possible disadvantages of black women compared to white women in journalism in Brazil.

La Trama de la Comunicación
O artigo visa analisar os trabalhos vencedores do Prêmio Adelmo Genro Filho na categoria Iniciaçã... more O artigo visa analisar os trabalhos vencedores do Prêmio Adelmo Genro Filho na categoria Iniciação Científica e levantar o perfil das/dos ganhadoras/es. Considerando que a premiação reconhece pesquisas que contribuem para o campo do Jornalismo e valoriza a atuação das/os pesquisadoras/es, nos interessa identificar aspectos que representam a iniciação científica e graduação. Utilizamos a Análise de Conteúdo para categorizar os 23 trabalhos que receberam prêmio principal e menção honrosa na categoria em questão, entre 2010 e 2020. Para delimitar o perfil de quem venceu, aplicamos um questionário. Os resultados indicam que a abordagem qualitativa e a análise de conteúdo predominam na metodologia, com destaque para os jornais tradicionais como objeto de estudo. Entre as/os ganhadoras/es, quem participava de grupo de pesquisa e/ou foi bolsista de iniciação científica tende a ingressar mais na pós-graduação.

Anais do XIII Encontro Nacional de História da Mídia da Alcar, 2021
O trabalho trata do mapeamento de iniciativas de jornalismo alternativo e especializado na temáti... more O trabalho trata do mapeamento de iniciativas de jornalismo alternativo e especializado na temática racial no Nordeste. A partir do Mapa do Jornalismo Independente, do Mapeamento da Mídia Negra no Brasil e buscas em perfis de redes sociais, identificamos quatro portais digitais que se enquadram como mídia negra nordestina, sendo: Correio Nagô (BA), Revista Afirmativa (BA), Ceará Criolo (CE) e Site Negrê (CE). Analisamos as seções de apresentação de cada veículo e as editorias para delinear os perfis. Como resultado, observamos o protagonismo das mulheres como fundadoras e/ou co-fundadoras dos sites e percebemos que o descontentamento com a invisibilidade negra é a principal motivação para a criação dos veículos. Ressaltamos a necessidade da atuação da Imprensa Negra nos demais estados nordestinos, visto que apenas a Bahia e o Ceará aparecem no mapeamento.
Journal of Latin American Communication Research, 2022
Neste artigo, verificamos em que medida aspectos de gênero são incluídos na formação em Jornalis... more Neste artigo, verificamos em que medida aspectos de gênero são incluídos na formação em Jornalismo de mulheres no Brasil. Realizamos pesquisa quantitativa, a partir do método do survey, com 211 informantes que possuem graduação ou estão se graduando na área. Os resultados indicam que as respondentes tiveram pouco incentivo para produzir conteúdo com foco em gênero, mas essa lacuna é maior para graduadas/graduandas do ensino particular. As instituições públicas tendem a oportunizar mais contato com tais discussões, mas ainda é insuficiente. Contudo, identificamos possíveis mudanças recentes no modo como os cursos vêm tratando acerca das questões de gênero.
7º Colóquio Mulher e Sociedade, 2021
O trabalho propõe identificar as atividades realizadas e as pautas levantadas pela Articulação Fe... more O trabalho propõe identificar as atividades realizadas e as pautas levantadas pela Articulação Feminista de Imperatriz (Afim), no Maranhão, durante o mês dedicado ao 8M-Dia Internacional de Luta das Mulheres, em 2021. Considerando as limitações para os protestos nas ruas devido à pandemia, o perfil do Instagram da Afim foi selecionado como objeto de pesquisa. Coletamos 14 publicações da rede social e analisamos qualitativamente o conteúdo das imagens, vídeos e legendas. Como resultado, observamos que a Afim possui identidade voltada para a cultura, possivelmente pela sua raiz acadêmica. Algumas atividades realizadas em anos anteriores foram adaptadas ao formato virtual, mas houve pouca preocupação com pautas relativas ao tema da pandemia.
Revista Líbero, 2021
Este artigo tem por objetivo investigar se matérias com enfoque no gênero feminino aparecem em te... more Este artigo tem por objetivo investigar se matérias com enfoque no gênero feminino aparecem em telejornais brasileiros com diferentes abrangências. Verifica-se o espaço que é dado às matérias com foco nas questões das mulheres e se há disparidades e/ou semelhanças entre a cobertura de um jornal de abrangência nacional e a de um regional. Procuramos identificar, ainda, em que medida elas são ouvidas como fontes. Para tanto, analisamos 24 edições do Jornal Hoje e 24 do JMTV 1ª Edição, do Maranhão, que foram ao ar em 2019, totalizando 429 matérias. A partir da análise de conteúdo quanti-qualitativa, observamos que, dessas, apenas 15 possuíam algum recorte de gênero, sendo dez do jornal regional e cinco do nacional. Apesar do baixo número, há uma predominância das fontes femininas e de uma cobertura positiva dessas pautas.

Gênero como tema de pesquisa em Jornalismo: uma comparação do perfil de quem publica em revistas de Comunicação
9º Encontro do JPJor, Aug 14, 2019
O trabalho trata do levantamento do perfil de autoras e autores de artigos que abordam gênero na ... more O trabalho trata do levantamento do perfil de autoras e autores de artigos que abordam gênero na área do Jornalismo, publicados em revistas da área da Comunicação e Informação classificadas pela Capes com os qualis A1, A2, B1 e B2. O objetivo é comparar o perfil de quem publica nesses periódicos, para identificar semelhanças e diferenças, e, ainda, um possível padrão. Após a verificação em todas as edições indexadas de 15 periódicos, chegamos ao corpus de 195 artigos que correspondem ao tema em questão, sendo 45 das revistas A1 e A2 e 150 das B1 e B2. O método utilizado no tratamento dos dados foi a Análise de Conteúdo quantitativa. Concluímos que pode existir um padrão no perfil de quem publica sobre jornalismo e gênero, sendo a maioria mulheres, com doutorado/pós-doutorado, escrevendo sozinhas/sem coautoria, que são filiadas a instituições das regiões sul-sudeste e pouco realizam parceria institucional.
Index Comunicación, 2018
The article aims to analyze how Brazilian newspapers, which use social networks as a content dist... more The article aims to analyze how Brazilian newspapers, which use social networks as a content distribution tool, choose the topics and events that will gain visibility. The analysis is based on five Brazilian regional newspapers —A Tarde, Correio Braziliense, Diário do Pará, Gazeta do Povo and O Globo— and observes, specifically, the scope and journalistic gender of the published content. The methodology used is quantitative and a content analysis of 2,825 posts is made from these variables: topic/theme, scope and journalistic gender. The results and conclusions indicate that producers choose to publish national or strictly local contents and produce few regional contents. About journalistic gender, the information content is the majority.

Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, 2021
Este artigo tem por objetivo discutir as características e o desenvolvimento das pesquisas em Com... more Este artigo tem por objetivo discutir as características e o desenvolvimento das pesquisas em Comunicação que fazem interface com os Estudos de Gênero. A pesquisa é feita tendo como base a verificação de trabalhos publicados em todas as edições de 70 revistas, classificadas com Qualis A1, A2, B1 e B2 na área da Comunicação e Informação, da Capes. A discussão dos dados tem como base aspectos relacionados a três eixos: áreas predominantes, métodos e técnicas empregadas e processos priorizados nas observações empíricas. Ao todo, foram encontrados 633 artigos que assumem a junção entre Comunicação e Gênero e que compõem o corpus deste trabalho. Os dados são apresentados a partir do método quantitativo, sendo que a análise das publicações foi feita com base na observação sistemática dos artigos, seguindo a técnica bibliométrica. Dentre os resultados, destacam-se as pesquisas qualitativas e nas subáreas do jornalismo e audiovisual.

espanolEl articulo tiene como objetivo analizar como los diarios regionales brasilenos, que utili... more espanolEl articulo tiene como objetivo analizar como los diarios regionales brasilenos, que utilizan las redes sociales como herramienta de distribucion de contenido, eligen temas y hechos cotidianos para ganar visibilidad. El analisis tiene como objeto los contenidos de cinco periodicos de Brasil —A Tarde, Correio Braziliense, Diario do Para, Gazeta do Povo y O Globo— y observa el alcance de las informaciones y el genero de los posts publicados. La metodologia utilizada es cuantitativa y se realiza el analisis de contenido de 2.825 posts a partir de las siguientes variables: tematica (topics), alcance y genero. Los resultados y conclusiones muestran que los productores eligen contenidos nacionales o estrictamente locales, pero producen pocos contenidos regionales en las redes sociales. En cuanto al genero, predominan los contenidos informativos ante los demas. portuguesO artigo tem como objetivo analisar como os jornais brasileiros, que utilizam redes sociais como ferramenta de dis...
Fronteiras - estudos midiáticos, 2018
Este é um artigo de acesso aberto, licenciado por Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (... more Este é um artigo de acesso aberto, licenciado por Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0), sendo permitidas reprodução, adaptação e distribuição desde que o autor e a fonte originais sejam creditados. 1 Esta pesquisa faz parte dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Uma versão inicial deste artigo foi apresentada no V Fórum Brasileiro de Ciência Política, em julho de 2017, na Universidade Federal do Piauí. As autoras também agradecem os comentários e as sugestões feitos por Camilla Quesada Tavares a este artigo durante seu processo de elaboração.

XV Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã/Mídia Cidadã, 2021
O artigo trata do estudo de caso do jornalismo com perspectiva de gênero em um portal independent... more O artigo trata do estudo de caso do jornalismo com perspectiva de gênero em um portal independente do Nordeste. O objetivo é analisar esse tipo de produção para além de jornais cuja linha editorial é especializada em gênero. Para tanto, selecionamos o veículo Marco Zero Conteúdo-PE, a partir do Mapa do Jornalismo Independente, e identificamos a perspectiva de gênero nas produções da jornalista Débora Britto. Assim, coletamos as matérias assinadas pela repórter ao longo de 2019 e utilizamos o método da Análise de Conteúdo para a categorização, considerando as variáveis de presença e ausência de perspectiva de gênero, abordagem racial e tema. De forma complementar, realizamos entrevista semiestruturada para compreender as concepções da repórter. Como resultado, observamos um esforço da jornalista em visibilizar mulheres negras nas produções com viés de gênero, de forma a valorizar o protagonismo feminino.

18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo da SBPJor, 2020
O trabalho analisa as concepções sobre Jornalismo Feminista para quatro mulheres jornalistas que ... more O trabalho analisa as concepções sobre Jornalismo Feminista para quatro mulheres jornalistas que produzem conteúdo com perspectiva de gênero em portais independentes. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa na análise comparativa dos dados, coletados entre 22 de outubro a 22 de novembro de 2019, pelas técnicas da entrevista semiestruturada e aplicação de questionário. Os resultados indicam que as profissionais produzem conteúdo com enfoque de gênero, priorizando a interseccionalidade nos temas e nas fontes, e se contrapondo à mídia tradicional, características ligadas ao Jornalismo Feminista, conforme a literatura aponta. Entretanto, as jornalistas se distanciam do termo Jornalismo Feminista, relacionando-o muito mais às pautas consideradas "feministas", do que como uma forma transversal de produção de conteúdo, o que nos leva a crer que a terminológica pode ter sido estereotipada.

E-book do VI Encontro Nordeste de História da Mídia, 2021
A pesquisa tem por objetivo principal realizar o levantamento do estado da arte dos artigos que a... more A pesquisa tem por objetivo principal realizar o levantamento do estado da arte dos artigos que articulam gênero na imprensa alternativa, para analisar como esses estudos vêm se delineando e observar lacunas. Partindo do pressuposto de que a imprensa alternativa se coloca como espaço de visibilidade para temas que geralmente não são debatidos nos veículos tradicionais, pretende-se averiguar quais os objetos e temáticas mais abordadas, para verificar se as pesquisas também consideram a diversidade de gênero e de assuntos. O corpus é constituído por 44 artigos que correspondem ao tema proposto, publicados em 16 revistas da área da Comunicação e Informação, classificadas com qualis A1, A2, B1 e B2. A análise de conteúdo é o método utilizado para categorizar os dados. Como resultado, observou se uma diversificação nos objetos de estudo, principalmente com jornais segmentados, jornais não segmentados, programas radiofônicos, imprensa LGBTQI+. Entretanto, os dados sugerem uma limitação temática dos trabalhos, muito voltados para análises documentais, o que indica uma provável tradição de estudos sob a perspectiva histórica quando se aborda gênero na imprensa alternativa.
Uploads
Papers by Nayara Nascimento de Sousa