Papers by Stephan Baumgartel
ANAIS DO IX Seminário de Pesquisa em AC , 2019
Contribuição para a mesa da Semana de Pesquisa em Artes Cênicas 2019, discutindo o texto de Walte... more Contribuição para a mesa da Semana de Pesquisa em Artes Cênicas 2019, discutindo o texto de Walter Benjamin "O autor como produtor" e sua relevância para compreender a função da arte enquanto procedimento criativo de produzir conhecimento transformador
SOBRE AS DIFICULDADES DE CAPTAR O NOVO MONSTRO SOCIAL POS MODERNO, 2023
Este texto discute a situação da dramaturgia brasileira após o fim da ditadura militar no país. A... more Este texto discute a situação da dramaturgia brasileira após o fim da ditadura militar no país. Apresenta indícios de que os artistas tinham uma consciência de que a estrutura do drama moderno era insuficiente para abordar os desenvolvimentos políticos, socioeconômicos e culturais dos anos 80. Ele reflete sobre os motivos da ausência de uma discussão mais ampla da crise da forma dramática entre os dramaturgos brasileiros. Desse modo, o texto apresenta uma pré-história da crise da mimese representacional na dramaturgia brasileira atual e coloca em uma perspectiva histórica a lenta aceitação dessa crise da representação dramática no contexto da dramaturgia brasileira.

Anais ABRACE Jornada Científica Acre, 2022
A partir da constatação de que o campo da escrita teatral no Brasil acompanhou a discussão e inco... more A partir da constatação de que o campo da escrita teatral no Brasil acompanhou a discussão e incorporação das chamadas epistemologias decoloniais com certas dificuldades, o artigo discute a tensão entre saberes tradicionais e fazeres contemporâneos no contexto da dramaturgia contemporânea brasileira. Essa relação não é orgânica, mas antes uma dinâmica aposição ou uma justaposição. Uma dinâmica que conjuga saberes tradicionais e atuais não só como conjunto de crenças, mitologias, práticas da e sobre a consciência e o corpo humano, mas também como manifestação de sua história e situação histórica atual. A partir dessa problemática, propõe como um dos desafios dessa escrita marcar no interior das produções artísticas, além da presença desses saberes tradicionais, a história de sua recepção no encontro entre as culturas tradicionais e as culturas dos diferentes grupos colonizadores. Para fundamentar essa sugestão, esboça primeiro uma discussão das molduras cosmogônicas de saberes chamados tradicionais e suas implicações nas poéticas dramatúrgicas, e segundo reflete sobre a relação entre saberes tradicionais e procedimentos contemporâneos no interior da escrita teatral atual, em três textos teatrais: Movimento No.
Ensaiando o olhar latino-americano, 2022
O texto discute alguns procedimentos de criação textual na tetralogia familiar de Francis Madson,... more O texto discute alguns procedimentos de criação textual na tetralogia familiar de Francis Madson, autor amazônico, como exemplos de uma poética situada. Entende-se como situada uma prática que expõe em seu próprio fazer a dialética de determinação e emancipação em relação a seus contextos concretos (poéticos e sócio-históricos). O artigo foi originalmente publicado na coletânea "Ensaiando o Olhar Latino-Americano", na editora Mórula que está disponível para download gratuíto na integra no site da editora (https://morula.com.br/produto/ensaiando/)
Estudos Linguísticos e Literários, 2003
This paper relates the concepts of masculinity in Christopher Marlowe's Edward II with those thre... more This paper relates the concepts of masculinity in Christopher Marlowe's Edward II with those three historical moments that together form the socio-ideological contexto of the late 16th century England, i.e., medieval feudalism, Renaissance individualism and the modern secular state. This text shows how Marlowe dramatizes masculinity in its passage from medieval feudalism into a modern political contexto, passing through Renaissance individualism. This approach allows the meaningful organization of conceptions of masculinity in the play which have been taken so far as contradictory.
Poetic experience through the alchemy of the fetish: displacements of sensuality and transcendality in Charles Simic’s poem Beauty
Imaginario, Jun 1, 2006

La Production de Présence et le Théâtre Multimédia: l’hégémonie d’une présence immanente
Neste ensaio, parte-se da compreensão de que a copresença de artistas e espectadores na cena cont... more Neste ensaio, parte-se da compreensão de que a copresença de artistas e espectadores na cena contemporânea articula-se por meio de um foco na ficção e outro que privilegia a percepção e a interação concreta. Com base na discussão do problema da expressão em Deleuze/Espinosa e na crítica à produção de sentido em Gumbrecht, são designados dois modos de presença: presença emanativa e presença imanente, sendo que a última se torna hegemônica no teatro contemporâneo. Objetiva-se refletir como um dispositivo multimidiático, com as possibilidades de uma intermidialidade, impacta nesse jogo de imanência e transcendência. In this work, we depart from the understanding that the co-presence of performers and spectators in contemporary theatre articulates itself through a focus on fiction and one that emphasizes the sensorial perception and concrete interaction. Based on a discussion of the problem of expression in Deleuze/Spinoza and on the critique of the production of meaning in Gumbrecht, w...
The Construction of Presence and the Multimidiatic Stage: hegemony of an immanent presence
Revista Brasileira de Estudos da Presença, 2015
In this work, we depart from the understanding that the co-presence of performers and spectators ... more In this work, we depart from the understanding that the co-presence of performers and spectators in contemporary theatre articulates itself through a focus on fiction and one that emphasizes the sensorial perception and concrete interaction. Based on a discussion of the problem of expression in Deleuze/Spinoza and on the critique of the production of meaning in Gumbrecht, we name these two modes of presence respectively emanative presence and immanent presence, with the latter becoming hegemonic in contemporary theatre. We aim to reflect on how a multimedia device, with its possibilities of intermediality, may impact on the interaction between immanence and transcendence.
This article discusses the notion of a performative mimesis, taking as its starting point conside... more This article discusses the notion of a performative mimesis, taking as its starting point considerations by Michael Fried and Luiz Fernando Ramos who coined the term for the Brazilian context. It develops a reflection on the semantic and performative dimensions in contemporary theatrical performances and disallows conceptions that propose a non-referential performativity, but also criticizes Fried’s anti-theatrical position. Finally, it argues that performative mimesis constitutes an action of mediation between artistic singularity and social context, within the structure of the theatrical phenomenon.

Arte da Cena (Art on Stage), 2021
A partir de uma descrição fenomenológica da performance em dança SOB Medida, um trabalho que expõ... more A partir de uma descrição fenomenológica da performance em dança SOB Medida, um trabalho que expõe dois corpos femininos gordos em cena, o presente ensaio discute como nessa coreografia se cruzam dimensões performativas e discursivas na defesa da existência de um corpo feminino gordo, e pergunta até que ponto o direcionamento da atenção dos espectadores ora para a dimensão física ora para a dimensão social desestabiliza e desnaturaliza a relação entre ambos. Afirma que esse cruzamento em SOB Medida configura uma defesa criticamente festiva do corpo humano como um corpo qualquer, mas singular, num movimento que pode ser lido como defesa de uma política identitária enquanto ação, mas esvaziando ela enquanto categoria substancial. Finalmente, a partir da reflexão do filósofo italiano Giorgio Agamben sobre a existência de uma hospitalidade radical inscrita nessa qualqueridade singular, o texto lê a alternância entre traços performativos e discursivos na interação dos corpos em cena como...
ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes, 2016
GOEBBELS, Heiner. Aesthetics of Absence. Original alemão: Ästhetik der Abwesenheit por Theater de... more GOEBBELS, Heiner. Aesthetics of Absence. Original alemão: Ästhetik der Abwesenheit por Theater de Zeist, 2012. Seleção e edição de Jane Collins, Tradução para o inglês de David Roesner e Christina M. Lagao. London & New York: Routledge, 2015. 111p. ISBN: 978-1-415-83104-8
Conceição/Conception, 2018
O presente artigo discute o conceito de mimesis performativa, sobretudo a partir de uma leitura c... more O presente artigo discute o conceito de mimesis performativa, sobretudo a partir de uma leitura critica das reflexões de Michael Fried e de Luiz Fernando Ramos quem cunhou o termo para o contexto brasileiro. Tece considerações sobre a configuração das dimensões semânticas e performativas do fenômeno teatral contemporâneo e refuta concepção de performatividade não-referencial, mas também critica a posição antiteatral de Fried. Por fim, argumenta que a mimesis performativa constitui uma ação de mediação entre singularidade artística e contexto social no interior do fenômeno cênico.
Cena, 2019
A partir do estudo de três autores teatrais contemporâneos, Vinícius Calderoni, Jô Bilac e João S... more A partir do estudo de três autores teatrais contemporâneos, Vinícius Calderoni, Jô Bilac e João Sanches, visamos reconhecer na produção brasileira atual novos avatares da peça bem-feita. Para tanto, partimos antes de um reconhecimento do padrão formal e ideológico desse tipo de peça no século XIX para estabelecer aproximações com os textos do teatro brasileiro do século XXI.
Sala Preta, 2014
The jogo-go-go must go on-a construção de uma interpelação trágica-farsesca na performance urbana... more The jogo-go-go must go on-a construção de uma interpelação trágica-farsesca na performance urbana contemporânea: o exemplo Hasard do Erro Grupo The jogo-go-go must go on-the construction of a tragic-farsical interpelation in contemporary urban performance: the example of
revistafenix.pro.br
RESUMO: O presente artigo analisa a encenação Wallenstein do grupo alemão Rimini-Protokoll como u... more RESUMO: O presente artigo analisa a encenação Wallenstein do grupo alemão Rimini-Protokoll como uma forma de montar peças históricas num contexto pós-dramático. Esta montagem não encena a peça e sua trama, mas põe em cena momentos da realidade atual que podem ser vinculados a motivos da fábula da peça. Deste modo, a encenação dá visibilidade a uma pesquisa histórica em forma fragmentada e anedótica, vinculada ao imaginário social e histórico tanto da peça quanto dos leitores atuais. A recepção só pode ser frutífera para espectadores que exploram a capacidade desta fragmentação de fazer pensar sobre as diferentes dimensões na história da peça Wallenstein.
The Shakespearean International Yearbook, May 15, 2017
I want to thank my supervisor Dr. José Roberto O'Shea, whose professional experience, integrity a... more I want to thank my supervisor Dr. José Roberto O'Shea, whose professional experience, integrity and confidence in my work were of fundamental importance for my ability to bring this dissertation to a satisfactory conclusion.
MORINGA - Artes do Espetáculo, 2020
O artigo retoma a análise da instalação a partir de uma perspectiva teatral, já feita por mim em ... more O artigo retoma a análise da instalação a partir de uma perspectiva teatral, já feita por mim em um artigo de 2011. Usando como estudo de caso a instalação A Floresta Que Anda, de Christiane Jatahy, o artigo amplia a relação entre instalação e teatralidade em direção à análise da intermedialidade como potencial intrínseco da instalação, discutindo os diferentes usos da imagem mediatizada ao longo da apresentação deste trabalho teatral-instalativo. Elabora uma diferenciação entre instalação crítica e instalação afirmativa, para refletir sobre a maneira como a intermedialidade pode posicionar o espectador em relação ao material apresentado na instalação.

ouvirOUver, 2017
Este artigo explora o locus acadêmico constituído pelos estudos e pesquisas em artes cênicas, tan... more Este artigo explora o locus acadêmico constituído pelos estudos e pesquisas em artes cênicas, tanto teóricos quanto práticos, no sistema universitário brasileiro. O objetivo principal é descrever como o rigor científico é concebido para as atividades citadas e como ele se diferencia no desenvolvimento dessa produção de conhecimento. Para tanto, as experiências de três pesquisadores de instituições de ensino superior, localizadas em três diferentes regiões do país, serão reunidas a fim de apresentarmos a evolução e de compreendermos a consolidação das ações de investigação inerentes ao nosso trabalho. Estrategicamente, estão agrupados discursos de regiões diversas do Brasil com o intuito de enriquecer os pontos de vista sobre a questão e de criar dissonâncias construtivas para uma devida análise do objeto em sua complexidade. Por fim, nós exploramos o conceito de epistemosofia, sugerido por Núñez de la Paz, assim como o de constelação, elaborado por Adorno e também por Benjamin, com ...
Uploads
Papers by Stephan Baumgartel