do Estado do Rio de Janeiro. Tem forte atuação na área dos direitos humanos, sobretudo em questõe... more do Estado do Rio de Janeiro. Tem forte atuação na área dos direitos humanos, sobretudo em questões de acesso à terra rural e urbana, regularização fundiária, e justiça ambiental.
O presente artigo nasceu a partir da metodologia de pesquisa-ação, em que dois casos concretos de... more O presente artigo nasceu a partir da metodologia de pesquisa-ação, em que dois casos concretos de atendimento pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Popular Marli Coragem (NAJUP MC), vinculado ao curso de graduação em Direito da UFRRJ, trouxeram a necessidade de pesquisar a questão do planejamento urbano dos municípios de Nova Iguaçu e Japeri, ambos na Baixada Fluminense, a fim de compreender os problemas jurídicos que perpassavam as duas comunidades de agricultores atendidas. Buscou-se, assim, compreender a visão da literatura especializada acerca do que seja rural e urbano, a legislação pertinente aos agricultores e a seus espaços, além de verificar como o IBGE vem tratando o problema. O município do Rio de Janeiro, e seu Plano Diretor, entrou para a análise a partir de estudos sobre agricultura urbana no âmbito da pós-graduação, completando o âmbito de três municípios bem diferentes com repercussões semelhantes no que tange à possibilidade de exercício de direitos por parte de agricultores familiares quando não há previsão de área rural no zoneamento municipal. Considerou-se que a superação na literatura da dicotomia rural-urbano ainda não foi acompanhada pelas instituições, e que essa realidade não institucionalizada vem gerando diversos debates e problemas jurídicos concretos.
Investigação Científi ca nas Ciências Sociais Aplicadas, Oct 7, 2019
o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição... more o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores. Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais. Conselho Editorial Ciências Humanas e Sociais Aplicadas APRESENTAÇÃO O e-book "Investigação Científica nas Ciências Sociais Aplicadas" publicado pela editora Atena, apresenta 40 pesquisas realizadas com temáticas que contribuem para conhecermos um pouco mais sobre a sociedade em que vivemos, bem como, sobre os desafios e estratégias relacionadas a esta. Os artigos foram organizados em sete seções, além de dois artigos que trazem temas gerais para o debate. As seções estão divididas conforme segue: Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Organizacional; Meio Ambiente e Economia; Políticas Públicas; Formação Profissional: Ensino, pesquisa e extensão; O feminino e as diferentes interfaces com as relações de gênero e Relações sociais: representações e reflexões; O e-book apresenta caráter interdisciplinar e as publicações fundamentam o debate sobre temas que são centrais para a sociedade contemporânea. Possibilitam reconhecer e dar visibilidade às relações estabelecidas com os temas propostos e os aspectos econômicos, enquanto categoria central para se pensar nos desafios e estratégias postos para a vida em uma sociedade capitalista. Destaca-se a seção que trata do tema "Formação Profissional", em que são apresentados seis pesquisas voltadas para o reconhecimento da importância e contribuição do ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento regional e prestação de serviços à população. Os artigos e seções mantém articulação entre si e contribuem para a divulgação e visibilidade de pesquisas que se voltam para o reconhecimento das estratégias e necessidades postas para vida em sociedade no atual contexto social, econômico e político.
Sustentabilidade e justiça ambiental na Baixada Fluminense: identificando problemas ambientais a partir das demandas ao Ministério Público Sustainability and environmental justice at Baixada Fluminense: identifying environmental problems based on the demands to the Public Prosecutor
Uploads
Papers by Tatiana Cotta