Papers by Leonardo De Marchi
Revista FAMECOS
A Netflix se tornou determinante para a consolidação do mercado audiovisual digital no Brasil. A ... more A Netflix se tornou determinante para a consolidação do mercado audiovisual digital no Brasil. A partir de 2016, com a websérie 3%, a empresa passou a investir em produções brasileira para compor o catálogo de seu selo Originais Netflix. Não obstante ter se tornado um produtor de conteúdos, pouco se tem discutido sua participação na indústria audiovisual brasileira. Este artigo apresenta uma análise da Netflix no Brasil a partir do mapeamento das produções autorais do selo Originais Netflix entre 2016 e 2019. As considerações finais indicam que, a despeito do êxito de alguns de seus produtos, a Netflix não se coloca como um produtor relevante de conteúdo audiovisual no Brasil.

Eptic Online Revista Electronica Internacional De Economia Politica Da Informacao Da Comunicao E Da Cultura, Aug 5, 2012
Resumo: Neste artigo, realiza-se um estudo de caso exploratório das estratégias de negócio no ent... more Resumo: Neste artigo, realiza-se um estudo de caso exploratório das estratégias de negócio no entorno digital de artistas brasileiros: O Teatro Mágico, Móveis Coloniais de Acaju, Forfun e Calcinha Preta. O objetivo é observar regularidades que revelem a difusão de inovadoras práticas de distribuição e comercialização de produtos relacionados à música por uma nova categoria de produção fonográfica, os "artistas autônomos". A hipótese é que ocorre uma "institucionalização" de determinadas estratégias de negócio aplicadas no entorno digital por esses agentes do mercado fonográfico. Através da análise de sites dos artistas e entrevistas individuais semiestruturadas, demonstra-se que práticas como a distribuição gratuita de fonogramas ou a venda de produtos de merchandising são adotadas de forma sistemática pelos artistas autônomos estudados. Conclui-se que tal institucionalização dessas estratégias de negócio aponta o início de uma nova fase da destruição criadora da indústria fonográfica no Brasil. Palavras-chave: indústria fonográfica; produção independente; inovação; institucionalização; abordagem político-cultural dos mercados. Resúmen: En ese artículo, se presenta un estudio de caso de tipo exploratorio de las estrategias de negocio en el entorno digital de los artistas brasileños: O Teatro Mágico, Móveis Coloniais de Acaju, Forfun e Calcinha Preta. El objetivo es observar regularidades que revelen la difusión de innovadoras prácticas comerciales de productos relacionados a la música por una nueva clase de producción discográfica, los "artistas autónomos". La hipótesis es que se pasa una "institucionalización" de determinadas estrategias de negocio en el entorno digital por esos agentes del mercado discográfico. A través de la observación de las páginas web de los artistas seleccionados y entrevistas individuales semi-estructuradas, se enseña que prácticas como la de distribución gratuita de fonogramas por internet o la venta de productos de "merchandising" en tiendas virtuales son adoptadas de manera sistemática por los artistas aquí estudiados. Se concluye que hay una institucionalización de determinadas estrategias, lo que desvela el comienzo de una nueva etapa en la destrucción creadora de la industria disquera en Brasil. Palabras clave: industria discográfica; sector independiente; innovación; institucionalización; abordaje político-cultural de los mercados.
Comunicacao Midia E Consumo, Sep 23, 2008
a r t i g o c o m u n i c a ç ã o, m í d i a e c o n s u m o s ã o p a u l o v o l. 3 n. 7 p.
Comunicacao Midia E Consumo, Dec 19, 2014
ppgcom-espm, comunicação mídia e consumo a r t i g o 164 ouça sua banda preferida sem precisar ir... more ppgcom-espm, comunicação mídia e consumo a r t i g o 164 ouça sua banda preferida sem precisar ir atrás daquele torrent utilizadas por esas empresas y comprender cómo esas publicidades ayudan en la construcción de un discurso acerca de esos nuevos agentes de la industria discográfica local. Se concluye que, al referirse tanto a argumentos económicos como a la voluntad de los consumidores brasileños de compartir sus intereses musicales, esas nuevas empresas presentan un abordaje cuidadoso, intentando adaptarse a los hábitos de consumo de música en las redes digitales.
Apontamentos para entender a indústria da música em transformação
Matrizes, Mar 28, 2012
Indústria Fonográfica Independente Brasileira: Debatendo um Conceito

Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 2020
Resumo. O texto se propõe a relacionar a trajetória da indústria fonográfica e da música popular ... more Resumo. O texto se propõe a relacionar a trajetória da indústria fonográfica e da música popular no Brasil ao longo do século XX, a partir de suas interações com as indústrias radiofônica e televisiva. Para tanto, ele foi dividido em quatro fases principais: "das máqui-nas falantes nos trópicos à Casa Edison, 1900-1930", "a era do cinema e do rádio, 1930-1950", "a nova bossa da televisão, 1960-1970" e "em busca do popular, 1980-1990". Nesse percurso, o texto busca refletir sobre questões como a concentração econômica da indústria fonográfica, a criação de um repertório musical propriamente "brasileiro", em que certos gêneros musicais foram mais ou menos pri-vilegiados de acordo com o desenvolvimento da própria indústria fonográfica. Palavras-chave: música popular; indústria fonográfica no Brasil; MPB, samba. [en] From popular music to Brazilian Popular Music: a century of music and records in Brazil Abstract. The paper relates the tr...
Revista Matrizes, 2021
The article analyzes Bitcoin cryptocurrency as part of a new sector of the financial market, fint... more The article analyzes Bitcoin cryptocurrency as part of a new sector of the financial market, fintech 3.0. Subscribing to Maurizio Lazzarato's thesis that the category of the indebted man would be the form of governmentality of contemporary capitalism, it is discussed how Bitcoin works as a vector of expansion of the social logic of indebtedness to a portion of the population. At first, I propose to think of cryptocurrency as media. Below, I present a genealogy of the ideologies that animated the creation of Bitcoin, in order to demonstrate the libertarian values that guided the design of this new technology. Finally, I discuss how fintech 3.0 spreads the social logic of the indebted man through personal digital devices.

Revista Matrizes, 2021
O artigo analisa a criptomoeda Bitcoin como parte de um novo setor do mercado financeiro, a finte... more O artigo analisa a criptomoeda Bitcoin como parte de um novo setor do mercado financeiro, a fintech 3.0. Subscrevendo a tese de Maurizio Lazzarato de que a categoria do homem endividado seria a forma de governamentalidade do capitalismo contemporâneo, discute-se de que modo a Bitcoin funciona como um vetor de expansão a uma parcela da população da lógica social do endividamento. A princípio, proponho pensar a criptomoeda como mídia. A seguir, apresento uma genealogia das ideologias que animaram a criação do Bitcoin, a fim de demonstrar os valores libertários que nortearam o desenho dessa nova tecnologia. Por fim, discuto como a fintech 3.0 difunde a lógica social do homem endividado por meio de dispositivos digitais pessoais. Palavras-chave: Bitcoin, fintech 3.0, moeda como mídia, financeirização da vida cotidiana, homem endividado ABSTRACT The article analyzes Bitcoin cryptocurrency as part of a new sector of the financial market, fintech 3.0. Subscribing to Maurizio Lazzarato's thesis that the category of the indebted man would be the form of governmentality of contemporary capitalism, it is discussed how Bitcoin works as a vector of expansion of the social logic of indebtedness to a portion of the population. At first, I propose to think of cryptocurrency as media. Below, I present a genealogy of the ideologies that animated the creation of Bitcoin, in order to demonstrate the libertarian values that guided the design of this new technology. Finally, I discuss how fintech 3.0 spreads the social logic of the indebted man through personal digital devices.
Revista Contracampo, 2021
A fim de contribuir para as discussões sobre a colonização dos esportes pelo que se pode denomina... more A fim de contribuir para as discussões sobre a colonização dos esportes pelo que se pode denominar de espírito do capitalismo neoliberal, este artigo analisa o perfil de Tite publicado pela revista Você S.A. como paradigma de uma nova geração de treinadores de futebol que se assemelham ao gestor de empresas. Entende-se que essa matéria resume de maneira paradigmática os vários discursos sobre o perfil gerencial de Tite, estabelecendo uma relação direta entre a gestão do esporte e a visão de gestão empresarial da vida de acordo com os valores neoliberais.

Diálogos Interdisciplinares sobre a Música Brasileira, 2020
Neste artigo, o objetivo é mapear e discutir alguns dos principais desafios da indústria fonográf... more Neste artigo, o objetivo é mapear e discutir alguns dos principais desafios da indústria fonográfica diante da chamada quarta revolução industrial. Não se quer produzir uma lista de “oportunidades de negócio” (algo típico de uma literatura administrativa destinada aos profissionais de mercado), mas entender quais são os desafios para o mercado de trabalho para humanos e para a manutenção da diversidade cultural no mercado de música gravada. Entende-se que o processo de automação da indústria da música contém um enorme potencial de transformação estrutural desse mercado, colocando em xeque determinadas profissões, aumentando a desigualdade econômica entre os agentes dessa indústria e colocando limites no acesso público à pluralidade de bens culturais. Daí que seja fundamental entender esse contexto para poder propor soluções por meio de políticas culturais à altura desses desafios. O artigo está dividido em duas partes. Na primeira, busca-se construir uma breve história da digitalização da indústria fonográfica, observando o desenvolvimento de tecnologias e modelos de negócio, desde o surgimento dos programas P2P até os serviços de streaming. O objetivo é apontar quais mudanças cada uma dessas inovações apresentou para o negócio fonográfico. Em seguida, abordam-se três categorias de inovações já disponíveis no mercado de música que, em que pese a incerteza sobre sua consolidação, apontam inequivocamente para uma total automação do processo produtivo de música gravada, movimento que se rotula aqui de cenário pós-streaming. Por fim, apresentam-se reflexões sobre as dificuldades de se pensar políticas públicas que possam lidar com esse cenário de profundas transformações tecnológicas e culturais.

RESUMO Neste artigo, analisa-se a técnica aplicada à produção de valores monetários para vídeos d... more RESUMO Neste artigo, analisa-se a técnica aplicada à produção de valores monetários para vídeos de música hospedados no YouTube à luz da teoria da lógica social de derivativo. Partindo do imbróglio sobre transferência de valor (value gap), a hipótese do trabalho é que o método utilizado para a criação de valor para vídeos digitais toma emprestadas técnicas desenvolvidas no mercado de derivativo. Esse fenômeno resulta na geração de valores monetários variáveis, o que acarreta, por seu turno, graves consequências para a organização social do mercado fonográfico na era digital. Palavras-chave: YouTube, transferência de valor, financeirização da vida cotidiana, lógica social de derivativo ABSTRACT The article analyses the production of monetary values for music videos embedded on YouTube based on the theory of the social logic of the derivative. Using the value gap debate as a starting point, the hypothesis is that the method used to create monetary value for digital videos is the same technique developed in the derivative market. This phenomenon results in the generation of inconstant monetary values which entails, in turn, serious consequences for the social order of the record market in the digital age.
The article analyses the production of monetary values for music videos embedded on YouTube based... more The article analyses the production of monetary values for music videos embedded on YouTube based on the theory of the social logic of the derivative. Using the value gap debate as a starting point, the hypothesis is that the method used to create monetary value for digital videos is the same technique developed in the derivative market. This phenomenon results in the generation of inconstant monetary values which entails, in turn, serious consequences for the social order of the record market in the digital age.
This paper aims to analyze potential impacts of the consolidation of streaming services, understo... more This paper aims to analyze potential impacts of the consolidation of streaming services, understood as hybrid communication and musical consumption environ- ments, which poses challenges to music diversity, in a scenario of media industries’ reintermediacy, with the surge of new worldwide actors. Brazilian audio media markets’ reshaping, with concentration deepened in 2015, raises a series of issues, focused in this exploratory study, among which we can stress the collapse of tra- ditional players – musical radio stations, notably –, the uncertainties concerning royalties regulation on the internet and the barriers to local producers distribution.
Este artigo analisa os potenciais impactos do fenômeno de consolidação dos serviços de streaming,... more Este artigo analisa os potenciais impactos do fenômeno de consolidação dos serviços de streaming, entendidos como ambientes híbridos de comunicação e consumo musical, identificando os desafios à diversidade musical diante de um processo de reintermediação das indústrias midiáticas em que se afirmam novos atores de alcance global. A reconfiguração dos mercados de mídia sonora no Brasil,
com uma concentração acirrada de modo notável em 2015, coloca uma série de questões, objetos deste estudo de caso exploratório, entre as quais se destacam o colapso de tradicionais atores – notadamente as emissoras musicais de rádio –, as incertezas em relação à regulação da arrecadação de direitos autorais na internet e as barreiras à distribuição da produção local.

Após a desconfiança em relação à viabilidade de um comércio de fonogramas digitais, empresas elet... more Após a desconfiança em relação à viabilidade de um comércio de fonogramas digitais, empresas eletrônicas têm apresentado novos modelos de negócio que geram valor para o acesso a esse tipo de conteúdo digital. A economia do acesso que as caracteriza exige que tais empresas disputem mercados ao redor do mundo. Na medida em que começam a operar em determinado mercado nacional, elas inserem as obras de artistas, gravadoras e editoras locais em seu sistema virtual e global de informação. Isso apresenta uma série de potencialidades comerciais, assim como desafios culturais. Neste artigo, apresenta-se um estudo de caso explanatório do mercado fonográfico brasileiro, entre 2010 e 2015. Baseando-se em entrevistas com agentes da indústria da música, o objetivo do artigo é entender a nova composição de forças e as tensões resultantes que caracterizam o mercado fonográfico brasileiro na era digital. Nas considerações finais, apontam-se desafios para a indústria da música, assim como para as políticas de comunicação e cultura no Brasil.

Digitisation and the surge of new intermediaries in audio media market have been reshaping record... more Digitisation and the surge of new intermediaries in audio media market have been reshaping record and radio industries worldwide. More recently, streaming services are a group of new intermediaries that grow fast as Internet broadband becomes more available in developed as well as developing countries. One of the most profitable music markets in the world, Brazil is being targeted by these new actors, such as Deezer and Spotify, which opened sales offices in the country and announced deals with recording labels to offer millions of local artists' tracks. They vie for consumers' attention with regional/local services such as RadioTube, Radioteca.net, Blaving, and those that reject copyright-based business model, evoking the peer-to-peer logic of some of its predecessors, such as Napster, KaZaA, The Pirate Bay. In this exploratory study, we focus on these rearrangements in audio media contents' circulation and consumption, in order to map the reintermediation of the Brazilian music market. It gathers the results of research projects developed at the University of the State of Rio de Janeiro (UERJ) and at University of Sao Paulo (USP) (Brazil).

RESUMO
O objetivo do artigo é analisar os serviços de streaming de música, buscando entender como... more RESUMO
O objetivo do artigo é analisar os serviços de streaming de música, buscando entender como a conciliação entre as práticas de consumo de conteúdos digitais e os interesses dos agentes do mercado de mídia sonora afeta o desenvolvimento de seu modelo de negócio. Entende-se que esses novos empreendimentos experimentam, de forma peculiar, o conflito entre interesses divergentes, tornando-se um privilegiado objeto de estudo sobre o atual momento da destruição criadora da indústria da música. Adotando uma abordagem socioeconômica dos mercados de comunicação e cultura, realiza-se um estudo de caso exploratório a partir da descrição e análise da experiência de consumo de mídia sonora nesses programas e das estratégias de monetização do consumo musical. Por fim, apontam- se as pressões que os serviços de streaming sofrem dos tradicionais agentes da indústria da música para que reformulem seu atual modelo de negócio, comentando-se os possíveis efeitos sobre a organização do mercado digital de música.
ABSTRACT
This paper analyzes the streaming music services in order to understand how the conciliation of digital content’s new consumption practices affects the development of music industry agents’ business model. It is assumed that these new enterprises of the digital environment experience more intensely the conflicts between divergent interests, making it a privileged object of study on the current situation of the creative destruction of the music industry. By adopting a socioeconomic approach to communication and culture markets, we conducted an exploratory case study based on the description and subsequent analysis of user experience in these programs and the monetization strategies of musical consumption. Finally, it is considered that streaming services are under pressure from other music industry players to rethink their current business model, and we comment on the likely effects upon the organization of the music industry in the digital age.

O objetivo do presente artigo é apresentar um relato condensado da história da indústria fonográf... more O objetivo do presente artigo é apresentar um relato condensado da história da indústria fonográfica no Brasil, desde os primeiros anos do século XX até os dias atuais (1900-2010). Baseando-se numa pesquisa bibliográfica, que compreendeu livros publicados, teses de doutorado e as atuais pesquisas dos autores, este trabalho pretende oferecer uma visão geral da dinâmica da indústria de registros sonoros, articulando aspectos tecnológicos, econômicos e socioculturais que influenciaram o desenvolvimento dessa indústria cultural no país. Dessa forma, pretende-se lançar luz sobre relações entre esse negócio de comunicação e cultura e a música popular brasileira, auxiliando futuras pesquisas relacionadas ao tema.
This paper presents an account of the history of the record industry in Brazil since its early years on the twentieth century to the present day (1900-2010). Based on a literature review, which comprised published books, PhD theses as well as the current research of the authors, this work provides an overview of sound recordings industry dynamics, articulating technological, economic and socio-cultural aspects that influenced the development of cultural industry in the country. Thus, the authors intend to shed light on relations between this business of communication and culture and the Brazilian popular music, hoping to assist future research related to the theme.

Neste artigo, realiza-se um estudo de caso exploratório das estratégias de negócio no entorno dig... more Neste artigo, realiza-se um estudo de caso exploratório das estratégias de negócio no entorno digital de artistas brasileiros: O Teatro Mágico, Móveis Coloniais de Acaju, Forfun e Calcinha Preta. O objetivo é observar regularidades que revelem a difusão de inovadoras práticas de distribuição e comercialização de produtos relacionados à música por uma nova categoria de produção fonográfica, os “artistas autônomos”. A hipótese é que ocorre uma “institucionalização” de determinadas estratégias de negócio aplicadas no entorno digital por esses agentes do mercado fonográfico. Através da análise de sites dos artistas e entrevistas individuais semiestruturadas, demonstra-se que práticas como a distribuição gratuita de fonogramas ou a venda de produtos de merchandising são adotadas de forma sistemática pelos artistas autônomos estudados. Conclui-se que tal institucionalização dessas estratégias de negócio aponta o início de uma nova fase da destruição criadora da indústria fonográfica no Brasil.
Uploads
Papers by Leonardo De Marchi
com uma concentração acirrada de modo notável em 2015, coloca uma série de questões, objetos deste estudo de caso exploratório, entre as quais se destacam o colapso de tradicionais atores – notadamente as emissoras musicais de rádio –, as incertezas em relação à regulação da arrecadação de direitos autorais na internet e as barreiras à distribuição da produção local.
O objetivo do artigo é analisar os serviços de streaming de música, buscando entender como a conciliação entre as práticas de consumo de conteúdos digitais e os interesses dos agentes do mercado de mídia sonora afeta o desenvolvimento de seu modelo de negócio. Entende-se que esses novos empreendimentos experimentam, de forma peculiar, o conflito entre interesses divergentes, tornando-se um privilegiado objeto de estudo sobre o atual momento da destruição criadora da indústria da música. Adotando uma abordagem socioeconômica dos mercados de comunicação e cultura, realiza-se um estudo de caso exploratório a partir da descrição e análise da experiência de consumo de mídia sonora nesses programas e das estratégias de monetização do consumo musical. Por fim, apontam- se as pressões que os serviços de streaming sofrem dos tradicionais agentes da indústria da música para que reformulem seu atual modelo de negócio, comentando-se os possíveis efeitos sobre a organização do mercado digital de música.
ABSTRACT
This paper analyzes the streaming music services in order to understand how the conciliation of digital content’s new consumption practices affects the development of music industry agents’ business model. It is assumed that these new enterprises of the digital environment experience more intensely the conflicts between divergent interests, making it a privileged object of study on the current situation of the creative destruction of the music industry. By adopting a socioeconomic approach to communication and culture markets, we conducted an exploratory case study based on the description and subsequent analysis of user experience in these programs and the monetization strategies of musical consumption. Finally, it is considered that streaming services are under pressure from other music industry players to rethink their current business model, and we comment on the likely effects upon the organization of the music industry in the digital age.
This paper presents an account of the history of the record industry in Brazil since its early years on the twentieth century to the present day (1900-2010). Based on a literature review, which comprised published books, PhD theses as well as the current research of the authors, this work provides an overview of sound recordings industry dynamics, articulating technological, economic and socio-cultural aspects that influenced the development of cultural industry in the country. Thus, the authors intend to shed light on relations between this business of communication and culture and the Brazilian popular music, hoping to assist future research related to the theme.