Papers by Ricado Rechi Aguiar

Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - REMEA, 2022
Resumo: Nesse trabalho analisamos os sentidos construídos e associados ao termo "inovação" em tes... more Resumo: Nesse trabalho analisamos os sentidos construídos e associados ao termo "inovação" em teses e dissertações de Educação Ambiental vinculadas às áreas de ensino de Biologia e Física, defendidas entre 1981 e 2012, nos aproximando de estudos do tipo "estado da arte" e da Teoria Polifônica da Enunciação de Ducrot (1987). A partir desta análise construímos dois Contextos de Enunciação relacionados ao termo "inovação", sendo eles: críticas ao modelo de ensino chamado de "tradicional" e estratégias educacionais ou metodologias de ensino. Observamos alguns discursos recorrentes, como a compreensão da "inovação" enquanto uma possível "redentora" do processo educacional a partir da associação entre esse termo e a melhoria no processo de ensino-aprendizagem, bem como o desenvolvimento de Projetos, de Unidades de Aprendizagem e de iniciativas sob uma perspectiva interdisciplinar. Palavras-chave: Inovação. Polifonia. Produção acadêmica em Educação Ambiental.

Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, 2018
Neste trabalho relatamos parte da aplicação e avaliação de um projeto curricular alternativo de F... more Neste trabalho relatamos parte da aplicação e avaliação de um projeto curricular alternativo de Física, com ênfase na inserção de elementos de Astronomia, Astrofísica e Cosmologia integrados ao curso da 1ª série do ensino médio, desenvolvido durante um semestre com 93 estudantes, em uma escola particular paulistana. A avaliação foi realizada a partir dos dados de um questionário semiestruturado e de uma avaliação individual. Utilizando-se da metodologia de Análise de Conteúdo foram construídas duas principais categorias de análise: “Mudança na visão de mundo” e “Nova visão cosmológica”. Ressaltamos que 97% dos estudantes que participaram da avaliação do projeto responderam afirmativamente a uma questão que perguntava se o “curso de Física do 1º ano modificou sua visão sobre o mundo e sobre o Universo”. Diversos conteúdos foram citados livremente por eles, demonstrando uma apropriação dos mesmos, com destaque para “Espectro/Espectroscopia” (nomeado por 28% dos estudantes), “Medidas d...

Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, 2018
Resumo: Neste trabalho relatamos parte da aplicação e avaliação de um projeto curricular alternat... more Resumo: Neste trabalho relatamos parte da aplicação e avaliação de um projeto curricular alternativo de Física, com ênfase na inserção de elementos de Astronomia, Astrofísica e Cosmologia integrados ao curso da 1ª série do ensino médio, desenvolvido durante um semestre com 93 estudantes, em uma escola particular paulistana. A avaliação foi realizada a partir dos dados de um questionário semiestruturado e de uma avaliação individual. Utilizando-se da metodologia de Análise de Conteúdo foram construídas duas principais categorias de análise: " Mudança na visão de mundo " e " Nova visão cosmológica ". Ressaltamos que 97% dos estudantes que participaram da avaliação do projeto responderam afirmativamente a uma questão que perguntava se o " curso de Física do 1º ano modificou sua visão sobre o mundo e sobre o Universo ". Diversos conteúdos foram citados livremente por eles, demonstrando uma apropriação dos mesmos, com destaque para " Espectro/Espectroscopia " (nomeado por 28% dos estudantes), " Medidas de distâncias estelares " (28%) e " Big-Bang " (23%). Acreditamos que o projeto provocou impacto sobre visão de universo da maioria dos estudantes, pois estes apontaram nos instrumentos analisados que haviam ganho uma percepção maior das escalas de tamanho envolvidas na Astronomia e/ou explicitavam que " seus Universos " não eram mais os mesmos após terem passado pelo curso.
Conference Presentations by Ricado Rechi Aguiar

XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017
Neste trabalho apresentamos a aplicação e análise de parte de um projeto curricular alternativo (... more Neste trabalho apresentamos a aplicação e análise de parte de um projeto curricular alternativo (na seleção de conteúdos e na sua estruturação) de Física para o ensino médio, realizada em uma escola particular paulistana, com ênfase na inserção de alguns elementos de Física Moderna e Contemporânea (principalmente Astronomia, Astrofísica e Cosmologia) em sua primeira série. A análise foi feita a partir dos dados de uma avaliação de fim de curso que continha também uma questão dissertativa de sondagem sobre as impressões causadas pelo curso nos estudantes. Utilizando-se da metodologia de Análise de Conteúdo foram criadas categorias de análise baseadas nas respostas da questão dissertativa e buscou-se uma correlação entre tais categorias e os resultados dos estudantes nas questões objetivas da avaliação. Os resultados indicam que o curso com elementos de astronomia, astrofísica e cosmologia, integrados ao currículo de ensino médio, provocou modificações na visão dos estudantes sobre o mundo e sobre o Universo e aumentou seu interesse pela ciência.

XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física , 2015
Apesar dos conteúdos de Astronomia serem indicados em diversos documentos oficiais da educação br... more Apesar dos conteúdos de Astronomia serem indicados em diversos documentos oficiais da educação brasileira, como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, ainda existem diversas dificuldades para a real inserção do ensino de astronomia na escola. Este trabalho procura trazer uma contribuição neste sentido, relatando uma atividade de medida da latitude local com o uso de um astrolábio caseiro. Tal aparelho foi construído por alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola particular paulistana originalmente para uma tarefa das aulas de geometria dentro da disciplina de matemática. A atividade foi realizada em uma noite de observação do céu, que fez parte uma atividade de campo. Observações noturnas do céu são ferramentas didáticas fundamentais para o ensino de Astronomia. Muitos alunos nunca haviam realizado uma observação do céu mais sistemática, procurando por constelações especificas ou sequer sabiam que seria possível obter uma informação geográfica, como a latitude local ou os pontos cardeais, através da observação das estrelas. Praticamente todos os alunos conseguiram identificar no céu, sem auxílio, a constelação do Cruzeiro do Sul e a maioria estimou com boa precisão a localização do polo celeste. Surgiram problemas na utilização do astrolábio, indicando que os aparelhos construídos eram inadequados para medidas astronômicas noturnas. Diante disso, posteriormente, elaborou-se uma readequação do instrumento para que pudesse ser usado em atividades deste tipo.

XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007
Este trabalho descreve a elaboração e o início da aplicação de uma nova proposta para o Ensino de... more Este trabalho descreve a elaboração e o início da aplicação de uma nova proposta para o Ensino de Física na educação média, realizada em uma escola particular paulistana. Ela se baseia na reflexão de que a forma de se ensinar física no Ensino Médio, através de sua tradicional apresentação sequencial de conteúdos, Mecânica-Termodinâmica-Óptica-Eletromagnetismo, pode gerar grandes dificuldades de compreensão, para quem estuda Física deste modo, do caráter estrutural do conhecimento físico. A proposta se fundamenta em uma mudança na forma e na seqüência de apresentação dos conteúdos de Física e em um “núcleo rígido” que contém três núcleos estruturais: um núcleo conceitual, um núcleo histórico-epistemológico e um núcleo educacional. Sua aplicação parcial ao 1o. ano do ensino médio da escola–alvo é apresentada de forma a exemplificar uma de suas possibilidades e como instrumento de análise e avaliação da própria proposta. Alguns resultados parciais indicam que o caminho para um ensino de Física Integral, que tenha significado para o estudante, está sendo traçado.
Palavras-Chave: Conteúdos; Ensino de Física; Ensino Médio.
XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005
Foi feita uma análise comparativa entre a metodologia de algumas das propostas educacionais de Pa... more Foi feita uma análise comparativa entre a metodologia de algumas das propostas educacionais de Paulo Freire e o desenvolvimento de um conjunto de atividades experimentais, realizadas com alunos do Ensino Médio de uma escola pública em São Paulo, no estudo do campo magnético da Terra. Destacamos entre tais atividades uma proposta de mapeamento do campo geomagnético local executado nos arredores da escola. Fizemos, também, uma analogia da Bússola, instrumento utilizado para orientação e caracterizador da entidade campo magnético terrestre, com o Tijolo, usado por Paulo Freire na alfabetização de jovens e adultos, considerado ao mesmo tempo como símbolo e como objeto.
Palavras-Chave: Eletromagnetismo; Campo Magnético Terrestre; Paulo Freire.
Uploads
Papers by Ricado Rechi Aguiar
Conference Presentations by Ricado Rechi Aguiar
Palavras-Chave: Conteúdos; Ensino de Física; Ensino Médio.
Palavras-Chave: Eletromagnetismo; Campo Magnético Terrestre; Paulo Freire.