Beckett's "Play," in extenso
Sign up for access to the world's latest research
Abstract
Resumo Neste artigo discute-se o processo de elaboração do texto e montagens da peça Play, de Samuel Beckett. A correlação entre novas encenações da peça e revisões em seu texto projeto a adesão de Beckett à experiência teatral em sua amplitude,induzindo-o a redefinir o status e o conceito de autoria. Palavras-chave: Samuel Beckett, Autoria, Play. Abstract This paper discusses the process of rewriting and staging Beckett's Play. The correlation between new staging of the play and textual revisions projects a deep adherence to the theatrical experience. Thus the concepts of text and authorship are redefined.
Related papers
Eutomia, 2017
Resumo: Este artigo discute brevemente como J.M. Coetzee em seus textos críticos lê a obra de Samuel Beckett, a fim de refletir a respeito do trânsito entre o trabalho ficcional e acadêmico desse escritor sul-africano. Ao percorrer a visão de Coetzee crítico, pretende-se situar o lugar de Beckett na trilogia coetzeeana Cenas da vida na província, principalmente para a constituição da(s) voz(es) narrativa nesse projeto autobiográfico ficcionalizado. Palavras-chave: J.M. Coetzee; Samuel Beckett; romance contemporâneo; voz narrativa; literatura comparada. Abstract: This article briefly discusses how J. Coetzee in his critical texts reads the work of Samuel Beckett in order to reflect on the relations between the fictional and academic work of this South African writer. In going through the critical vision of Coetzee, it is aimed to situate Beckett's place in Coetzeean trilogy, Scenes from Provincial Life, mainly for the constitution of the narrative voice(s) in this fictionalized autobiographical project.
2013
A presente tradução da peça radiofônica Cascando, escrita em 1961, por Samuel Beckett, fez parte do processo de criação de um projeto de extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), realizado ao longo de 2012. Dividido em dois momentos, o projeto teve como primeira etapa uma transmissão radiofônica aberta ao público. A transmissão e gravação da obra, até então inédita na língua portuguesa, aconteceu nos dias 18 e 19 de julho, na Sala Villa Lobos, no campus da UniRio, na Praia Vermelha. A partir da gravação dos dias de transmissão ao vivo, foi feito trabalho de edição, mixagem e masterização para chegar ao áudio final que está disponível no link https://soundcloud.com/projeto-beckett/cascando. Além da apresentação na Sala Villa Lobos, no dia 18 de setembro de 2012, foi sediada no Centro Cultural Municipal Oduvaldo Viana Filho (Castelinho do Flamengo) leitura seguida de debate sobre o processo de criação. Houve, ainda, no dia 30 de setembro, uma transmissão ao vivo para todo o Brasil, no estúdio sinfônico da Rádio MEC Am, também aberta ao público. No segundo momento do projeto, foi realizada uma instalação cênica intitulada Peça para voz e música (também a partir do texto Cascando) em que os atores/vozes permaneciam imóveis em diferentes espaços, assim como as musicistas, que ocuparam um terceiro espaço. Sendo assim, essas três personagens (voz, abridor e música) ganharam visualidades independentes e distantes, em que o diálogo era concretizado através do som. A proposta de materizalização cênica do texto não deixou de reafirmar que se tratava de uma peça para ser ouvida. A escuta era a principal ação visual, do próprio público que se deslocava por diferentes trajetórias, em uma espécie de labirinto sonoro cujos espaços trouxeram, cada um, sonoridade e imagem próprias. Os dois trabalhos fizeram parte do Projeto Beckett, que pesquisa, principalmente, as peças
Sala Preta, 2008
Cópia em <http://english.fsu.edu/faculty/sgontarski.htm>. Tradução de Robson Corrêa de Camargo e Adriana Fernandes. A presente tradução é acrescida de informações fundamentais do autor aos tradutores, não existentes nas notas do texto original inglês, mas imprescindíveis no seu entendimento. 1 A pesquisa feita para a confecção deste artigo foi apoiada pela National Endowment for the Humanities no programa Fellowships for University Teachers.
ARS (São Paulo), 2016
O artigo formula algumas hipóteses para a análise da obra tardia de Samuel Beckett, particularmente as peças para televisão, produzidas pela Süddeutscher Rundfunk – SDR (hoje: Südwestrundfunk – SWR), sob direção do autor, entre 1966 e 1986: Eh Joe, Geistertrio, ..nur noch Gewölk..., Quadrat I + II, Nacht und Träume e Was Wo1 . Sugere-se a abordagem das peças por meio de duas questões – o desenvolvimento tecnológico dos meios de produção e a historicidade dos gêneros artísticos – que teriam suas referências teóricas na reflexão estética de Theodor W. Adorno e Walter Benjamin. Segundo essa perspectiva, as peças para televisão retomam o questionamento das convenções dos gêneros literários, iniciado por Beckett nos trabalhos em prosa e nas peças teatrais, ao desenvolver um novo meio de produção artístico junto à televisão pública alemã
Revista Ao Largo, 2022
Em 1962, o teatro de Beckett estreou no Egito e, desde então, tem servido de inspiração para dramaturgos no país. Este ensaio examina como dois escritores egípcios desenvolveram a obra de Beckett Esperando Godot, como um exemplo do trabalho de Beckett e do chamado "Teatro do Absurdo", revelando que essa obra tem um potencial maior para gerar engajamento político e social do que é compreendido tradicionalmente. Masir Sursar [O Destino De Uma Barata] de Tawfiq Al-Hakim e Musafir Layl [O Passageiro Noturno] de Salah Abdul Saboor juntos fornecem bons materiais de análise sobre esse efeito.
Eutomia
Beckett tinha uma grande proximidade com a música. Isto é registrado em diversas de suas cartas, entrevistas e mesmo atravessa sua produção. Mas de que música estamos falando quando falamos de Beckett? Neste artigo busco mostrar a proximidade entre o pensamento compositivo de Beckett e aquelas propostas que permearam a música experimental do século XX: o serialismo integral, o tratamento do tempo, do silêncio e a importância da sonoridade. Para tanto faço uso das noções de tempo trabalhadas pelos compositores Iannis Xenakis e Gérard Grisey, e de uma análise de momentos da obra radiofônica Cascando, nas suas versões da RTF em 1963 e BBC3 em 1964.Palavras-chave: Cascando, serialismo integral, silêncio, tempo musical, Xenakis, Grisey.: It is very known that music was strongly related to Beckett quotidian. Music is always present in letters, interviews, plays and narratives. But what music we are thinking when having Beckett thought in mind? In this paper I tried to put together Becket...
Ars, 2019
O artigo situa as peças televisivas de Samuel Beckett em relação à questão da autonomia dos meios artísticos. Aponta-se uma forma de trabalho com o meio televisivo semelhante àquele desenvolvida por Beckett em outros meios (teatro, prosa, rádio): a crítica às convenções de cada gênero (drama, romance, filme televisivo) e o desenvolvimento dos meios de produção. Nesse contexto, o artigo destaca as condições de trabalho disponíveis ao artista nos estúdios da Süddeutscher Rundfunk, em Stuttgart, e, por fim, propõe uma análise de duas das peças televisivas: Eh Joe e … só as nuvens…. The paper discusses Samuel Beckett's television plays in connection to the autonomy of means of artistic production. It points out a set of similarities between Beckett's work with the television medium and with other media (theater, prose, radio): a critique of each genre convention (drama, novel, television film) and the development of the means of production. In this context, the article highlights the working conditions available to the artist at the Süddeutscher Rundfunk, in Stuttgart, and proposes an analysis of two television plays: Eh Joe and …but the clouds….
ENSINO, LITERATURA E LINGUAGENS: NOVOS TEMPOS, NOVAS ABORDAGENS, 2022
Os autores se responsabilizam publicamente pelo artigo científico publicado nesta obra, garantindo que o mesmo é de autoria própria, assumindo integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando que o trabalho é original, livre de plágio acadêmico e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros. Os autores declaram não haver qualquer interesse comercial ou irregularidade que comprometa a integridade desta obra.
Texto publicado na edição especial do Suplemento Literário de Minas Gerais sobre "A arte da tradução".

Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.