Comentário X
1995, Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
Sign up for access to the world's latest research
Related papers
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, 1995
O rico e minucioso levantamento dos estudos histÓricossobre o corpo, realizado por Mary Dei Priore, descreve um amplo leque temótico nas narrativas das experiências corporais. Nos limites deste comerrtório, gostaria de ater-me a um campo específico de probJematizações, sugerido pelo texto: o que discute a maneira pela qual o corpo tem sido pensado pela produção acadêmica e pergunta pelas dimensões teÓricas e políticas de sua incorporação pela historiografia. Algumas das minhas observações retomam pontos levantados no estudo de Mary Dei Priore, em especial sua preocupação em demarcar os inícios de uma histÓria do corpo e as formas de inserção da temótica no campo historiogrófico; outras visam apontar para certas ausências, que nos causam alguma perplexidade, em se considerando a proposta de um dossiê sobre a HistÓria do Corpo.
o texto de Ulpiano T. Bezerra de Meneses merece considerações bem mais aprofundadas do que aquelas que, pela falta de domínio sobre todo o arsenal bibliográfico discutido e pela premência do tempo, podem ser tecidos aqui. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Ser. V.Z p.71-73 jan./dez. 1994
Debates do NER
Tréplica de Alexandre Karsburg aos comentários de seu artigo "A trajetória de um eremita peregrino na América católica do século XIX"
Sequência: Estudos Juridicos e Politicos, 1993

Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.