Academia.eduAcademia.edu

Outline

O campo da fotografia profissional no Brasil

2006, Varia Historia

https://doi.org/10.1590/S0104-87752006000100006

Abstract

Este artigo procura traçar um panorama do campo da fotografia profissional no Brasil desde o primeiro governo Vargas até o final do século XX. Nas décadas de 1930 e 1940, nova leva de fotógrafos estrangeiros se mudou para o país. Alguns ocuparam postos no governo federal e construíram a imagem fotográfica da Nação. Em meados do século, a maneira de se fazer fotografias para a imprensa sofreu profunda alteração e pela primeira vez um museu brasileiro expôs fotografias. A ditadura militar interferiu decisivamente na produção da indústria cultural. Os anos de 1970 foram marcados pela transformação no perfil profissional e do status dos fotógrafos, causados principalmente pela entrada no mercado de jovens saídos das universidades. Nesta mesma década foi criada uma instituição destinada a valorizar a fotografia brasileira em todas as suas dimensões: o Núcleo de Fotografia da Fundação Nacional de Arte. Finalmente, o campo da fotodocumentação recebeu um forte impulso com a criação de bolsa...

References (3)

  1. GUARIGLIA, Ana Maria. O filho do trovão: Mário Cravo entrevista Pierre Verger. In: VERGER, Pierre. Bahia África Bahia. Catálogo de exposição. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1996, p.7.
  2. SCHWARCZ, Lilia Katri Moritz. Verger, os olhos de Xangô . In: VERGER, Pierre. Bahia África Bahia. Catálo- go de exposição. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1996, p.38-39.
  3. Sobre o assunto, ver ABREU, Alzira Alves de (org.). A imprensa em transição: o jornalismo brasileiro nos anos 50. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1996.