UNIDADE I - Estruturas
Sign up for access to the world's latest research
Abstract
1.0 INTRODUÇÃO O Instituto Aço Brasil apresentou dados com relação aos dez primeiros meses de 2017 em seu site, que indica uma produção de aço bruto acumulada de 28,5 milhões de toneladas, 8,5% a mais que o obtido no mesmo período de 2016.
Related papers
A função da estrutura é transmitir para o solo a carga da edificação. Esta carga compõe-se de: peso próprio da estrutura, cobertura, paredes, esquadrias, revestimentos, etc. Os elementos da estrutura são: lajes, vigas e pilares. Podem ser executados em concreto, aço, madeira ou misto. No Brasil o concreto é usado em larga escala.
1. Analise a figura abaixo com fotografias de rochas magmáticas. a) Estabeleça uma relação entre a velocidade de resfriamento do magma para cada uma das rochas (intrusivas, intermediárias ou extrusivas). b) Qual das rochas é mais amorfa? Qual das rochas é mais cristalina? 2. (ENADE) Considere um ciclo petrogênico e os processos representados na figura a seguir: Qual é a sequência que representa o produto dos processos descritos neste ciclo petrogênico? 1 2 3 4 5 A magma rocha magmática solo argiloso solo residual rocha metamórfica B rocha magmática rocha ígnea solo sedimentos rocha metamórfica C sedimentos rocha sedimentar resíduos aglomerados rocha metamórfica magma D magma rocha ígnea resíduos sedimentos rocha sedimentar E rocha magmática rocha ígnea magma solo residual rocha sedimentar 3. Feita a análise granulométrica de duas areias obteve-se os seguintes valores: Areia A Areia B NBR 7211 (Zona ótima) # Massa retida (g) Massa retida (g) Limites % retida Acum. 9,5 0 0 0 6,3 0 0 0 4,8 0 10 0 -5 2,4 0 50 10 -20 1,2 0 120 20 -30 0,6 25 180 35 -55 0,3 192 80 65 -85 0,15 150 12 90 -95 Fundo 20 6 Determine suas dimensões máxima e mínima características, módulos de finura e componha uma mistura entre as duas areias utilizando como referência a faixa da Zona ótima e que seja a mais econômica possível, uma vez que a areia B é mais barata que a areia A. UFES Tecnologia das Construções I Prof. Dr. Ronaldo Pilar 4. Para execução de um filtro serão necessários 3 kg de areia com grãos maiores que 1,18 mm. Utilizando a areia com a granulometria apresentada abaixo, quantos kg desse material serão necessários para a execução do filtro? Peneira (mm) Massa retida (g) 4,75 15 2,36 110 1,18 248 0,60 115 0,30 92 0,15 85 Total 800 5. A obra que você está trabalhando está atrasada e você precise acelerar a execução das estruturas de concreto. O uso de qual tipo de cimento seria mais adequado nessa situação? 6. (ENADE) Qual das situações abaixo mostra a influência dos agregados na qualidade dos concretos? a) A forma dos grãos de agregado graúdo (cuboide, alongada ou lamelar) tem pouca influência na trabalhabilidade do concreto, não afetando, consequentemente, o bombeamento, o lançamento e nem o adensamento; entretanto, exerce grande influência na retração do concreto. b) Fragmentos macios e friáveis, presentes no agregado, são benéficos ao concreto, pois, alterando a distribuição granulométrica e introduzindo material de alta absorção de água, melhoram a trabalhabilidade e a resistência do concreto. c) Os agregados produzidos de rochas sãs, como o granito, o gnaisse e o basalto, têm resistência à compressão inferior à da argamassa de concreto de composição usual (fck até 30 MPa) e devem, portanto, ter sua resistência previamente verificada, uma vez que podem provocar o rompimento do concreto por fratura dos grãos.
EMENTA: Análise e projeto dos tipos de dados abstratos, estruturas de dados e suas aplicações: listas lineares, pilhas, filas. Métodos e técnicas de classificação de dados.
Este trabalho destaca o papel das estruturas matemáticas no estudo das teorias científicas, em especial das teorias da física. Identificamos a contraparte matemática de uma teoria científica com uma determinada estrutura abstrata, que descreve abstratamente os modelos da teoria, ou seja, as estruturas "concretas" às quais a teoria se aplica. Estas fornecem a contraparte empírica das teorias, e a noção de verdade assumida é a de quase-verdade. A tese é a de que a atividade científica, sendo uma atividade conceitual, se vale da noção de estrutura para organizar os conceitos que o cientista assume como primitivos (ainda que inconscientemente), e que elas servem de instrumento epistemológico para se alcançar o conhecimento em certos domínios. Destaca-se então uma nova forma de realismo estrutural, que denominamos de realismo estrutural gnosiológico. A base matemática na qual essas estruturas são erigidas é levada em consideração, o que não é comum nas discussões filosóficas usuais.
2 Barra: duas dimensões da mesma ordem de grandeza e uma terceira maior que as outras duas.
À vista das constantes alterações na legislação de pessoal, elaboramos este manual no intuito de orientar os Secretários de Escola e seus auxiliares a realizarem os serviços da área de pessoal de forma segura, eficiente e, principalmente, dentro dos parâmetros legais.
Resumo: Inseridas em um mercado altamente competitivo, empresas transnacionais e regionais buscam adaptar-se às mudanças como condição de sobrevivência. Se antes as empresas mudavam por iniciativa dos gestores na busca do crescimento, hoje, mudam, principalmente, para garantir sua permanência no mercado. Organizações que aprendem com seus erros e com os erros de outras organizações e utilizam-se sinergicamente do conhecimento individual de seus empregados, são mais capazes de antecipar-se aos problemas e monitorar as variáveis incontroláveis que afetam negativamente seu negócio. Por meio da aprendizagem organizacional, as empresas tornam-se bem sucedidas, pois são capazes de promover o estímulo, a criatividade e a inovação.
Simulação dinâmica de uma estrutura de dois pavimentos simples usando Excel e STAAD.
4. ABNT B e ABNT C (NBR 8261): aço utilizado para a fabricação de perfis tubulares. Estes aços possuem um equivalente padronizado pela American Society for Testing and Materials (ASTM): 1. ASTM A36: aço utilizado para fabricação de perfis laminados e chapas (finas e grossas); 2. ASTM A500: aço utilizado para a fabricação de perfis tubulares. Os aços carbono mais comuns empregados em perfis, chapas e tubos são apresentados na Tabela 1.2, com suas resistências mecânicas.

Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.