Absorptive capacity: A new perspective on learning and innovation
1990, Administrative science quarterly
Sign up for access to the world's latest research
Related papers
Anais do XI EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2020
Desenvolve: Revista de Gestão do Unilasalle, 2014
The paper presents a bibliometric study to demonstrate the evolution of the publication on the subject absorptive capacity and its interface with the innovation. It features major international productions among the years 1990-2012. It totals 1,447 international articles filtered in the title, abstract and keywords. Analyses are presented from graphics with intersections of authors, universities, year of publication, countries and the H-INDEX impact factor in major journals, extracted from the SCIMAGO Journal Country Rank. Relevance is identified in much of the international publication on the subject studied and present in major journals, which may represent a publishing opportunity for researchers with regard to national and international publishing.
Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, 2018
O processo de inovação representado pelo funil contempla as etapas de: pesquisa, desenvolvimento e comercialização. Cada uma destas etapas requer informação e conhecimento que pode ser interno ou disponível no ambiente externo. O objetivo desta pesquisa em andamento é verificar as potencialidades de três fatores: Capacidade Absortiva, Aprendizagem Organizacional e Memória Organizacional no âmbito do processo de Inovação, no sentido de melhorar a performance no uso de conhecimento interno e externo. A informação estratégica de mercados específicos, por exemplo, pode fundamentar a decisão sobre as formas de divulgar um bem ou serviço. Ou o conhecimento técnico de um parceiro pode ser útil para o desenvolvimento de um novo projeto. Trata-se de um estudo exploratório e bibliográfico, nesta fase pauta-se na literatura e estudos empíricos sobre a interface de cada um destes fatores com proposta de uni-los para uma abordagem integrada com efeitos no processo de inovação. Os resultados dest...
Editora Científica, 2020
O trabalho descreve as principais ideias de constituir na organização o estado resiliente dos indivíduos e do modus operandi da instituição. O viés está descrito no estado da arte apresentada pelos autores no tópico objetivos. A finalidade da pesquisa é demonstrar como o conceito de learning organization agrupa propósitos específicos da organização que opta no desenvolvimento da identificação de riscos psicossociais, nos processos de aquisição das competências organizacionais, práticas de aprendizado, sistemas resilientes e gerenciamento de pessoas. A metodologia aplicada a esse estudo é a qualitativa, tendo como fonte pesquisas acadêmicas descritas em artigos científicos, teses de mestrado e bibliografias da área de administração e psicologia (especificamente no âmbito da gestão estratégica de pessoas e psicologia organizacional). A contextualização do tema foi feita na análise das hipóteses seguintes: I Qual o passo para a organização tornar-se resiliente?; II Existe envolvimento da resiliência com os riscos psicossociais atrelados a empresa?; III Empresas resilientes podem ser consideradas learning organizations? O que são learning organizations? IV Resiliência e poder, o que deve ser levado em conta para o desenvolvimento da cultura organizacional? V Resiliência, uma nova visão para o enquadramento organizacional? VI Gestão de Competências, uma forma de gerenciar os riscos psicossociais e implantar a resiliência na organização. Outrossim, o estudo buscou compreender os principais impactos que a resiliência pode promover de forma positiva para a organização.
Desenvolvimento em Questão, 2021
RESUMO O objetivo deste trabalho é analisar a relação da capacidade de absorção com a capacidade de inovação de PMEs do setor industrial. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se como descritiva-explicativa, e quanto aos meios de investigação é de campo, cuja etapa ocorreu com procedimentos de coleta de dados quantitativos por intermédio da aplicação de survey de amostra de caráter transversal. Constituiu-se categorias descritivas iniciais resgatadas de conceitos a partir da plataforma teórica da investigação sobre capacidade de absorção de conhecimento e capacidade de inovação. Desenvolveu-se a análise descritiva, prosseguindo-se com análises estatísticas multivariadas (modelagem de equações estruturais) utilizando-se o modelo Partial Least Squares Path Modeling-PLS-PM, com o uso do software Smart PLS® 2.0. Os testes de hipóteses revelam que a capacidade de absorção e, de forma relevante, a transformação de conhecimento, exerce efeito positivo na capacidade de inovação. As limitações do estudo derivam do desenvolvimento do modelo a partir de dados de corte transversal e não longitudinal baseando-se a análise ao período deste recorte e da delimitação da população de pesquisa, quando os resultados são pertinentes às pequenas e médias empresas da indústria têxtil, ensejando oportunidades de pesquisas futuras, como a abordagem longitudinal e a ampliação da população de pesquisa para outros setores. Palavras-chave: Capacidade de absorção; capacidade de inovação; PMEs; setor têxtil.
2014
Este trabalho contribui para consolidar a pesquisa acadêmica em capacidade de inovação. Para o desenvolvimento deste estudo, aplicou-se uma metodologia sistemática para revisão da literatura desde 1991. A bibliografia recuperada foi analisada e sintetizada em uma estrutura multidimensional composta de sete fatores determinantes da capacidade de inovação ─ liderança transformadora; intenção estratégica de inovar; gestão de pessoas para inovação; conhecimento do cliente e do mercado; gestão estratégica da tecnologia; organicidade da estrutura organizacional; e gestão de projetos ─ que resultam no desempenho em inovação de produtos e processos. Adicionalmente, fez-se um levantamento das práticas de gestão que caracterizam e embasam os fatores citados. A estrutura de fatores e a de lista de práticas de gestão podem ser utilizadas como base para futuras pesquisas empíricas ou como um guia para melhoria da capacidade da inovação da firma. Palavras-chave: inovação; capacidade de inovação; determinantes da capacidade de inovação.
2020
O contexto dinâmico das evolucoes tecnologicas e suas implicacoes, tanto sociais quanto mercadologicas, se apresentam como um desafio constante para as empresas. Essa realidade e tambem vivenciada pela industria criativa caracterizada, entre outros aspectos, pela constante inovacao, criatividade e alta dependencia do conhecimento dos individuos nela inseridos. A capacidade absortiva de uma organizacao, que consiste na aquisicao, assimilacao, transformacao e exploracao de conhecimentos externos, gera oportunidades para a empresa inovar e manter-se sustentavel em um ambiente competitivo. A partir dessas premissas, este artigo tem como objetivo analisar o uso da capacidade absortiva no processo de diversificacao de atividades de uma pequena empresa inserida na industria criativa. Os resultados mostram que cada uma das dimensoes da capacidade absortiva foi importante para que houvesse uma diversificacao das atividades desenvolvidas pela empresa, impactando tanto na organizacao interna q...
2007
A importância da capacidade de absorção do conhecimento das organizações tem sido uma matéria muito importante, mas que no campo prático não tem correspondido às expectativas devido à amplitude e cobertura da sua temática. Estudar e apresentar os ...
Blucher Engineering Proceedings, 2021
O presente artigo analisa como algumas empresas que interagiram com universidades no Brasil combinam diferentes processos e características organizacionais para desenvolver suas Capacidades Absortivas (CAs). Para isso, são combinadas as técnicas de Análise de Componentes Principais Categóricos (CatPCA) e Qualitative Comparative Analysis (QCA) para analisar dados de um survey específico ao objetivo. Encontra-se que, diferentes CAs, associadas a distintas estratégias, exigem diferentes "configurações organizacionais" para serem construídas. CAs voltadas à ampliação da base de conhecimento, sem uma aplicação específica, dependem da combinação entre fortes relações pessoais intraempresa e externas a ela. Quando as CAs são voltadas para adaptar tecnologias existentes, essas relações pessoais devem ser combinadas com práticas gerenciais pró participação da mão-de-obra em projetos inovativos estratégicos. Por fim, se as CAs são construídas para alcançar resultados com apropriabilidade mais específica, essas práticas e relações internas são combinadas com uma elevada hierarquia interna que direciona o processo.

Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.