Conceito de virtualização
Sign up for access to the world's latest research
Abstract
A virtualização consiste na emulação de ambientes isolados, capazes de rodar diferentes sistemas operacionais dentro de uma mesma máquina, aproveitando ao máximo a capacidade do hardware, que muitas vezes fica ociosa em determinados períodos do dia, da semana ou do mês. Esse aproveitamento é maior devido à possibilidade de fornecer ambientes de execução independentes a diferentes usuários em um mesmo equipamento físico, concomitantemente. Além disso, esse procedimento diminui o poder dos sistemas operacionais, que, muitas vezes, restringem o uso do hardware, quanto à utilização de software. Isso acontece porque softwares normalmente só rodam sobre o sistema operacional para o qual foram projetados para rodar. Diferentes sistemas operando em uma mesma máquina aumentam a gama de softwares que podem ser utilizados sobre o mesmo hardware. Essa técnica, muito empregada em servidores, ainda tem como vantagem oferecer uma camada de abstração dos verdadeiros recursos de uma máquina, provendo um hardware virtual para cada sistema, tornando-se também uma excelente alternativa para migração de sistemas Os benefícios da virtualização consistem em um melhor aproveitamento da infraestrutura existente: ao executar vários serviços em um servidor ou conjunto de máquinas, por exemplo, pode-se aproveitar a capacidade de processamento destes equipamentos o mais próximo possível de sua totalidade; O parque de máquinas é menor: com o melhor aproveitamento dos recursos já existentes, a necessidade de aquisição de novos equipamentos diminui, assim como os consequentes gastos com instalação, espaço físico, refrigeração, manutenção, consumo de energia, entre outros. Imagine o impacto que esta vantagem pode ter em um data center, por exemplo;
Related papers
This article brings some insights about cloud computing and virtualization, evaluating aspects such as its history, as well as the boredom and challenges brought about by such applications. Cloud computing and virtualization differ in purpose. Cloud computing basically refers to a platform of services made available for the realization of processes and storage of these and data, by a network of shared servers and interconnected by the Internet. Virtualization is a process performed in a hardware, which allows the visualization of a virtual infrastructure, such as visualization and manipulation of more than one operating system in the same system, as well as several other applications that will be brought later, What is the relationship of these themes.
Conferência IADIS, Editado por Flavia Maria Santoro, Pedro Isaías e José María Gutiérrez, Editores Associados: Luís Rodrigues e Patrícia Barbosa, p.558-561, ISBN: 978-972-8924-72-0, 2008
Este trabalho está sujeito a direitos de autor. Todos os direitos são reservados, no todo ou em parte, mais especificamente os direitos de tradução, reimpressão, reutilização de ilustrações, re-citação, emissão, reprodução em microfilme ou de qualquer outra forma, e armazenamento em bases de dados. A permissão para utilização deverá ser sempre obtida da IADIS Press. Por favor contactar secretariat@iadis.org. Estas actas contêm os artigos e posters da Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet 2008, organizada pela International Association for Development of the Information Society, em Lisboa, Portugal, Dezembro, 10 a 12, 2008. O objectivo desta conferência é de constituir um fórum para reunir investigadores, alunos e demais pessoas que trabalhem ou investiguem o campo da WWW/Internet. As seguintes quarenta e seis áreas foram objecto de submissões de artigos e posters: Acessibilidade, Sistemas Web Adaptáveis, Colaboração, Computação Mediada por A conferência Ibero-Americana IADIS WWW/Internet 2008 teve 216 submissões. Cada submissão foi avaliada por uma média de três revisores independentes para assegurar o elevado nível final das submissões aceites. O resultado final foi a publicação de 53 artigos longos, sendo publicados também artigos curtos, artigos de reflexão e posters. Como sabemos, a organização de uma conferência requer o esforço de muitas pessoas. Gostaríamos de agradecer a todos os membros do Comité de Programa pelo trabalho realizado na revisão e selecção dos artigos que constam destas actas. Estas actas resultam da contribuição de um variado número de autores. Estamos gratos a todos os autores que submeteram os seus artigos. Também gostaríamos de agradecer à Professora Doutor Maria Antonia Zapata Abad, Universidad de Zaragoza, Espanha e ao Dr. Paulo Trezentos, ISCTE, Portugal por terem aceitado dar uma palestra. Também gostaríamos de agradecer a todos os membros do comité de organização, delegados, e convidados cuja contribuição e envolvimento são cruciais para o sucesso desta conferência. xiv Por fim desejamos que todos os participantes tenham uma excelente estadia em Lisboa.
Inspirado pelo filme Avatar Days (Fig.1), vencedor da categoria de melhor curta documentário no, European Independent Film Festival 2010.
A informática já não tem a ver com computadores. Tem a ver com a vida" Nicholas Negroponte (1996) Ser Digital. p. 14 Introdução Durante um dos seminários da disciplina Memória e Espaço discutimos o papel das novas tecnologias no processo de globalização do mundo. No presente trabalho gostaríamos de discutir como a internet pode se transformar um espaço de virtualização das memórias. Inicialmente iremos dialogar com autores sobre a configuração da internet e como ela veio revolucionar a forma como as pessoas estão lidando com o mundo. Em seguida queremos entender como o ciberespaço pode ser um espaço atemporal, transformando-se em um lugar de memória virtuais. Para entendermos a questão da virtualização das memórias torna-se necessário discutirmos o conceito de virtual e digital e como a internet pode-se transformar num lugar de memórias.
Neste trabalho, examinaremos os autores Steven Johnson, com o livro "Cultura da Interface", e Pierre Levy, com o livro "O que é virtual", sobre o ponto de vista das várias transformações ocorridas na nossa maneira de criar e comunicar por meio das novas tecnologias e a importância do texto dentro delas. Entre várias consequências, a digitalização e a virtualização do texto não só permitiram a sua disponibilização a um maior número de pessoas, como também modificaram a relação pensamento/escrita. A idéia é mostrar a adaptação do homem e de seu texto à tecnologia. Como o usuário -leitor/receptor -analisa essa estrutura virtual e abstrata. Palavras-chave: Digitalização, virtualização, tecnologia, texto. DO TEXTO PRÉ-HISTÓRICO AO VIRTUAL O surgimento da escrita sempre foi tido como um divisor de águas: segundo correntes historiográficas, marcou o fim de uma era a qual se
O presente trabalho propõe discutir o conceito de virtual, tendo como apoio as obras de Pierre Lévy, Jean Baudrillard e Gilles Deleuze. Entendemos que diferentes propostas de realidade do virtual surgem baseando-se na abordagem de cada um desses autores. E cada uma dessas propostas abre novas perspectivas para o pensamento de enxergar e manipular o conceito de virtual. Partimos, então, neste trabalho, do entendimento do virtual conquanto entidade desterritorializada (Lévy, 1998), seguindo até sua compreensão enquanto espaço de potência (Deleuze, 1996). Cada uma dessas abordagens produz um modo de pensar, e, enquanto Lévy situa o virtual como o espaço de representação da consciência humana, Deleuze já o trabalha como dimensão de intensidades não representacionais, promotora de contínua diferença. Construímos, assim, uma reflexão sobre o modo como alguns pensadores têm trabalhado o conceito de virtual: utilizando-o como recognição e ignorando seu entendimento como potência. Palavras-chave: Virtual; Invenção; Realidade. • Texto original recebido em dezembro/2004 e aprovado para publicação em março/2005. * Psicólogo, mestre em Psicologia Social (Uerj), professor pelo A REALIDADE MATRICIAL o ano de 2003, os cinemas de todo o mundo lançaram, com alarde, as duas partes finais da trilogia cinematográfica Matrix. Tal filme se enraizou tanto nos debates dos adolescentes quanto nos gabinetes das academias, fazendo eclodir, por todos os lados, discussões filosóficas, psicológicas, cinematográficas, tecnológicas, econômicas e principalmente políticas em torno da questão: o que é a realidade?
Minicursos do VIII Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais
The recent evolution of the virtual machines' technology allowed their large-scale adoption in production systems. Currently, the main use of virtual machines has been the servers' consolidation, aiming at reducing hardware, software, and management costs of the installed computing infrastructure. However, in the recent years, several research works showed many possibilities of using virtual machines in the systems security area. This work presents the fundamental concepts about virtual machines, discusses advantages and drawbacks of using virtual machines in several application domains, explores the usage possibilities of virtual machines in the systems security area, and shows some examples of popular virtual machine environments. Resumo A evolução recente da tecnologia de máquinas virtuais permitiu a sua adoção em larga escala nos sistemas de produção. O principal uso de máquinas virtuais tem sido a consolidação de servidores e, conseqüentemente, a redução de custos em hardware, software e gerência do parque tecnológico. No entanto, várias pesquisas vêm demonstrando possibilidades de aplicação de máquinas virtuais na área de segurança de sistemas. Este trabalho apresenta os fundamentos conceituais sobre máquinas virtuais, discute as vantagens e desvantagens no uso de máquinas virtuais, explora as principais possibilidades de uso de máquinas virtuais na área de segurança de sistemas e expõe alguns exemplos de ambientes de máquinas virtuais de uso corrente.
DAT Journal
O processo de reabilitação motora é permeado por desafios e, em um contexto de inovação tecnológica, de grandes oportunidades. A presente investigação teve como objetivo elaborar dois sistemas com a participação de dez voluntários para testes e dois profissionais de fisioterapia a partir de uma plataforma de Realidade Virtual e outra de Realidade Mista voltadas a membros superiores, visando aperfeiçoar o acompanhamento, ampliar o alcance, melhorar o engajamento e a performance de terapias realizadas, presencial e remotamente, à luz de heurísticas de usabilidade ainda com voluntários de testes saudáveis. Além das heurísticas específicas para ambientes virtuais imersivos e uma abordagem de Design Thinking, o presente trabalho explicita o caminho metodológico perpassado para a compreensão do problema, ideação, prototipação, testes e validação dos sistemas propostos utilizando o Design Science Research, municiando futuros exploradores da Realidade Virtual e Realidade Mista com um proces...
Revista Cult, 2021
Algumas experiências de uma via crítica que nos permite pensar a virtualidade e a visão na contemporaneidade.
2015
Com este texto pretende -se articular dois conceitos que fazem parte da reflexão de Niklas Luhmann sobre os processos de formação de sentido. Trata -se dos conceitos de "negação" e "virtualização", que, na teoria dos sistemas luhmanniana, contribuem, de forma decisiva, para a caracterização das operações dos sistemas psíquicos e dos sistemas sociais. Tendo em vista a compreensão do desempenho operatório das possibilidades de sentido inactualizadas no interior dos dois sistemas, um dos objectivos principais desta reflexão passa pela especificação conceptual da negação, bem como pela ampliação teórica do espectro das suas funções.

Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.