Modelagem Automatizada usando o BRAMS 4.2
Sign up for access to the world's latest research
Related papers
Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2015), 2015
Este artigo relata uma experiência de teste automatizado de uma aplicação desenvolvida com o apoio de sistemas de gestão de processos de negócio (Business Process Management Systems – BPMS). Para isso, implementou-se um mesmo processo usando dois diferentes BPMS: Bonita e Activiti. Submeteu-se as aplicações Web resultantes a testes de carga e testes funcionais, utilizando-se as ferramentas Apache JMeter, Selenium e Cucumber. Os resultados evidenciam a viabilidade e as limitações na automação de testes deste tipo de aplicação.
O uso de padrões de projeto é considerado uma das mais valiosas técnicas para produzir projetos software com qualidade. Uma forma de melhorar o uso de padrões de projeto é identificar suas realizações e inferir um conhecimento para melhorá-las. Esta tarefa de encontrar todas as realizações de padrões num projeto caracteriza-se por ser tediosa para o engenheiro de software. O presente artigo propõe um sistema assistente para programadores e arquitetos de software para auxilia-los nessa tarefa, chamado SAMOA (Sistema de Apoio a Modelagem Orientada a Objetos de Aplicações).
Transformações Lineares são ferramentas de grande importância na modelagem de problemas desconhecidos ou complexos em análogos de espaços vetoriais similares. Por este fato, estas transformações possuem aplicações diretas na modelagem de problemas do cotidiano além de fornecerem fundamentação teórica para construção de outros métodos para resolução de problemas específicos. Os autovetores de uma transformação linear formam individualmente bases de subespaços invariantes unidimensionais, fornecendo alternativas para redução de complexidade na solução de problemas. Junto ao conceito de autovalores e autovetores de uma transformação linear em um espaço de dimensão finita, vem o conceito de autovalores e autovetores de matrizes, que possuem aplicações em outros estudos como formas bilineares e teorias dos grafos. Neste trabalho são apresentados conceitos gerais sobre autovalores e autovetores e aplicações em modelagem computacional.
Redes de Petri: um paradigma de modelagem para a automação Com o avanço da tecnologia e a necessidade de um maior controle, confira neste artigo a ferramenta matemática e gráfica que permite obter um sistema de automação de acordo com as suas necessidades Eduard Montgomery Meira Costa No atual contexto da automação no mundo são buscadas cada vez mais novas metodologias para geração de controle nos mais variados ambientes, além da indústria. Dentre estas metodologias, ferramentais matemáticos e gráficos se tornaram aliados da automação, na busca de estruturas formais que garantam o funcionamento dos sistemas de uma forma completa e individual. Entre os formalismos encontrados no mundo da automação, encontram-se as redes de Petri, que consistem em uma importante ferramenta matemática e gráfica que permite a modelagem de um sistema, visualização e verificação de modelo, entre outras vantagens. Em se tratando de automação, há algumas décadas o advento dos controladores lógico-programáveis (CLPs) determinou um grande passo no crescimento da automação da indústria, e eles se tornaram uma importante ferramenta na área de controle dos sistemas, estando presentes na maioria dos ambientes automatizados. O CLP basicamente é um computador dedicado à automação, que utiliza linguagens específicas para definir programas que executam as tarefas requeridas no sistema. Entre estas linguagens, a mais conhecida e mais usada mundialmente, é a linguagem Ladder, que é uma linguagem estruturada como circuito lógico na forma de uma escada. Toda essa estrutura é baseada em formalismos computacionais básicos do tipo se...então (if...then). Assim, se uma entrada (ou conjunto de entradas) é verdadeira, então se executa a saída. Numa visão mais clara, uma chave lógica é acionada por uma entrada que energiza uma saída. O problema da programação ladder nos CLPs é a estrutura complexa que aumenta à medida que o sistema cresce. Dessa forma, com um sistema que exibe muitas entradas e muitas saídas, além de várias interligações entre seus componentes na execução do mesmo, a programação do CLP torna-se de extrema complexidade, gerando erros difíceis de serem localizados, e muitas vezes necessitando executar o funcionamento do sistema para tentar se descobrir um erro em algumas das milhares de linhas do código ladder.
III ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2021
Um modelo BIM 4D consiste na associação entre os elementos do modelo de produto e as tarefas programadas para a sua construção. Mudanças do modelo BIM ou de tarefas programadas exigem atualização dessas associações, processo trabalhoso e propenso a erros, geralmente realizado manualmente. Buscando reduzir o esforço envolvido e aumentar a eficiência da atualização dessas associações, este artigo oferece uma alternativa para a definição e atualização dos vínculos entre elementos do modelo BIM e tarefas programadas. O método proposto estrutura o modelo de informação a partir de duas facetas, correspondendo às representações semântica e espacial. A aplicação do método é demonstrada através de um estudo de caso desenvolvido em um empreendimento residencial de grande porte. O sistema proposto mostrou ser capaz de promover a atualização automática de todos os vínculos existentes no modelo, além de identificar de forma clara e inequívoca quais eram as novas tarefas e elementos que dependiam...
Modelagem computacional em Abaqus®: Aplicações educacionais para engenharia civil e mecânica (Atena Editora), 2022
O Abaqus CAE é o software abordado nesta apostila para de análise de elementos finitos com base em problemas de valores iniciais. Programa qual permite a variação de uma série de parâmetros, como geometria, número de elemantos e malhas na montagem do projeto, além do seu material e tipos de seções. Seus métodos de avaliação de resultados são guiados por diferentes tipos de métodos que são abordados dentro das disciplinas de Resistência dos Materiais e Mecânica dos Sólidos, que são compreendidas dentro das matrizes curriculares das engenharias civil e mecânica. Por meio de diagramas ou gráficos permite ao estudante e permite uma nova visualização das disciplinas por meio de suas aplicações.
3º Congresso Português de 'Building Information Modelling', 2020
Nos últimos anos, apesar da crescente necessidade de obter de forma precisa e automática modelos BIM semanticamente enriquecidos de edifícios existentes, atualmente, nenhum software permite a passagem direta de nuvens de pontos para BIM. De facto, apesar de recente software permitir a importação de nuvens de pontos para ambientes BIM, o processo de modelação permanece amplamente manual, demorado, subjetivo e propenso a erros. Com o intuito de auxiliar a resolução deste problema, os autores propuseram anteriormente uma metodologia na qual algoritmos de aprendizagem computacional possibilitam a segmentação e identificação de elementos construtivos numa nuvem de pontos, seguida da sua posterior modelação automática em BIM . Contudo, para possibilitar o treino destes algoritmos, é necessário realizar um levantamento de uma substancial quantidade de nuvens de pontos. Com o objetivo de contornar este obstáculo, o presente artigo apresenta duas ferramentas digitais que interagem num ambiente virtual BIM, gerando nuvens de pontos artificiais de modelos previamente criados. A primeira ferramenta tem como objetivo o posicionamento otimizado de estações laser scanner no ambiente BIM, enquanto a segunda simula o funcionamento do laser scanner. Em conjunto, estas ferramentas permitem a criação expedita de um número elevado de nuvens de pontos já categorizadas, que serão depois utilizadas para a criação de uma base de dados para treinar o software de aprendizagem computacional.
Mathesis, 2003
A navegação consulta e descarregamento dos títulos inseridos nas Bibliotecas Digitais UC Digitalis, UC Pombalina e UC Impactum, pressupõem a aceitação plena e sem reservas dos Termos e Condições de Uso destas Bibliotecas Digitais, disponíveis em . Conforme exposto nos referidos Termos e Condições de Uso, o descarregamento de títulos de acesso restrito requer uma licença válida de autorização devendo o utilizador aceder ao(s) documento(s) a partir de um endereço de IP da instituição detentora da supramencionada licença. Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s) título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do respetivo autor ou editor da obra. Na medida em que todas as obras da UC Digitalis se encontram protegidas pelo Código do Direito de Autor e Direitos Conexos e demais legislação aplicável, toda a cópia, parcial ou total, deste documento, nos casos em que é legalmente admitida, deverá conter ou fazer-se acompanhar por este aviso.

Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.