Papers by Jhonatan Machado

Agradeço a Deus por ter me dado forças para seguir em frente. Ao meu irmão Jeferson Marques Macha... more Agradeço a Deus por ter me dado forças para seguir em frente. Ao meu irmão Jeferson Marques Machado (in memoriam) que foi meu primeiro incentivador no esporte. Aos meus pais Edmilson da Cruz Machado e Silvia Helena Marques Machado, que sem o apoio deles jamais estaria aqui. Ao meu irmão Jhosef Marques Machado, meu reflexo, a quem me orgulho de ser alguém em quem ele possa se inspirar. Ao meu orientador Jorge Perrout, que através de nossas conversas nas pistas, sempre prezou pela minha capacidade intelectual com cobranças precisas, e que tenho orgulho em tê-lo como orientador. Aos meus amigos treinadores e treinadoras que passaram pelo Projeto Cria UFJF, aos quais me inspirei, e tenho enorme admiração pelo que fazem, dentre eles, Marcus Vinicius Silva, Jefferson Verbena, Renato Siqueira, Pablo Domingues e Aline Araújo. À minha família do Brasil em Portugal, Daniel Lucena, Bianca Cardoso e Felipe Fernandes, que sempre acreditaram em mim, e tenho um enorme carinho e admiração por todos eles. Ao meu grupo de atletas e todos do projeto de extensão Equipe de Atletismo, com os quais aprendi muito mais que ensinei, levo todos vocês no meu coração. Aos meus professores e professoras que ao longo dos meus anos acadêmicos, sobretudo aos professores do programa de pós-graduação em educação física da UFJF, são pessoas que tenho admiração e o respeito, pelas pessoas que são, e saber que tenho uma pequena parte dos vossos conhecimentos só me faz engrandecer. Aos professores que estão compondo a banca, professor Guto e professor Damasceno, tenho certeza que vossos apontamentos só tendem a acrescer ao trabalho. RESUMO Eventos e clubes esportivos de diversos lugares do mundo sofreram com modificações nos treinamentos e competições devido a pandemia da Covid-19. Seriam estas mudanças capazes de afetar no desempenho esportivo dos atletas? O presente estudo tem como objetivo testar a hipótese se o ano de 2020 foi capaz de influenciar no desempenho dos atletas finalistas do Troféu Brasil de Atletismo. Comparamos os resultados dos finalistas masculinos e femininos dos últimos 4 anos (2017-2020) das provas mais frequentes da competição. Somente a prova dos 10000 m apresentou diferença significativa no ano de 2020. Portanto, apesar de ser um ano atípico para treinamentos e competições, o ano de 2020 com a pandemia da Covid-19 não impactou a participação, nem os resultados dos atletas finalistas do Troféu Brasil de Atletismo 2020.
Pensar a Prática, 2019
O objetivo do estudo é analisar as concepções dos alunos com relação a participação do Programa d... more O objetivo do estudo é analisar as concepções dos alunos com relação a participação do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) e sua formação. Através de um questionário online com os 12 alunos PLIs constatou-se 2 dos 12 alunos não cumpriram os 120 ECTS obrigatórios na fase inicial do programa. Porém ao analisarmos a relevância dos conteúdos aprendidos e relevância do programa para formação, a grande maioria classificou como próximo ou igual a muito importante, com a oportunidade de trazerem e terem deixado o seu legado. Assim podemos concluir que a rica experiência do programa contribuiu para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos, sobretudo de nós autores.
Eventos e clubes esportivos de diversos lugares do mundo sofreram com modificações nos treinament... more Eventos e clubes esportivos de diversos lugares do mundo sofreram com modificações nos treinamentos e competições devido a pandemia da Covid-19. Seriam estas mudanças capazes de afetar no desempenho esportivo dos atletas? O presente estudo tem como objetivo testar a hipótese se o ano de 2020 foi capaz de influenciar no desempenho dos atletas finalistas do Troféu Brasil de Atletismo. Comparamos os resultados dos finalistas masculinos e femininos dos últimos 4 anos (2017-2020) das provas mais frequentes da competição. Somente a prova dos 10000 m apresentou diferença significativa no ano de 2020. Portanto, apesar de ser um ano atípico para treinamentos e competições, o ano de 2020 com a pandemia da Covid-19 não impactou a participação, nem os resultados dos atletas finalistas do Troféu Brasil de Atletismo 2020.
Uploads
Papers by Jhonatan Machado