Este artigo apresenta a fotografia como um objeto de significação no processo de ensino-aprendiza... more Este artigo apresenta a fotografia como um objeto de significação no processo de ensino-aprendizagem, discutida como material de pesquisa, de investigação e de educação em arte, quando inserida em determinados conceitos da Arte Contemporânea: a fotoescultura. Pretende demonstrar que o signo fotográfico pode ser um recurso didático capaz de estimular o aprendizado e a prática docente. Considera, ainda, que a aplicação do conceito de fotoescultura, suas definições e leituras, permite construções de conhecimentos e inter-relacionamentos com outras interfaces das Artes Visuais, rumo à concepção de uma nova realidade na elaboração e na interpretação da imagem fotográfica, transformando a leitura e a análise do signo não verbal em propostas pedagógicas.
This article sees the practice in visual arts in a tangential reality the development of the phot... more This article sees the practice in visual arts in a tangential reality the development of the photographic image, viewing the photographic sign as a builder of knowledge and interrelationships with other media and visual manifestations, inserting it into the concept of the tie. It represents the union of cyanotype, photo sculpture and painting in search expressions and visual poetics. The cyanotype that enables artisanal manufacture of photographic emulsion, combined with media art processes extend the application in different media and game clippings and interference in these media. The poetic functions complement the body envelopment as a fetish and an object of desire.
Temos por finalidade refletir sobre as características básicas utilizadas na construção de uma na... more Temos por finalidade refletir sobre as características básicas utilizadas na construção de uma narrativa cinematográfica, recorrendo a exemplos de decupagens 2 clássicas (conhecidas do grande público) e modernas. Nossa proposta é ressaltar as formas e as possibilidades narrativas próprias do cinema ficcional, podendo-se, ainda, dividi-lo entre o clássico e o moderno. Nas construções de tais narrativas, como se forma a imagem em cinema, quais são suas características técnicas, como podemos entender a formação de suas sequências cena a cena, dos seus enquadramentos, dos posicionamentos de câmeras, das variações temporais, das iluminações, dos diálogos, dos sons, das músicas e, por fim, das passagens de cena. Palavra-chave: Cinema. Narrativas cinematográficas. Cinema clássico. Cinema moderno.
Resumo O presente artigo tem por objetivo identificar e discutir as estratégias de marketing util... more Resumo O presente artigo tem por objetivo identificar e discutir as estratégias de marketing utilizadas pelo setor cinematográfico hollywoodiano realizando uma análise sobre o lançamento do filme Cinquenta tons de cinza, distribuído pela Universal Pictures no ano de 2015. Os resultados obtidos evidenciam a importância do marketing voltado para os lançamentos de filmes e ressaltam que um marketing cinematográfico bem planejado influencia diretamente no impacto do filme. Palavras-chave: Cinema. Filme. Estratégias de marketing. Cinquenta tons de cinza.
Imbricações e Diálogos: as influências fílmicas de Luis Buà±uel
Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, 2006
O objetivo deste artigo e identificar uma relacao de dialogo entre os cineastas espanhois Luis Bu... more O objetivo deste artigo e identificar uma relacao de dialogo entre os cineastas espanhois Luis Bua±uel e Julio Medem, apresentando um paralelo entre suas obras e suas significacoes. Analisar como os filmes realizados por Bua±uel seguem uma continuidade situacional, como esta mesma continuidade pode ser encontrada nas obras contemporâneas de Julio Medem e segmentadas de acordo com as mesmas qualidades narrativas.
For the filmmaker Luis Buñuel the oddities should always be part of his films. A man made up of c... more For the filmmaker Luis Buñuel the oddities should always be part of his films. A man made up of contradictions, so it was Buñuel, with his contempt for society and Christian religion. This thesis presents the argument that since the completion of his first short film Un Chien Andalou, written in collaboration with Salvador Dalí, there was a consistency of thought for both established a way forward. In the prologue of this film, the metaphor of a young girl with her eye torn by a knife has become a cinematic appalling truth and essence of a narrative that transformed and codified the precepts surrealists in two unique and universal themes, love and liberty, synthesize the art of this movement on the issues most dear to the group participants. We highlight here the style gallery which was installed in the film by Luis Buñuel to constantly reaffirm the hallmarks of his work, including polyphony, explaining that it lies in his speeches when they intertwine, blend and complement each other. This polyphony buñueliana be distinguished from the meeting Chien Andalou, Viridiana and Belle Afternoon with Angelus painting by Jean-Francois Millet to portray him as a constituent element of the remnants of Luis Buñuel and Salvador Dalí. Results of this meeting a common message in polyphonic works studied here in order to expose all these elements point to a relationship with certain medieval features surveyed by Mikhail Bakhtin, death and excrement inserted in the renewal of man's desires sexual.
Para o cineasta Luis Bunuel as estranhezas deveriam sempre fazer parte de seus filmes. Um homem f... more Para o cineasta Luis Bunuel as estranhezas deveriam sempre fazer parte de seus filmes. Um homem formado por contradicoes, assim era Bunuel, com seu menosprezo a sociedade e a religiao crista. Esta tese apresenta o argumento de que desde a realizacao do seu primeiro curta-metragem Um Cao Andaluz, roteirizado em parceria com Salvador Dali, houve uma coerencia de pensamento que estabeleceu para ambos um caminho a seguir. No prologo deste filme, a metafora de uma jovem moca tendo seu olho rasgado por uma navalha tornou-se cinematograficamente uma verdade estarrecedora e a essencia de uma narrativa que transformou e codificou os preceitos surrealistas em dois unicos e universais temas, o amor e a liberdade, ao sintetizar a arte deste movimento nas questoes mais caras aos participantes do grupo. Destaca-se aqui a galeria de estilos que se instalou na cinematografia de Luis Bunuel para reafirmar constantemente os tracos marcantes de sua obra, dentre eles a polifonia, esclarecendo que a mesma reside em seus discursos quando estes se entrelacam, se misturam e se completam. Nesta polifonia bunueliana se distingui o encontro de Um Cao Andaluz, Viridiana e Bela da Tarde com a pintura Angelus de Jean-Francois Millet para caracteriza-lo como um elemento constitutivo das reminiscencias de Luis Bunuel e de Salvador Dali. Resulta deste encontro polifonico uma mensagem comum nas obras aqui estudadas com o objetivo de expor que todos estes elementos apontam para uma relacao com determinadas caracteristicas medievais pesquisadas por Mikhail Bakhtin, a morte e os excrementos inseridos na renovacao dos desejos sexuais do homem. Abstract
Para o cineasta Luis Bunuel as estranhezas deveriam sempre fazer parte de seus filmes. Um homem f... more Para o cineasta Luis Bunuel as estranhezas deveriam sempre fazer parte de seus filmes. Um homem formado por contradicoes, assim era Bunuel, com seu menosprezo a sociedade e a religiao crista. Esta tese apresenta o argumento de que desde a realizacao do seu primeiro curta-metragem Um Cao Andaluz, roteirizado em parceria com Salvador Dali, houve uma coerencia de pensamento que estabeleceu para ambos um caminho a seguir. No prologo deste filme, a metafora de uma jovem moca tendo seu olho rasgado por uma navalha tornou-se cinematograficamente uma verdade estarrecedora e a essencia de uma narrativa que transformou e codificou os preceitos surrealistas em dois unicos e universais temas, o amor e a liberdade, ao sintetizar a arte deste movimento nas questoes mais caras aos participantes do grupo. Destaca-se aqui a galeria de estilos que se instalou na cinematografia de Luis Bunuel para reafirmar constantemente os tracos marcantes de sua obra, dentre eles a polifonia, esclarecendo que a mes...
Orientador: Adilson José RuizTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de A... more Orientador: Adilson José RuizTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Para o cineasta Luis Buñuel as estranhezas deveriam sempre fazer parte de seus filmes. Um homem formado por contradições, assim era Buñuel, com seu menosprezo à sociedade e à religião cristã. Esta tese apresenta o argumento de que desde a realização do seu primeiro curta-metragem Um Cão Andaluz, roteirizado em parceria com Salvador Dalí, houve uma coerência de pensamento que estabeleceu para ambos um caminho a seguir. No prólogo deste filme, a metáfora de uma jovem moça tendo seu olho rasgado por uma navalha tornou-se cinematograficamente uma verdade estarrecedora e a essência de uma narrativa que transformou e codificou os preceitos surrealistas em dois únicos e universais temas, o amor e a liberdade, ao sintetizar a arte deste movimento nas questões mais caras aos participantes do grupo. Destaca-se aqui a galeria de estilos que se instalou na cinematografia de Luis Buñuel p...
This article show the photography like a signification object on the apprenticement-teaching proc... more This article show the photography like a signification object on the apprenticement-teaching process, debated like a inquire material, from investigation and the art education, when introduced on determinate of Contemporary Art concepts: the sculpture-photo. Pretend demonstrate that the photography sign be an eventual instructive recourse on the teaching practice and the apprenticement. That the application of sculpture-photo concepts, your readings and definitions, when consent knowledge constructions and interrelationships with others Visual Arts interfaces going a conception from a new reality in a image photography interpretation and elaboration, transfiguratedthe analysis and lecture about a not-verbal sign in pedagogic propositions.Este artigo apresenta a fotografia como um objeto de significação no processo de ensino-aprendizagem, discutida como material de pesquisa, de investigação e de educação em arte, quando inserida em determinados conceitos da Arte Contemporânea: a fot...
Mulheres inatingíveis, distantes e detentoras de amores latentes: a dimensão do desejo em Luis Buñuel reiterada no grotesco e no carnaval medieval Unattainable women, far and loves holding latent: the dimension of desire in Luis Buñuel and reiterated in grotesque carnival in medieval
Este artigo tem a finalidade de contribuir para o reconhecimento do que se convencionou chamar po... more Este artigo tem a finalidade de contribuir para o reconhecimento do que se convencionou chamar por dialogismo, quando estudado por Mikhail Bakhtin atraves das obras do escritor frances Francois Rabelais e outros autores. As propriedades do dialogismo tornaram-se, posteriormente, focos de estudos para pesquisadores como Julia Kristeva, Robert Stam, Diana da Luz e Jose L. Fiorin, adquirindo tambem a denominacao de intertextualidade e ate mesmo de antropofagia, a medida em que um discurso, qualquer que seja este, remete-se a outros ao construir o seu nexo. Surgido no meio literario, o fenomeno dialogico ou intertextual pode ser aplicado a outras midias como as artes plasticas, o cinema e a publicidade, enquanto estas travam um dialogo com diversas vozes (discursos), sendo perfeitamente reconhecidas, retrabalhadas e apresentando-se com desempenhos diferenciados de suas antecessoras. Como tal, o discurso dialogico e reconhecido quando uma relacao entre vozes distintas e mostrada e nao ha...
Uploads
Papers by Ricardo Zani