O significado do feedback: um olhar de estudantes de medicina
Revista Brasileira de Educação Médica
: Introduction: The teaching-learning process in health involves a binomial: on the one hand, tea... more : Introduction: The teaching-learning process in health involves a binomial: on the one hand, teaching (the teacher and the institution) and, on the other hand, the students and their ability to adequately interact in this context. Just as teaching requires specific skills, learning also requires students to be able to master the necessary skills for learning. Feedback should also be understood in this regard. Although feedback is a frequent topic in the literature, few studies have addressed its meaning and impact from the students’ perspective. Moreover, a gap has been identified between theory and practice regarding the real power of feedback in the teaching-learning process. Objective: This study aimed to assess medical students’ understanding of feedback. Method: This is a qualitative research with a descriptive and exploratory focus, carried out using in the case study modality, with the focus group technique in data collection and thematic content analysis. The participants were medical students attending the fourth-year or eighth-semester at three schools located in the state of Goiás, Brazil. Results: The following categories emerged: understanding of feedback, frequency of received feedback, impact of feedback on the teaching-learning process and perception about the received feedback. Students understood in part the concept of feedback, not recognizing the internal feedback. A low frequency of feedback was reported and depended on the teacher, subject and year/semester of the course related to the type of curriculum. Even so, the participants recognized the points of feedback that impact on the teaching-learning process and were receptive to effective feedback. Conclusion: Even though they knew the meaning of feedback only partially and experienced it irregularly, medical students recognized the impact of this tool on the teaching-learning process. In a context of students trained to know about their own knowledge, truly empowering them in the teaching-learning process, they will develop a constant reflective practice of generating internal feedback, allowing the actual impact of feedback on the teaching-learning process to be observed in practice, as described in the literature.
Este estudo buscou analisar as atividades desenvolvidas nos estágios e práticas do curso de gradu... more Este estudo buscou analisar as atividades desenvolvidas nos estágios e práticas do curso de graduação em Odontologia de uma instituição pública federal de ensino superior, inserido nos programas Pró- Saúde (Programa Nacional da Formação em Saúde) e PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde). Foram analisados o Estágio de Odontologia Coletiva II e o Estágio não curricular do PET-Saúde/Rede de Atenção à Saúde, por meio da descrição das atividades de formação profissional, vivenciadas no Sistema Único de Saúde (SUS), sob a perspectiva do preceptor. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa e triangulação de dados, por meio, da análise documental do projeto político pedagógico do curso e do guia do estágio, a observação participante no campo de estágio e análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas com preceptores dos estágios. Os resultados demonstraram o predomínio da formação orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a contribuição dos pr...
Objetivo: Conhecer a perspectiva docente sobre a relação pedagógica com os estudantes e, identifi... more Objetivo: Conhecer a perspectiva docente sobre a relação pedagógica com os estudantes e, identificar as principais manifestações no domínio relacional. Métodos: Estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa, com a participação de 12 professores de nutrição e a coleta de dados por meio de entrevistas realizadas um a um e roteiro semi-estruturado. Através da análise de conteúdo temática, as categorias foram identificadas. Resultados: A maioria dos professores, 58%, avaliou a relação como bem sucedida e 42% malsucedida. Foram consideradas atitudes positivas: diálogo, participação, responsabilidade e reconhecimento; e negativas: passividade, resistência às novas abordagens pedagógicas e desinteresse. Conclusões: A avaliação da relação com base nas atitudes discentes e docentes remete ao indicador de presença ou ausência, pois corroborou com as discursos pedagógicos da universidade, dos quais, há previsão de apropriação de determinados conhecimentos, desenvolvimento de habili...
The influence of Reorientation Programs on Training courses in the Healthcare field Resumo Os Min... more The influence of Reorientation Programs on Training courses in the Healthcare field Resumo Os Ministérios da Saúde e da Educação, a partir de 2005, propuseram várias edições do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde-Pró-Saúde, com a intenção de promover a reformulação dos processos de ensino na área. Objetivo: Analisar as propostas e os relatórios finais apresentados por uma instituição pública federal de ensino superior da região Centro-Oeste, Brasil, visando compreender a influência que estes programas tiveram nas reformulações curriculares de cursos da área da saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental, de cunho qualitativo. Resultados e Discussão: Da organização dos dados, emergiram quatro categorias: 1) Implementação e desenvolvimento dos programas de reorientação da formação em saúde; 2) Avaliação do Pró-Saúde e do Pet-Saúde; 3) Dificuldades enfrentadas nos processos de mudança na área da saúde; 4) Sugestões/avanços gerados pelos programas de reorientação da formação Pode-se afirmar que as políticas indutoras tiveram influência na formação em saúde e oportunizaram a comunicação e interação entre os cursos da área da saúde por meio do trabalho em equipe, aumentaram a articulação ensino-serviço e a qualificação do trabalho dos profissionais. Conclusão: As dificuldades e os avanços do processo de mudança da formação em saúde demonstraram que este é permeado por valores, simbologias e readaptações, entre outros sentimentos que perpassam o perfil dos profissionais, docentes e discentes. Há necessidade de tempo para a consolidação das mudanças requeridas pelas propostas dos programas de reorientação da formação em saúde, devido à dificuldade em mudar o modelo de ensino tradicional existente.
Objetivo: refletir sobre o processo de formação dos professores enfermeiros e o impacto que o tra... more Objetivo: refletir sobre o processo de formação dos professores enfermeiros e o impacto que o trabalho docente provoca no processo formativo de seus educandos. Método: esse artigo é fruto de discussões teóricas na disciplina de Trabalho docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de estudo exploratório e descritivo, de revisão bibliográfica, de abordagem predominantemente qualitativa através de análise crítica dos artigos. Considerações finais: ao refletir sobre as formas diversificadas de ensinar em Enfermagem torna-se relevante compreender a trajetória formativa necessária para construir uma identidade docente pois a memória educativa do enfermeiro impacta no seu comportamento ‘pedagógico’, e geralmente os enfermeiros assumem o cargo de docente sem nenhuma experiência e/ou conhecimento sobre as Políticas de Educação, considerando ser formação pedagógica os cursos esporádicos que fazem ao longo da carreira docente.
Este artigo analisa a participação e integração de docentes nos serviços assistenciais de Saúde a... more Este artigo analisa a participação e integração de docentes nos serviços assistenciais de Saúde a partir da percepção de atores institucionais de escolas médicas no Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo, que utilizou para coleta de dados o instrumento método da roda e a análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Participaram da pesquisa 41 cursos de gradução em Medicina, sendo 18 privados e 23 públicos. Os resultados mostram que a participação docente e a integração ensino-serviço limitam-se ao cumprimento de ações previstas nos projetos pedagógicos dos cursos, às vezes descontextualizados da realidade dos serviços. Conclui-se que, para fortalecer políticas de integração ensino-serviço-comunidade, deve-se investir em formação docente, sensibilizando os profissionais do ensino para uma efetiva integração com o sistema de Saúde e reconhecimento de seu papel social como agente de mudanças.
Realizado com um grupo de 28 escolas médicas brasileiras, este estudo mostra as tendências de mud... more Realizado com um grupo de 28 escolas médicas brasileiras, este estudo mostra as tendências de mudanças para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) com perspectiva de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Faz parte do primeiro momento do projeto de avaliação de tendências de mudanças nos cursos de graduação das escolas médicas brasileiras, da Comissão de Avaliação das Escolas Médicas da Associação Brasileira de Educação Médica (Caem/Abem). As escolas responderam ao instrumento de pesquisa oferecido para sua auto-avaliação segundo a metodologia proposta, com resultados que mostram a percepção do curso como um todo na inter-relação de cinco eixos: Mundo do Trabalho, Projeto Pedagógico, Abordagem Pedagógica, Cenários da Prática e Desenvolvimento Docente. A maioria das escolas deste grupo (75%), na percepção de seus atores sociais, apresenta tipologia avançada e inovadora com tendência avançada para as transformações preconizadas no setor saúde. O eixo Desenvolvimento...
Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos algum... more Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre.
Resumo A satisfação docente pode se refletir no sucesso das instituições de ensino superior em pr... more Resumo A satisfação docente pode se refletir no sucesso das instituições de ensino superior em proporcionar aprendizagem significativa aos estudantes. Este estudo buscou conhecer a satisfação profissionalde professores de nutrição de uma instituição federal de ensino superior, identificando os fatores que geram satisfação e insatisfação e os sentimentos visualizados ao final da carreira. Estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa, com uso de questionário e entrevista semiestruturada, submetida à análise de conteúdo. Dos docentes, 72,7% estão satisfeitos com a profissão. Foram considerados fatores de satisfação: realização de uma vocação, atividades de pesquisa e extensão, desenvolvimento e reconhecimento dos estudantes e sociedade, aprendizado, autonomia, flexibilidade e relacionamento com alunos. Os fatores de insatisfação foram excesso de trabalho e de atividades administrativas, burocráticas e de assistência, desinteresse efalta de respeito dos alunos, relacionamen...
Objective To analyze Pedagogical Projects Courses (PPCs) from the healthcare field in light of th... more Objective To analyze Pedagogical Projects Courses (PPCs) from the healthcare field in light of the National Curriculum Standards (NCS) policies on healthcare training. Method Exploratory descriptive study of qualitative approach, in which were carried out analyzes of PPPs of Nursing, Pharmacy, Medicine, Nutrition and Dentistry of a federal university in the Midwest region of Brazil. As technical analysis of documentary sources, adopted the content analysis in the thematic mode. Results The analysis of PPC showed the general aspects of PPC as the course features the historical percursso and construction, professional skills and competences required for professional performance and the guiding principles of formation characterized by technical, professional practice, articulation theory/ practice, interdisciplinarity and ethical / social training. Conclusions PPC presented is consistent with the proposals set out in DCN and carry training policies in health in Brazil, providing adequa...
Uploads
Papers by Nilce Costa