Tema Gerador: Construção do Conhecimento Agroecológico Resumo O presente artigo pretende divulgar... more Tema Gerador: Construção do Conhecimento Agroecológico Resumo O presente artigo pretende divulgar a experiência do Coletivo de Estudos e Práticas em Permacultura Pés Vermelhos, do CCA/UFSCar/Araras/SP na realização do 3º Dia da Agrofloresta, curso com objetivo de difundir a prática agroflorestal para a comunidade acadêmica e agricultores da região através da implantação de um terceiro módulo de agrofloresta no campus Araras da UFSCar. O modelo de Sistema Agroflorestal implantado foi composto por espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas de uso medicinal. O curso teve um módulo teórico sobre os fundamentos da dinâmica agroflorestal e um módulo prático, com a realização de um mutirão, onde os participantes puderam implantar a agrofloresta. Com esta experiência os participantes, sobretudo os agricultores, tiveram a oportunidade de aprender sobre as múltiplas possibilidades e modelos de agrofloresta, fortalecendo uma rede de agricultores de diferentes municípios da região e capacitando-se para implantar agroflorestas em suas propriedades. Palavras-chave: SAF; autonomia; produção; bases ecológicas.
Tema gerador: Construção do Conhecimento Agroecológico Resumo O presente artigo pretende divulgar... more Tema gerador: Construção do Conhecimento Agroecológico Resumo O presente artigo pretende divulgar a experiência do Coletivo de Estudos e Práticas em Agroecologia e Permacultura Pés Vermelhos, do Centro de Ciências Agrárias/UFSCar/Araras/SP desde sua criação em 2010, pelos alunos da I turma do Bacharelado em Agroecologia e da V turma de mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural, até o presente momento. O objetivo é apresentar historicamente o processo de construção do coletivo, sua formação, identidade e organização ao longo desses sete anos e a importância do desenvolvimento das atividades realizadas, fortalecendo a rede diversificada de coletivos e grupos de estudos que trabalham com a agroecologia em diferentes contextos e com temáticas diversificadas, buscando integrar a teoria com a prática e às inter-relações criadas a partir disso.
Resumo: A substituição de sua alimentação tradicional pela "comida de juruá" (não índios), na Ter... more Resumo: A substituição de sua alimentação tradicional pela "comida de juruá" (não índios), na Terra Indígena Tenondé Porã, em Parelheiros-SP, se tornou uma problemática na região e os indígenas da Tekoa (aldeia) Kalipety, com a liderança de Jera, buscam sua autonomia alimentar através de plantios, o que os levou à necessidade de aprender o manejo das florestas, chamando não índios para levá-los técnicas. Antes de ser demarcada, a área onde é a aldeia foi utilizada para a monocultura de eucalipto, o que deixou o solo degradado. O retorno da fertilidade do solo, necessidade atrelada ao resgate da sua cultura e segurança alimentar, a biodiversidade das roças e da floresta, as formas de plantio tradicionais de seu povo e a prática ancestral que respeita os processos da natureza, levaram essa aldeia à agroecologia, assim como aos sistemas agroflorestais, unindo essas práticas às sabedorias que os povos guarani trouxeram de tempos longínquos. Palavras-Chave: preservação; soberania; povos tradicionais.
Tema gerador: Construção do Conhecimento Agroecológico Resumo O relato descreve a experiência de ... more Tema gerador: Construção do Conhecimento Agroecológico Resumo O relato descreve a experiência de formação e vivência realizada no assentamento Sepé Tiaraju (Serra Azul, SP) em março de 2016, compondo as atividades de encerramento de um projeto no Assentamento do qual fazem parte 35 famílias que realizaram a implantação de agroflorestas em seus lotes ao longo de 2 anos e meio. A vivência contou com visitas nos lotes e exposição teórica-prática. Participaram 55 pessoas, entre agricultores e agricultoras, a equipe técnica da Embrapa, parceiros da ONG Mutirão Agroflorestal e convidados externos, que divididos em grupos, em sistema de rotação, visitaram 6 agroflorestas do projeto. Motivou-se a observação e a troca horizontal acerca de soluções e dificuldades encontradas no manejo. As trocas de experiências por meio da ação-reflexão e problematização de uma realidade próxima possibilitaram a construção do conhecimento estabelecendo ferramentas relevantes para a transformação da realidade e melhoria no manejo e condução dos sistemas agroflorestais biodiversos dos participantes.
3º Dia da Agrofloresta: dinâmica e estratégia de implantação de sistema agroflorestal com cultivo de plantas medicinais no CCA/ UFSCar/Araras/SP
The present article intends to divulge the experience of the Pes Vermelhos Permaculture Collectiv... more The present article intends to divulge the experience of the Pes Vermelhos Permaculture Collectivefrom CCA / UFSCar / Araras / SP in the realization of the 3rd Day of Agroforestry, acourse with the objective of disseminating the agroforestry practice to the academic communityand farmers of the region, through the implementation of a third agroforestry module onthe Araras campus. The implanted Agroforestry System model was composed of herbaceous,shrub and tree species of medicinal use. The course had a theoretical module on the fundamentalsof agroforestry dynamics, and a practical module, with the realization of a joint effort,where participants could implement the agroforestry. With this experience, participants, especiallyfarmers, had the opportunity to learn about the multiple possibilities and models ofagroforestry, strengthening a network of farmers in different municipalities, and enabling themto implement agroforestry on their farms.
Uploads
Papers by Karen Krull