Papers by Geraldo Edmundo Silva Junior

O etanol hidratado carburante (EHC) perdeu relevância na matriz energética brasileira nos últimos... more O etanol hidratado carburante (EHC) perdeu relevância na matriz energética brasileira nos últimos cinco anos em função da difi culdade de seus produtores em obter remuneração adequada. O objetivo deste artigo é analisar os méritos e desafi os da introdução de contratos de longo prazo (CLP) como instrumento alternativo de precifi cação e comercialização do EHC que propicie atratividade de preços ao produtor do EHC e reduza riscos de investimentos. Simulações mostram que o CLP apresenta signifi cativa capacidade de melhorar a remuneração oriunda do EHC, tanto para brownfi eld quanto para greenfi eld. No brownfi eld, o CLP demonstrou ser capaz de induzir novos investimentos, ao passo que no greenfi eld, medidas adicionais ao CLP devem ser avaliadas. O CLP também pode trazer benefícios de melhor previsibilidade para o planejamento energético da oferta futura de combustíveis para o governo. Contudo, a implantação do CLP exige a superação de diversos desafi os, para os quais ainda é necessário desenhar soluções adequadas. A introdução de contratos de longo prazo poderia viabilizar a retomada de investimentos na produção de etanol hidratado carburante?

Revista de economia e agronegócio, Dec 23, 2022
Os choques econômicos dos anos setenta e oitenta, bem como a alteração das condições dos mercados... more Os choques econômicos dos anos setenta e oitenta, bem como a alteração das condições dos mercados, afetaram sensivelmente a volatilidade dos preços de muitas commodities. A volatilidade dos preços de commodities como o açúcar, o café e a soja, demanda um estudo sobre a ocorrência de bolhas e a sua respectiva caraterização. Para tal, o presente trabalho utilizou a metodologia do GSADF com as simulações de Monte Carlo (MC) e Wild Bootstrapping (WB) e com a inclusão de um parâmetro de tendência, visando a análise das commodities, para o período entre janeiro de 1964 e dezembro de 2016. Os resultados mostraram a ausência de bolhas para a soja, por se tratar de uma commodity mais líquida. Para o açúcar, foram identificadas, em média, cinco bolhas sendo que os períodos foram mais longos para o WB com tendência e mais longos para o MC com tendência. Para o café, os períodos foram mais longos para as simulações sem tendência. Concluiu-se que os mercados do café e do açúcar estão sujeitos à volatilidade, o que não foi observado para a soja. Ainda, o uso da tendência reduz a ocorrência de bolhas por considerar o longo prazo dos mercados.

Este trabalho verifica como as relacoes entre deputados e senadores, considerados como agentes, i... more Este trabalho verifica como as relacoes entre deputados e senadores, considerados como agentes, interagem com os setores de atividade economica, considerados como principais. Para tal, utilizouse o modelo agente-principal para o caso de muitos agentes e muitos principais, associado ao metodo de analise de redes sociais, mais especificamente a tecnica de blockmodels. Os resultados mostraram que, nos anos de 2002 e 2006, respectivamente, um padrao de similaridade foi identificado, com alteracoes basicamente no numero de agentes. Evidenciou-se um aumento da quantidade de agentes entre os anos eleitorais em analise, o que contribuiu para a ampliacao do valor das contribuicoes recebidas no ano de 2006. Observou-se que tal aumento tem implicacoes sobre a conectividade dos atores considerados, de maneira que a baixa conectividade verificada entre os setores no ano de 2006, por exemplo, respalda um maior gasto e um maior controle dos congressistas com vistas ao desenho de um mecanismo otimo.

Revista de Economia do Centro-Oeste, Sep 25, 2020
Resumo: Modelos macroeconômicos evoluíram bastante desde sua introdução na década de 1930. Este a... more Resumo: Modelos macroeconômicos evoluíram bastante desde sua introdução na década de 1930. Este artigo faz um histórico sobre a evolução destes modelos no Brasil. Eles foram introduzidos na década de 1950, como iniciativa da CEPAL, e foram se desenvolvendo, incorporando as tendências internacionais. A década de 1970 viu a introdução de modelos autóctones e estes evoluíram e se diversificaram. Modelos macroeconométricos, de equilíbrio geral, programação dinâmica, entre outros, compartilham a paisagem econômica. O artigo entende que os modelos econômicos estão em um processo constante de mudança, a exemplo da controvérsia da crítica de Lucas e o fim dos supermodelos macroeconométricos. Esse processo de mudança acaba levando a uma discussão sobre os limites dos modelos, de forma que a crise de 2007-8 expôs alguns problemas de uso dos modelos, como a capacidade de lidar com os dados. Palavras-chave: macroeconomia; modelagem econômica; história dos modelos.

Planejamento e Políticas Públicas, Jul 12, 2018
Gomide 3 O presente trabalho objetivou a construção de redes de conexões entre os deputados da As... more Gomide 3 O presente trabalho objetivou a construção de redes de conexões entre os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no período entre a 13 a e a 15 a legislaturas, com vistas à análise do hiato da tramitação do orçamento público do estado. Baseando-se na metodologia de redes, foram desenhadas as conexões e estimada a estrutura topológica da rede. Os resultados mostraram uma formação coalizacional na 13 a legislatura, com divisão de poder e alguma participação da situação gerando um paradoxo de Bräess. Na 14 a legislatura, observou-se uma divisão nítida entre os grupos de situação e a oposição com a divisão de poder mais nítida no grupo de centralidade formado. Finalmente, na 15 a legislatura observou-se a divisão de poder em que o grupo de centralidade é dominado pela oposição. Consequentemente, na análise da tramitação dos processos orçamentários observou-se um maior hiato na 15 a legislatura, justificado pelo domínio da oposição no grupo de centralidade. Palavras-chave: processos políticos; rent-seeking; lobbying; eleições; legislaturas e comportamento dos eleitores; bens públicos; orçamentos e despesas estaduais e locais. COALITION DYNAMICS IN MINAS GERAIS STATE'S DEPUTY CHAMBER This paper aimed to design connection network amongst Deputies of Legislative Assembly of Minas Gerais State, from 13th to 15th legislatures, in order to analyze the public budged processing of Minas Gerais State. Based on network methodology and statistical results from network topology all networks were designed. The results showed coalizacional identification to 13th legislature with a clear power division and some situation party generating a Bräess Paradox. In the 14th legislature a fine power division between the situation and opposition groups into centrality group formed. Finally, in the 15th legislature, the division of power was most evident when into centrality group were showed the opposition group domain. When analyzing the conduct of budgetary processes in their respective legislatures, there was a huge gap in the 15th largest justified by the dominance of the opposition group centrality.

South Florida Journal of Development, Jun 15, 2022
The Coronavirus pandemic (COVID-19) started in Wuhan, China, in December 2019. It was disseminate... more The Coronavirus pandemic (COVID-19) started in Wuhan, China, in December 2019. It was disseminated to the globalized world, affecting it in a multifaceted way in its economic, social, political, and, mainly, public health aspects. Therefore, studying the problem from identifying its pandemic characteristics and its main determinants became relevant from the beginning. This paper used the Machine Learning approaches revealed the use of LASSO to Linear Regression; LASSO for Multinomial Logistic Regression, Elastic Net Regression; Regression Tree, and Random Forest for the description of the pandemic in the Rio Grande do Sul. The results showed high accuracy in the identification of the relevant variables with a low error rate. Finally, it concluded that the three possible states of recovered, death, and recovering stage described using the machine learning methodology with a high degree of accuracy, attesting the adequacy of the measures adopted in the Rio Grande do Sul.

Economia E Sociedade, Dec 1, 2022
Este estudo avalia a capacidade da política fiscal em suavizar o ciclo econômico brasileiro. Para... more Este estudo avalia a capacidade da política fiscal em suavizar o ciclo econômico brasileiro. Para tanto, são estimados multiplicadores para variáveis fiscais desagregadas. Considerando os impactos positivos da política fiscal sobre a atividade econômica, as respostas do produto aos choques diferem entre as fases recessivas e expansivas do ciclo durante o período de 1997 a 2018. Em termos de condução de política econômica, os resultados revelam que os estímulos à demanda agregada são mais adequados em um contexto recessivo. Por fim, os autores mostram que a inclusão da dívida líquida nas equações do modelo não altera o comportamento dos choques no SVAR. Contudo, embora modifique alguns resultados do MS-VAR, não se trata de uma variável predominante para a magnitude do multiplicador fiscal, pois as flutuações cíclicas prevalecem sobre o tamanho do impulso fiscal.

Electoral influences on the Brazilian B3 data correlation network
International Journal of Finance & Economics
In any society, the relationship between economy and politics is characterized by controversy, en... more In any society, the relationship between economy and politics is characterized by controversy, enigmas and mysteries. Economic performance affects political results, and the political environment and its process produce financial results. Brazil was hit by economic and political crises from 2012 to 2016. Such crises made it possible to redesign the correlation network between the assets negotiated on the B3 (Brazil Stock Exchange and Over‐the‐Counter Market). This paper aimed to analyse the main aspects related to the topological structure of the assets negotiated on the B3 and its volatility between the pre‐and post‐2014 electoral periods. Results showed the hierarchical clusters and the evolution of the systemic risk, with the banks leading the concentration in the post‐electoral period. The closeness centrality indices for the minimum variance portfolios were modified by approximately 80% between the pre‐electoral and post‐electoral periods. It was concluded that the political ev...
Economia Aplicada, 2014
Este trabalho investiga o comportamento da demanda por moeda no Brasil de forma a derivar os cust... more Este trabalho investiga o comportamento da demanda por moeda no Brasil de forma a derivar os custos de bem-estar da inflação pós-Plano Real. Os resultados, para um período de dezessete anos, corroboram a forma funcional log-log que mostra significativos ganhos de bem-estar relativos aos custos sociais anteriores ao Plano Real. Para uma inflação de aproximadamente 4, 5% a.a., tem-se custo de bem-estar entre 0, 15 e 0, 20% da renda. Conclui-se, como esperado, que o país deve direcionar suas políticas para alcançar tanto um patamar de inflação menor quanto para obter um nível de taxa de juros real de estado estacionário de países desenvolvidos.
Análise Econômica, 2012
Because the expectations of inflation are considered a key-variable in the specification of macro... more Because the expectations of inflation are considered a key-variable in the specification of macroeconomic models and due to the current discussion in literature on the disagreement concerning expectations, the present work aimed to study the divergence problem, starting from the statistical verification of the superior predicting ability of institutions that take part in the research (Focus- Market Report) of the Gerin/Bacen. The application of the SPA test, in short and long term analyses, suggested strength in the disagreement in the expectations of inflation, in which some models/institutions exert superior predicting ability. It is also possible to observe the presence of some degree of inertia in the dynamics of the expectations, in which the measures of persistence suggest sharp shock effects that diminish as time passes, in most of the cases analyzed.
This chapter is motivated by the fact that the Brazilian economy has one of the highest income in... more This chapter is motivated by the fact that the Brazilian economy has one of the highest income inequality index in the world. According to Paes de Barros et al(2000), average income of the 10% richest people in Brazil is 28 times higher than the average income of the 40% poorest people. In Argentina, it is 10 times, 13 times in

… Econômicos FEE, Porto …, 1998
A inflação foi, por muito tempo, o principal problema econômico brasileiro. Face aos freqüentes p... more A inflação foi, por muito tempo, o principal problema econômico brasileiro. Face aos freqüentes pacotes e planos elaborados para sanar esse problema, o público começou a questionar a capacidade das autoridades econômicas em dirimir, definitivamente, a inflação no País. Várias foram as estratégias adotadas com o objetivo de estabilizar os preços, desde o receituário ortodoxo do Fundo Monetário Internacional, no início dos anos 80, até a adoção das medidas heterodoxas, em meados daquela mesma década. Enfim, após erros consecutivos, a economia brasileira experimentou, finalmente, uma nova fase, a partir de 1994, marcada pela estabilidade dos preços, conforme ilustra o Gráfico 1. Alcançada a desejada estabilidade de preços, torna-se imprescindível que as autoridades econômicas contabilizem o custo social desses resultados, que fatalmente penalizarão a geração presente ou futurado País. Este trabalho, portanto, discute o problema da inflação no Brasil, salientando os processos de estabilização e a estabilidade de preços obtida com o Plano Real, identificando, também, o papel das autoridades econômicas na conduta e na implementação do mesmo. A primeira seção discute a estabilização e a estabilidade macroeconômicas; a segunda parte fala sobre o papel da credibilidade tanto no processo de estabilização quanto no alcance da estabilidade; a terceira parte discorre especificamente sobre o Plano Real, enfatizando-se o comportamento das principais variáveis macroeconômicas nesse período. Finalmente, a Seção 4 apresenta algumas considerações finais.
Economics Bulletin, 2007
The present work analyzes the discrete dynamic of the SELIC interest rates-target defined in the ... more The present work analyzes the discrete dynamic of the SELIC interest rates-target defined in the meetings of the Brazilian Monetary Policy Council (COPOM). The probit model methodology was applied in order to study the probability of Central Bank increase or decrease SELIC-target interest rate. We found that the inclusion of a fiscal (primary fiscal surplus/GDP) and the lagged output gap variables must be considered important ones to COPOM's decision making processes. We thank Marcelo Portugal, Ronald Hillbrecht and Roberto Meurer for helpful comments that greatly improved this paper

Grupos de Interesses, Eleições e Influência no Congresso Nacional
Planejamento E Politicas Publicas, Dec 27, 2013
O presente trabalho verifica como as relacoes entre deputados e senadores, nas eleicoes de 2002 e... more O presente trabalho verifica como as relacoes entre deputados e senadores, nas eleicoes de 2002 e 2006, interagem com os principais, os setores de atividade economica. Para tanto, utilizou-se o modelo agente-principal para o caso de muitos agentes e muitos principais, associado ao metodo de analise de redes sociais, mais especificamente a tecnica de blockmodels . Os resultados mostraram que nos anos de 2002 e 2006, respectivamente, um padrao de similitude foi identificado, com alteracoes basicamente no numero de agente. Evidenciou-se um aumento da quantidade de agentes entre os anos eleitorais em analise, o que contribuiu para a ampliacao do valor das contribuicoes recebidas no ano de 2006. Observou-se que tal aumento tem implicacoes sobre a conectividade dos atores considerados de maneira que, a baixa conectividade verificada entre os setores no ano de 2006, por exemplo, respalda um maior gasto e um maior controle dos congressistas com vistas ao desenho de um mecanismo otimo.

Ensaios sobre grupos de interesse e política comercial endógena
O presente trabalho estuda um dos principais temas recentes da literatura de Economia Internacion... more O presente trabalho estuda um dos principais temas recentes da literatura de Economia Internacional, a saber: a teoria da proteção endógena. A importância do tema pode ser evidenciada pela interface que o mesmo apresenta entre os vários ramos da ciência. De um lado os cientistas políticos se inclinam para a análise do interesse privado na forma da atuação dos grupos de interesse. Do outro, os economistas preocupados com o estudo do efeito da atuação de tais grupos na determinação da estrutura de proteção tarifária. Para apresentar a visão dos economistas, o presente trabalho é dividido em três ensaios auto-contidos e, ao mesmo tempo, interdependentes. No primeiro, são identificadas as situações conflituosas no âmbito do Mercosul. Ainda, são resenhados os principais trabalhos que dão suporte ao estudo de grupos de interesse. No segundo ensaio são apresentados os principais modelos de proteção endógena, bem como é formulado um jogo para se avaliar a atuação de grupos de interesse no Mercosul, especificamente aqueles que atuam na economia brasileira. O modelo elaborado apresenta um contribuição ao modelo original de Grossman e Helpman(1994) ao incorporar na análise a variável emprego setorial, a qual pode ser objetivada pelo governo. No último ensaio são apresentadas as principais estruturas empíricas de análise e, baseando-se no instrumental de dados de painel, são apresentados os principais resultados que corroboram a hipótese da proteção endógena, recentemente publicados. Conclui-se, finalmente, que a política comercial é, na verdade, o resultado da atuação de grupos de interesse e a perspectiva sugerida pelos teóricos do livre comércio não têm encontrado espaço para a sua justificação

Resumo O artigo analisa o impacto da Lei de Responsabilidade Fiscal sobre as despesas classificad... more Resumo O artigo analisa o impacto da Lei de Responsabilidade Fiscal sobre as despesas classificadas por categoria e por função econômica, dos municípios gaúchos, no período de 1997 a 2004-quatro anos antes e quatro, após a vigência da referida lei. Adicionalmente, a análise incorpora variáveis políticas como a competição por vagas no Legislativo, fragmentação partidária e participação do eleitorado e o seu impacto sobre os componentes do gasto público. Os resultados encontrados para as variáveis dependentes classificadas por função (Despesa Social, Administrativa e em Infra-estrutura) apresentaram coeficientes negativos de 121,63, 41,90 e 58,00 reais per capita, respectivamente, em função da vigência da LRF. Já em relação à despesa por categoria econômica os resultados apontam coeficiente positivo para a despesa com pessoal em 77,08 reais por habitante, indicando que esta categoria de gasto é relativamente mais difícil de ser reduzida. Além disso, o crescimento populacional requer maior provisão de serviços públicos, em especial, em áreas indissociadas da função do Estado, as quais são, em geral, intensivas em trabalho. E como era esperado a LRF impactou negativamente sobre a despesa orçamentária total e positivamente sobre o superávit, atendendo ao dispositivo de equilíbrio orçamentário e fiscal da referida legislação. No entanto, isso representou queda nas despesas sociais, com infra-estrutura e de capital.
Dinâmica Das Inflações Regionais BRASILEIRAS1
Anais do XIV …, 2010
Economia e Desenvolvimento, 2016
O presente trabalho evidencia os fatores determinantes do diferencial de crescimento entre as cid... more O presente trabalho evidencia os fatores determinantes do diferencial de crescimento entre as cidades do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. Para tal, utilizou-se o modelo de Solow-Swan Aumentado em que a inclusão de proxies alternativas para o capital humano explicaria em torno de 60% das variações na renda. Portanto, os diferenciais nos argumentos básicos da forma funcional adotada explicariam o diferencial na renda e não a velocidade de convergência da renda nas especificações condicional e incondicional da renda.
Estudos do CEPE, 2016
O presente trabalho estudou os fatores determinantes da desigualdade de renda nas microrregiões d... more O presente trabalho estudou os fatores determinantes da desigualdade de renda nas microrregiões do Vale do Jequitinhonha e, baseando-se em diferentes medidas de desigualdade, no teste da hipótese do U-invertido de Kuznets e, utilizando-se a metodologia de dados de painel, verificou-se que a região apresenta restrições importantes corroboradas pela verificação da hipótese de Kuznets-Oshima. Foi verificado, também, que a relação entre que os diferentes setores estariam em diferentes estágios da função U-invertido. Portanto, políticas que vislumbrem a redução de disparidades regionais devem levar em conta a diversidade e os estágios de desenvolvimento dos municípios da região.
Revista de Economia Contemporânea, 2011
This paper presents an empirical contribution to the identification of Grossman-Helpman's &qu... more This paper presents an empirical contribution to the identification of Grossman-Helpman's "Protection for Sale" parameters model for Brazilian trade policy, based on robust estimations techniques, which means the use of instrumental variables in a 2SLS for Generalized Method of Moments and Limited Information Maximum Likelihood methods for weak instruments with corrections of size tests, in order to correct endogenous bias. The results suggest that the political economy of Brazil's trade policy is an outlier in international comparisons, as the identification of structural parameters for Protection for Sale model shows a low part of population represented by an interest group and low weight of the welfare function.
Uploads
Papers by Geraldo Edmundo Silva Junior