Papers by Fernando Pocahy
O recôncavo baiano sai do armário: universidade, gênero e sexualidade

Este artigo possibilita pensar a emergencia e a produtividade do conceito de interseccionalidade ... more Este artigo possibilita pensar a emergencia e a produtividade do conceito de interseccionalidade para a problematizacao dos processos de subjetivacao genero-geracao, neste caso travestilidade e envelhecimento. Os pressupostos teorico-metodologicos situam-se em perspectiva discursivo-desconstrucionista, recorrendo aos estudos pos-estruturalistas de base foucaultiana e teorizacoes queer . Procedemos neste trabalho numa cartografia das condicoes de possibilidade e emergencia do conceito e arriscamos apontar algo de sua produtividade para tal discussao. Para tanto, fez uso do Banco de Dados Periodicos da CAPES, priorizando artigos cientificos em portugues e espanhol, publicados nos ultimos 10 anos e utilizando-se como descritor de busca interseccionalidade. Constituindo como campo de analise o universo de 24 producoes que foram desmembrados em tabelas e analisadas de forma a possibilitar a compreensao dos elementos constituintes entre eles destaca-se os pressupostos teoricos-metodologic...
Poéticas da masculinidade em ruínas: o amor em tempos de AIDS
Brasil, 2017
REBEH, 2022
Resumo: Ensaio sobre formas de interpelação da velhice e governo da longevidade no contexto da cr... more Resumo: Ensaio sobre formas de interpelação da velhice e governo da longevidade no contexto da crise sanitária e política brasileira, este artigo aborda o impacto da racionalidade neoliberal na produção da encruzilhada interseccional entre a velhice, a raça, a sexualidade e o gênero. Para tanto, acompanham-se criticamente as redes contemporâneas de enunciados que assombram a velhice. Nestas, os clamores da diferença geracional são parcialmente escutados, mas causa perplexidade e profunda consternação a artimanha negacionista para vender (falsos planos de) saúde e exigir das pessoas idosas e suas redes a total responsabilidade pelo próprio destino, marca brasileira do que estou arriscando denominar necrogerontopolítica.
ANTUNES, Pedro Paulo Sammarco. Travestis envelhecem?
DOAJ (DOAJ: Directory of Open Access Journals), Mar 1, 2015
Ocupar, f(r)iccionar, artisar: intersecções em pesquisa
Fruto de uma aposta coletiva de formação em pesquisa e docência - com a finalidade de articular l... more Fruto de uma aposta coletiva de formação em pesquisa e docência - com a finalidade de articular linhas de problematização entre a educação e a saúde - o livro que ora lhes apresentamos reúne trabalhos de discentes dos programas de pós-graduação em Educação e em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O que se poderá encontrar aqui serão os rastros de inquietações, movimentos de (in)definição de objetos e resíduos de experimentações teóricas e metodológicas vivenciadas no seio do grupo de pesquisa geni - estudos de gênero e sexualidade.
%&'(%()*!%&$(*+*!,-'"(%(*.*/"0'12%*3%2'4,%5"6'-%4% 7!!8*9:;< . =< ;>**?**4@99*.*%A,@*BC9B*.*DD@9B... more %&'(%()*!%&$(*+*!,-'"(%(*.*/"0'12%*3%2'4,%5"6'-%4% 7!!8*9:;< . =< ;>**?**4@99*.*%A,@*BC9B*.*DD@9BB.9E<**?**F,-%G+)*H@**?**I I I@1"#$%&'(%(1%&$(+1,-'"(%(@,6A T[_ !"#$%&'(%()*!%&$(*+*!,-'"(%(*.*/"0'12%*3%2'4,%5"6'-%4% 7!!8*9:;< . =< ;>**?**4@99*.*%A,@*BC9B*.*DD@9BB.9E<**?**F,-%G+)*H@**?**I I I@1

DOAJ (DOAJ: Directory of Open Access Journals), 2018
Resumo: Fruto de pesquisa de doutorado recentemente concluída, este texto propõe questionar as no... more Resumo: Fruto de pesquisa de doutorado recentemente concluída, este texto propõe questionar as normas regulatórias de gênero presentes nos cotidianos escolares de dois jovens que se autodenominam gays. A interação com os sujeitos ocorreu através do estabelecimento de conversas on-line realizadas no Facebook mediante uma relação dialógica e de alteridade, propiciando a criação de um sentimento de cumplicidade e disponibilidade que tornou possível uma ampla discussão em torno de questões relativas à heteronormatividade e às experiências da abjeção que ela produz. As conversas on-line foram interpretadas principalmente à luz da contribuição de autores do campo de estudos de gênero e sexualidade amparados teoricamente pela perspectiva dos estudos queer. As conversas com ambos os jovens contribuíram com a tessitura de reflexões sobre a (re)produção dos estigmas sociais no espaço escolar e sobre a urgência de se (re)pensar o planejamento de estratégias de resistência nos cotidianos escolares na tentativa de desmistificar a naturalização e normatização da suposta superioridade e supremacia das heteronormas.
Gender and Sexuality in the Brazilian Educational Rhizome: A Cartogenealogy of Production, Marking and Governance of Difference

Estudos e Pesquisas em Psicologia, May 4, 2023
A ascensão de governos neoliberais e de movimentos ultraconservadores vem reforçando a heterocisn... more A ascensão de governos neoliberais e de movimentos ultraconservadores vem reforçando a heterocisnormatividade e o racismo, produzindo desigualdade e infligindo ainda mais sofrimento e riscos letais às minorias. Conjurando imposição de regimes de austeridade, limites da presença do Estado e esvaziamento da propriedade social à autorresponsabilização pela gestão da própria vida e saúde, a questão da diferença passou a ser forjada como ponto de instabilidade e ameaça a tais propósitos e pressupostos político-econômicos. Uma das consequências é a ampla circulação de discursos de ódio e desprezo pela diversidade. Este trabalho buscou, assim, compreender como então se estabelecem intersecções enunciativas entre marcadores de diferença e a racionalidade liberal na economia e conservadora nos costumes, tomando como foco a (des)articulação em torno da precarização de parentalidades e conjugalidades diversas. Os resultados desta investigação apontam que, quanto maior a densidade democrática de uma sociedade ou relação sociocultural, maiores as possibilidades de afirmação positiva da alteridade e diferença, bases importantes para a produção da saúde e da cidadania (racial, sexual, de gênero e ambiental).
F[r]icções do humano: dissidências em cena
Revista Diversidade & Educação, Aug 5, 2022
supuestos ético-epistemológicos que definen el trabajo asumen una perspectiva postcrítica en educ... more supuestos ético-epistemológicos que definen el trabajo asumen una perspectiva postcrítica en educación y salud, al apostar por la investigación-in(ter)vención. Esta perspectiva ético-teórico-metodológica posibilitó la articulación de una red de saberes-prácticas entre distintas instancias y agentes sociales en la producción del conocimiento, a la vez que indicó posibilidades de reversibilidad del actual diagnóstico social de la vejez. Entre los amplios resultados del trabajo destacamos, por lo tanto, la profundización analítica-crítica de las desigualdades sociales y la mejora de la formación académica desde la diferencia. PALABRAS CLAVE: Envejecimiento. Género. Sexualidad. Extensión universitaria.
Momento, Dec 18, 2019
Resumo: O texto apresenta as contribuições do GEERGE para o debate educacional e/m saúde sobre as... more Resumo: O texto apresenta as contribuições do GEERGE para o debate educacional e/m saúde sobre as intersecções entre gênero, sexualidade e envelhecimento. O trabalho em tela foi produzido desde miradas pós-críticas articuladas aos estudos feministas e queer, informando problematizações sobre a produção da diferença e o trabalho das pedagogias culturais. O corpus empírico da composição deste ensaio recorre a teses, dissertações e estudos produzidos por integrantes do grupo de pesquisa. Os resultados apontam para o protagonismo desse coletivo de pesquisa na articulação entre envelhecimento, gênero e sexualidade. A aposta central do trabalho é de que o conjunto de trabalhos emergiu de forma difusa, mas balizado pelas posições ético-epistemológicas assumidas pelo grupo na pesquisa sobre gênero e sexualidade no campo educacional.

As experimentações da sexualidade produzidas nas heteroconjugalidades contemporâneas têm vivido t... more As experimentações da sexualidade produzidas nas heteroconjugalidades contemporâneas têm vivido transições nos seus suportes afetivo-relacionais, maior flexibilização em suas hierarquias de gênero e enriquecimento das suas possibilidades institucionais. Problematizaremos a prática do swing como uma das linhas de tensionamento produzidas nesta agonística cultural, tomando como objeto de estudo hetero/casais em cenas eróticas 'dissidentes'. Nesta cena da pesquisa nos valemos de conversações entre interlocutoras/res swingers cearenses e uma das pesquisadoras. Os princípios do método do nosso estudo se (des)acomodam em perspectivas feministas e desde os estudos queer, assumindo um modo de análise em posição discursivo-desconstrucionista, a partir dos pressupostos foucaultianos da análise do discurso. Esta cartografia íntima nos permitiu acompanhar algo dos/nos trânsitos das relações hetero/conjugais contemporâneas e suas (dissidentes) performances de gênero e experimentações das sexualidades. De modo que assumimos, pelo instante, a ideia do swing como prática de subjetivação e modo de experimentação da heteroconjugalidade.

Resumo: O objetivo desse artigo é realizar uma revisão sistemática da literatura acerca das temát... more Resumo: O objetivo desse artigo é realizar uma revisão sistemática da literatura acerca das temáticas de gênero, sexualidade e envelhecimento. A revisão considerou os artigos publicados na base de dados Scielo no período de 2001-2013, através da combinação dos descritores: gênero; sexualidade; gay; lésbica; travestis; transexualidade; and envelhecimento; velhice; e publicados nos idiomas Português, Espanhol e Inglês. Após a utilização de critérios de inclusão e exclusão, foram capturados 39 artigos que compuseram o corpus de análise dessa revisão. Os resultados indicam que 66,6% (n = 26) dos trabalhos foram produzidos no período de 2010 a 2013, corroborando o aumento nas produções sobre as temáticas de gênero e envelhecimento. Além disso, verificou-se que os artigos analisados possuem diferentes abordagens e pressupostos teórico-metodológicos. Os resultados revelaram a necessidade de formulação de novas estratégias de políticas publicas direcionadas para sujeitos vivendo a experiência da sexualidade no envelhecimento.

PerCursos
Este trabalho possui como objetivo refletir sobre a velhice, o envelhecimento e a longevidade no ... more Este trabalho possui como objetivo refletir sobre a velhice, o envelhecimento e a longevidade no campo da educação. Dentre as questões levantadas, buscamos pensar a partir das seguintes perguntas: essa temática está presente na escola e/ou no currículo? Qual é a expectativa relacionada aos ambientes de ensino ao elaborar os sentidos da velhice e uma certa perspectiva de defesa da longevidade? Assim, nos interessa lançar o olhar sobre a maneira como os processos de escolarização mobilizam o trabalho de produção, marcação e regulação da diferença geracional e da longevidade. A investigação está pautada nos preceitos teórico-metodológicos pós-críticos a partir de uma metodologia que se empenha na descrição, análise e problematização de artefatos discursivos. Mais especificamente, os discursos presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e no Estatuto da Pessoa Idosa, considerando que estes são produzidos de modo a engendrarem domínios e relações de poder, dando sustentação a dete...

Educação
Nesta cartografia online objetivamos compreender de que forma as milícias digitais de extrema dir... more Nesta cartografia online objetivamos compreender de que forma as milícias digitais de extrema direita mobilizam determinadas pedagogias ciberculturais, as operacionalizam, lançam mão de diferentes instrumentos didáticos e definem alvos a serem alcançados. Partimos de estudos pós-estruturalistas para acompanhar linhas e fluxos de subjetivação que possibilitam produzir uma dada realidade (com seus territórios e práticas). As linhas de entrada de problematização são os vídeos com os depoimentos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das fake news e assédios virtuais em 2019; e as reportagens que vão ao encontro dos depoimentos à CPMI. Operamos com as linhas cartográficas utilizando as ferramentas conceituais foucaultianas de discurso e enunciado. Como resultado desta pesquisa, chegamos ao entendimento de que as milícias digitais mobilizam diferentes pedagogias ciberfascistas com vista a governar as condutas dos sujeitos por meio da produção, compartilhamento e viralização de...
Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade
Ataques neoliberais têm impactado, fortemente, a vida demuitas pessoas que, historicamente, se en... more Ataques neoliberais têm impactado, fortemente, a vida demuitas pessoas que, historicamente, se encontram em condiçõesde desigualdade socioeconômica. Movimentos ultraconservadoresacompanham e sustentam as novas estratégias da racionalidadeneoliberal, fortalecendo a emergência e a instalação de governossignatários de políticas de fazer morrer: necropolíticas (MBEMBE,2018), alinhadas a redes epistêmicas racistas-fascistas.
Gênero e sexualidade na formação de professoras/es: inquietações convergentes

Educação
Este trabalho acompanha a emergência de redes enunciativas em torno do “governo da velhice” no co... more Este trabalho acompanha a emergência de redes enunciativas em torno do “governo da velhice” no contexto da pandemia provocada pela Covid-19. O lócus central de análise parte de pedagogias e artefatos culturais associados à interpelação da população idosa como grupo de/em risco. Através de um estudo cartogenealógico investigamos algo da emergência de pedagogias e representações que reforçam a autorresponsabilização dos/as idosos/as por supostos riscos auto-infligidos, reforçados por tutela parental e social. As evidências empíricas (memes e cards) que apoiam nossas problematizações sugerem a correlação entre elementos de cultura idadista associada ao recrudescimento de vulnerabilidade social dos/as idosos/as. Ponderamos ainda que esta correlação de forças é, neste momento, mais fortemente balizada por racionalidade biopolítica neoliberal, ademais de (im)posturas ultraconservadoras e negacionistas que passam a redefinir os termos da governamentalidade contemporânea local.
Uploads
Papers by Fernando Pocahy