Esta tese tem por objetivo estudar as obras do compositor György Ligeti dos anos sessenta a travé... more Esta tese tem por objetivo estudar as obras do compositor György Ligeti dos anos sessenta a través do conceito de gradação. Em termos gerais, as obras desses anos são construídas a partir da harmonia do cluster e da superposição de diferentes estruturas rítmicas. A ideia de gradaçãoé elaborada tomando como base conhecimentos provenientes de diversasáreas tais como a retórica, a literatura, a filosofia, a linguística, as artes visuais e a música. No que diz respeitoà análise das obras de Ligeti estudam-se aspectos como: a superposição de diferentes divisões do tempo, as relações entre ritmo e textura e os vínculos entre gradações superpostas. Obras como Atmosphères e o Quarteto de Cordas n • 2 são estudadas com maior detalhamento em função de conceitos como gradação, continuum e desvio. A partir dos diferentes estudos conclui-se que a ideia de gradação, entendida como uma ordenação que aumenta ou diminui progressivamente em relação a uma qualidade ou propriedade, constitui o fundamento das obras escritas por Ligeti nos anos sessenta. Esta noção funciona tanto no nível do procedimento como do próprio pensamento composicional.
O objetivo desta dissertaçãoé descrever os processos graduais utilizados por György Ligeti na com... more O objetivo desta dissertaçãoé descrever os processos graduais utilizados por György Ligeti na composição de sua obra Dez peças para quinteto de sopros (1968). Através dessa descrição, pretende-se pôr em evidência a gradação como uma ferramenta importante na construção da linguagem utilizada na obra. A análise das Dez peçasé abordada em relação a diferentes parâmetros ou aspectos do discurso musical: movimento das vozes, harmonia, timbre, densidade, estrutura rítmica. São observadas as transformações mínimas dos materiais, os movimentos das alturas por proximidade ou contigüidade, bem como os processos de adição presentes no tratamento dos diferentes elementos. Este estudo demonstra que o procedimento das transformações progressivas nãó e utilizado por Ligeti de maneira linear. A idéia de gradação deve ser entendida com certa flexibilidade e não de um modo literal. Os movimentos por passos literalmente graduais existem, porém, geralmente são parte de um processo que procura dissimular essa linearidade.
From Lacrimosa (Requiem) Ligeti modifies his language as he gradually leaves the clu... more From Lacrimosa (Requiem) Ligeti modifies his language as he gradually leaves the cluster's harmony. He starts inserting holes in the texture and using a smaller number of instruments. This attitude implies a reassessment of the micropolyphony technique (used in his previous sound mass works) and an adaptation of this texture to the new context. For perception, the consequences of these changes are evident; this makes it possible to hear many details of the sound that were submerged in the sound fabrics of works such as Apparitions, Atmosphères, and Requiem. Our analysis shows how this process takes place in the third movement of his String Quartet No2. We base our study on the idea that the concept of gradation serves as a central element in the construction of music.Keywords: György Ligeti; String quartet; Gradation; Micropolyphony.
obra -composta para oboé, clarinete baixo em Sib, violino, viola, violoncelo e piano-tem uma dura... more obra -composta para oboé, clarinete baixo em Sib, violino, viola, violoncelo e piano-tem uma duração aproximada de 8'30'' -10' (os tempos colocados na partitura podem ser interpretados de forma aproximada). A peça foi composta em 2008 para ser tocada pelo Ensemble Música Nova, no 43º Festival Música Nova de São Paulo e Santos (Brasil). Este grupo, de formação instrumental variável, estava formado pelos seguintes músicos: Jack Fortner (regência), Alexandre Ficarelli (oboé), Luis Afonso Montanha (clarinete baixo), Fabián Figueiredo (violino), Tânia Campos (viola), Angelique Camargo (violoncelo) e Karen Fernandes (piano). Foram realizados dois concertos: um, no Anfiteatro Camargo Guarnieri da Universidade de São Paulo (15/09/2008), e outro, no Teatro Coliseu da cidade de Santos (16/09/2008). O título da peça, "El mar al que se hunde" ("O mar ao que se afunda"), é tomado do poema "Ausência", de Jorge Luis Borges. Este poema é parte do primeiro livro de poemas do autor, chamado "Fervor de Buenos Aires" e publicado em 1923. Esse verso aparece no final da única estrofe que compõe o poema. Seguem os três últimos versos: Tu ausencia me rodea, como la cuerda a la garganta, el mar al que se hunde. A ideia do mar, e a de alguém que se afunda lentamente nele, levaram-me a fazer uma música que flui e passa gradualmente de um estado para outro. Os sons graves, especialmente no final, relacionam-se com essa metáfora do profundo, do que está abaixo, do afundamento, finalmente. As citações utilizadas na obra seguem essa mesma imagem trazida pelo poema. Trata-se de trechos muito breves de músicas de outros compositores (Luciano Berio, John Cage, Richard Wagner, Alban Berg, Mariano Etkin, Dieter Schnebel, György Ligeti), que se fundem (e "afundam") na minha música, e que não
Bewegungsfarbe e cânone sobressaturado: Atmosphères de György Ligeti
Revista Vortex, 2016
Neste artigo estudamos um fenômeno que foi denominado por Koenig de "timbre de movimento&quo... more Neste artigo estudamos um fenômeno que foi denominado por Koenig de "timbre de movimento" (Bewegungsfarbe) e teve grande impacto na música e pensamento do compositor György Ligeti. Observamos também um fenômeno similar pertencente ao século XIX no final de A Valquíria de Richard Wagner. A partir das declarações de Ligeti fazemos uma análise em relação ao lugar que a tecnologia tem na sua estética. Neste sentido, tratamos da técnica da micropolifonia como uma transposição metafórica das técnicas advindas do campo da música eletrônica. Finalmente, nos debruçamos na análise de um "cânone sobressaturado" num trecho de sua obra Atmosphères e destacamos a importância desta técnica no estabelecimento de gradações do material musical.
Gradações rítmicas no limiar da percepção humana: Atmosphères, de György Ligeti
Neste artigo estudamos um trecho da obra Atmospheres (letra de ensaio C), do compositor Gyorgy Li... more Neste artigo estudamos um trecho da obra Atmospheres (letra de ensaio C), do compositor Gyorgy Ligeti. Utilizamos o conceito de gradacao como base para nossas interpretacoes estabelecendo relacoes com a nocao de continuum. Consideramos fundamental este par de conceitos na producao do compositor apos sua experiencia no Estudio de Musica Eletronica de Colonia. De fato, podemos afirmar que a gradacao enquanto tecnica sustenta frequentemente a sensacao de continuum na percepcao da obra. Consideramos o estudo de Atmospheres de grande relevância pois e nesta obra que se consolida um tipo de escrita com ampla ressonância nas obras posteriores do compositor. As analises ritmicas tentam mostrar que existe um pensamento similar ao utilizado no campo das alturas. Neste sentido, ideias como gradacao ou “cluster com buracos” (continuidade com descontinuidades) podem ser aplicadas tanto no âmbito das alturas quanto do ritmo.
ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes
O presente artigo traz diversas teorizações sobre o conceito de gradação em áreas como a retórica... more O presente artigo traz diversas teorizações sobre o conceito de gradação em áreas como a retórica, a literatura, as artes visuais e a música. Indicam-se pontos em comum e diferenças entre os assuntos abordados tomando como base ideias do escritor Allan Poe, do compositor György Ligeti e de outros autores que discorrem sobre estruturas do discurso e formas visuais.
Neste artigo, fazemos uma análise das três primeiras seções (ou campos sonoros) da obra Atmosphèr... more Neste artigo, fazemos uma análise das três primeiras seções (ou campos sonoros) da obra Atmosphères (1961), de György Ligeti. Estudamos a relação entre alturas, os processos de simetria, de gradação, de ilusão, e os planos harmônicos gerados a partir do jogo com a intensidade. Fazemos uma leitura da obra a partir da ideia de gradação. Este conceito, elaborado pelo autor, está embasado em pesquisas desenvolvidas em diversos campos do conhecimento humano, como a retórica, a linguística, a literatura, as artes visuais e a própria música.
Resumo: Neste artigo estudamos um fenômeno que foi denominado por Koenig de "timbre de movim... more Resumo: Neste artigo estudamos um fenômeno que foi denominado por Koenig de "timbre de movimento" (Bewegungsfarbe) e teve grande impacto na música e pensamento do compositor György Ligeti. Observamos também um fenômeno similar pertencente ao século XIX no final de A Valquíria de Richard Wagner. A partir das declarações de Ligeti fazemos uma análise em relação ao lugar que a tecnologia tem na sua estética. Neste sentido, tratamos da técnica da micropolifonia como uma transposição metafórica das técnicas advindas do campo da música eletrônica. Finalmente, nos debruçamos na análise de um "cânone sobressaturado" num trecho de sua obra Atmosphères e destacamos a importância desta técnica no estabelecimento de gradações do material musical. Palavras-chave: Timbre de movimento (Bewegungsfarbe); cânone sobressaturado; György Ligeti; micropolifonia; Atmosphères. Abstract: In this article we study a phenomenon that Koenig called "sound of movement" (Bewegungsfarb...
Resumo Neste artigo estudamos um trecho da obra Atmosphères (letra de ensaio C), do compositor Gy... more Resumo Neste artigo estudamos um trecho da obra Atmosphères (letra de ensaio C), do compositor György Ligeti. Utilizamos o conceito de gradação como base para nossas interpretações estabelecendo relações com a noção de continuum. Consideramos fundamental este par de conceitos na produção do compositor após sua experiência no Estúdio de Música Eletrônica de Colônia. De fato, podemos afirmar que a gradação enquanto técnica sustenta frequentemente a sensação de continuum na percepção da obra. Consideramos o estudo de Atmosphères de grande relevância pois é nesta obra que se consolida um tipo de escrita com ampla ressonância nas obras posteriores do compositor. As análises rítmicas tentam mostrar que existe um pensamento similar ao utilizado no campo das alturas. Neste sentido, ideias como gradação ou "cluster com buracos" (continuidade com descontinuidades) podem ser aplicadas tanto no âmbito das alturas quanto do ritmo. Palavras-Chave Atmosphères-György Ligeti-gradação-processos rítmicos-continuum-análise musical.
Resumo: Neste artigo estudamos um fenômeno que foi denominado por Koenig de "timbre de movimento"... more Resumo: Neste artigo estudamos um fenômeno que foi denominado por Koenig de "timbre de movimento" (Bewegungsfarbe) e teve grande impacto na música e pensamento do compositor György Ligeti. Observamos também um fenômeno similar pertencente ao século XIX no final de A Valquíria de Richard Wagner. A partir das declarações de Ligeti fazemos uma análise em relação ao lugar que a tecnologia tem na sua estética. Neste sentido, tratamos da técnica da micropolifonia como uma transposição metafórica das técnicas advindas do campo da música eletrônica. Finalmente, nos debruçamos na análise de um "cânone sobressaturado" num trecho de sua obra Atmosphères e destacamos a importância desta técnica no estabelecimento de gradações do material musical.
Neste artigo estudamos aspectos da música micropolifônica de György Ligeti. Tratamos da construçã... more Neste artigo estudamos aspectos da música micropolifônica de György Ligeti. Tratamos da construção rítmica e harmônica, da técnica da talea e do cânone em Lux Aeterna, dos limiares da percepção e dos processos de evolução progressiva do tempo. Estabelecemos correspondências entre a gradação visual e a gradação sonora tomando como ponto de partida as reflexões desenvolvidas por Wicius Wong na área do desenho gráfico. Este tipo de análise traz à tona as semelhanças entre imagens e sons que o próprio compositor comenta em escritos e entrevistas. A ilusão, própria da gradação, é um dos efeitos causados tanto pelas obras de arte de artistas como Escher ou Klee, quanto pelas obras do próprio compositor. Concluímos que, ao representarmos visualmente processos musicais observamos comportamentos semelhantes; podemos "ouvir" as transformações progressivas de um desenho, como "ver" a construção gradual de uma música.
Resumo: Neste artigo, fazemos uma análise das três primeiras seções (ou campos sonoros) da obra A... more Resumo: Neste artigo, fazemos uma análise das três primeiras seções (ou campos sonoros) da obra Atmosphères (1961), de György Ligeti. Estudamos a relação entre alturas, os processos de simetria, de gradação, de ilusão, e os planos harmônicos gerados a partir do jogo com a intensidade. Fazemos uma leitura da obra a partir da ideia de gradação. Este conceito, elaborado pelo autor, está embasado em pesquisas desenvolvidas em diversos campos do conhecimento humano, como a retórica, a linguística, a literatura, as artes visuais e a própria música.
O presente artigo traz diversas teorizações sobre o conceito de gradação em áreas como a retórica... more O presente artigo traz diversas teorizações sobre o conceito de gradação em áreas como a retórica, a literatura, as artes visuais e a música. Indicam-se pontos em comum e diferenças entre os assuntos abordados tomando como base ideias do escritor Allan Poe, do compositor György Ligeti e de outros autores que discorrem sobre estruturas do discurso e formas visuais.
This article proposes different theoretical ideas on the concept of gradation in areas as Rhetori... more This article proposes different theoretical ideas on the concept of gradation in areas as Rhetoric, Literature, Visual Arts and Music. We point out certain similarities and differences between the aspects presented in this study, taking as starting point ideas from the writer Allan Poe, the composer György Ligeti and other authors that discusses about structures of discourse and visual forms.
Uploads
Papers by Claudio Vitale