Papers by Alexandra APARECIDA FIGUEIREDO

Interfaces, 2019
As reflexoes propostas neste artigo tem como objetivo compreender os desafios ao se propor uma ed... more As reflexoes propostas neste artigo tem como objetivo compreender os desafios ao se propor uma educacao escolar indigena que contemple as singularidades destes sujeitos, no que se refere a questao da lingua. Nessa direcao, buscamos na Analise do Discurso de orientacao francesa, na linha Pechetiana, a partir de autores como Pecheux (2004), Orlandi (1990) e Mariani (2004) a base para compreender os discursos de alguns indigenas sobre sua relacao com a lingua materna e os desafios para uma educacao escolar distinta do modelo colonizador. Dessa forma, mobilizamos alguns conceitos como condicoes de producao, formacao discursiva e silenciamento. Assim, as analises nos mostraram que apesar da busca incessante de apagamento e silenciamento da lingua e do sujeito indigena, os sentidos sobre a relevância de uma lingua que se constitui por meio da triade, lingua/alma/sujeito, ainda irrompe em seus discursos como forma de resistencia e atravessa o imaginario social indigena.

A proposta deste trabalho e analisar alguns discursos de indigenas guarani/kaiowa e buscar compre... more A proposta deste trabalho e analisar alguns discursos de indigenas guarani/kaiowa e buscar compreender os efeitos de sentido causados pelo processo de confinamento imposto a estes sujeitos. A Analise do Discurso de base materialista, a partir dos autores Pecheux (1990), Orlandi (1990) e Mariani (2004), e o aporte teorico utilizado para a compressao da materialidade que e constituida por entrevistas com indigenas do municipio de Dourados-MS. Os conceitos mobilizados para a apreciacao foram: Formacao Discursiva, Formacao Imaginaria, Intradiscurso e silenciamento. A partir da interpretacao da materialidade analisada, e possivel perceber que mesmo diante do processo de invisibilidade do sujeito indigena, a relevância dos saberes tradicionais e, por conseguinte, a lingua materna, sao sentidos com efeito valorativo que irrompem nos discursos indigenas. Do mesmo modo, o processo de apagamento e silenciamento desse sujeito mostram seus efeitos em discursos de negacao dos mesmos valores.
TEXTURA - ULBRA, 2021
Resumo: Neste artigo, busco investigar como ocorre a integração de tecnologias móveis para avalia... more Resumo: Neste artigo, busco investigar como ocorre a integração de tecnologias móveis para avaliar a aprendizagem, na formação inicial de alunos de um curso de Letras licenciatura português e inglês.
Assujeitamentos Discursivos e Educação Escolar Indígena: Entre Canibal Próspero
Linguística, letras e artes: Teorias e práticas interdisciplinares em espaços educativos, 2021

Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos, 2017
O presente trabalho pretende realizar uma leitura acerca dos discursos que constituem o imaginári... more O presente trabalho pretende realizar uma leitura acerca dos discursos que constituem o imaginário social em relação ao indígena na sociedade brasileira, mais especificamente, das aldeias do Município de Dourados/MS. Para a reflexão, traremos o enunciado- “As crianças da aldeia não nascem espertinhas como as da cidade”, presente na narrativa de uma professora. O trecho narrativo é um recorte do trabalho desenvolvido por Figueiredo, (2013), nas escolas indígenas do referido município. Como base teórica para esse trabalho, nos pautamos nas concepções da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, mais pontualmente em Pêcheux (1988) no que tange a questão de formação discursiva (FD) e formação imaginária (FI), por entendermos que os dizeres da atualidade estão atrelados a outros discursos constituídos ao longo da história. Nesse sentido, buscamos como pano de fundo, o texto – “Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes” do autor sociólogo, Boaventura ...

Saberes indígenas na escola e os efeitos de sentido sobre uma língua que caminha
Caminhar em direcao a compreensao dos efeitos de sentido entre os interlocutores e transitar entr... more Caminhar em direcao a compreensao dos efeitos de sentido entre os interlocutores e transitar entre a instabilidade e a possibilidade de rupturas. O discurso sobre o sujeito-indio sempre foi uma questao de intranquilidade social, sempre esteve numa posicao marginalizada, sempre lhe foi negada a possibilidade de imposicao de sentido na ordem do discurso. Contudo, o carater heterogeneo das Formacoes Discursivas, mesmo determinando o que pode e deve se dito, possibilita outros sentidos pela existencia de suas brechas, as contradicoes irrompem e desta forma, o sujeito resiste. A historicidade que contempla esse sujeito nos mostra um processo de silenciamento que tenta cercear tanto os sentidos, quanto os sujeitos. Por isso, esta pesquisa tem como tema os efeitos de sentido sobre a lingua indigena e, por conseguinte, sobre o proprio sujeito, visto sua constituicao de sujeito/lingua/alma. Assim, buscamos entender os pre-constuidos que sustentam os discursos e os efeitos de sentido que eles...
Uploads
Papers by Alexandra APARECIDA FIGUEIREDO